Estreia mundial do novo Opel Astra

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  • Opel Astra agora também disponível como híbrido ‘plug-in’ e, um ano após o lançamento, em versão 100% elétrica Astra-e;
  • ‘Design’ arrojado e puro com a frente Vizor e pintura opcional em dois tons;
  • Pure Panel totalmente digital com grandes ecrãs e controlos intuitivos;
  • A mais recente tecnologia Intelli-Lux LED® Pixel Light com 168 elementos LED;
  • Inúmeros sistemas automatizados de assistência à condução;
  • Concebido, desenvolvido e produzido na sede da Opel na Alemanha.
  • Em Portugal: versão de cinco portas disponível para encomenda já em meados de outubro. Primeiras unidades chegam logo no início de 2022. Seguir-se-á, alguns meses depois, uma elegante ‘station wagon’ Sports Tourer.

Estreia mundial do novo Opel Astra – a Opel revela o novíssimo modelo do ‘bestseller’ compacto, que entra assim na sua sexta geração. Um verdadeiro ícone de ‘design’ com o Opel Vizor, Pure Panel totalmente digital e tecnologias avançadas como a mais recente versão dos faróis adaptáveis Intelli-Lux LED Pixel Light. Com este modelo, o fabricante alemão abre um novo capítulo em 30 anos de História de sucesso do Astra: pela primeira vez, o familiar compacto da marca de Rüsselsheim estará disponível com motorização elétrica. A Opel vai oferecer o novo Astra como híbrido ‘plug-in’ em dois níveis de ‘performance’. Um ano após o lançamento no mercado, a nova geração estará também disponível na versão elétrica a bateria, com a designação Astra-e. Da gama do novo Astra fazem ainda parte versões com motores a gasolina e Diesel, altamente eficientes, combinados com transmissões manuais de seis velocidades de baixo atrito e automáticas de oito velocidades.

A nova gama Astra oferece um leque variado em matéria de motorizações. É o primeiro Opel que, em breve, oferecerá aos clientes a possibilidade de escolha entre propulsão puramente elétrica, híbrida ‘plug-in’ ou motor a combustão. O intervalo de potências vai dos 110 aos 225 cv (165 kW), estando, portanto, assegurado um elevado nível de desempenho dinâmico. Nesta nova geração do seu ‘bestseller’ compacto, a Opel alia o prazer de condução com a máxima eficiência e consciência ambiental. Como é habitual na marca, tudo isto é proposto por preços atrativos. Por enquanto a marca apenas divulgou o preço de entrada de gama para o mercado alemão, que será de 22.465 € (preço recomendado com IVA incluído).

«O novo Opel Astra é inédito e permite à Opel definir uma nova era. Isto aplica-se a toda a gama de motorizações, incluindo a versão elétrica a bateria Astra-e, a todas as tecnologias líderes no segmento, e ao ‘design’ inequivocamente apelativo. A Opel estabelece novos padrões com este novo modelo, que tem tudo o que é preciso para voltar a ser um ‘bestseller’», afirma o novo CEO da Opel, Uwe Hochgeschurtz.

Opel Vizor com faróis adaptativos Intelli-Lux LED® Pixel Light

O novo Opel Astra é, para a marca alemã, uma clara afirmação de ‘design’. Dinâmico como nunca, com superfícies alongadas, libertas de elementos supérfluos, e com o novo ‘rosto’ da marca, o Opel Vizor. Isto mostra, logo ao primeiro olhar, que o Astra está apto a definir uma nova era.

Tal como o seu antecessor lançado em 2015, o novo modelo introduz importantes inovações na classe dos familiares compactos, às quais anteriormente só era possível aceder em modelos bem mais dispendiosos. Um bom exemplo é a capacidade de o Astra poder transformar a noite em dia: a mais recente evolução dos faróis adaptativos Intelli-Lux LED Pixel Light é uma herança direta do prestigiado topo de gama Opel Insignia. Graças a 168 elementos LED, o sistema coloca os modelos da Opel na liderança destacada nos segmentos compacto e médio do mercado em matéria de iluminação.

O interior da nova geração Astra é um verdadeiro salto em frente no tempo. Com o Pure Panel totalmente digital, os instrumentos analógicos passam à história. Assim, a nova interface homem-máquina (IHM), com novos e modernos grafismos, oferece uma experiência pura e mais intuitiva. Os utilizadores podem operar o novo Astra intuitivamente através de ecrãs tácteis de grandes dimensões, tal como num ‘smartphone’.

Os ‘designers’ e engenheiros da Opel aplicaram o maior rigor no sentido de assegurar ao condutor a capacidade de receber todas as informações necessárias e todas as opções de operação úteis, mas sem sobrecarga de dados ou funções supérfluas. Além disso, as principais configurações, como o controlo da climatização, continuam a poder ser feitas através de teclas e botões físicos.

Tipicamente Opel é também o excelente conforto dos bancos do novo modelo compacto. Os bancos dianteiros, desenvolvidos pela Opel, são certificados pela agência de especialistas em ergonomia AGR (Aktion Gesunder Rücken e.V.) e, graças à ergonomia exemplar, são extremamente confortáveis, especialmente em viagens longas. O condutor é apoiado por sistemas de assistência de última geração que incluem ‘head-up display’ e sistema de assistência semi-automatizado Intelli-Drive 2.0, o qual integra todas as câmaras e sensores a bordo com conectividade e-horizon, e a câmara de 360 graus Intelli-Vision.

Comportamento dinâmico eficaz e acessível, travagem e estabilidade ideais para autoestrada (‘Autobahnproof’)

O novo Astra mede 4374 mm de comprimento e 1860 mm de largura. Face ao modelo anterior tem apenas mais 4,0 mm de comprimento. A distância entre eixos aumentou em 13 mm, totalizando agora 2675 mm. Apesar da postura musculada e confiante, a prática e generosa bagageira do novo Astra, com piso ajustável, oferece ao condutor e aos quatro passageiros até 1250 litros de volume de carga com os bancos traseiros rebatidos.

O novo Astra foi desenvolvido com base na terceira geração da versátil arquitetura multienergia EMP2, e com todo o ADN da Opel desde os primeiros esboços. Isto significa que o comportamento do compacto alemão é tão sereno quanto dinâmico e que o novo Astra – tal como qualquer Opel – é “autobahnproof”, concebido à altura das exigentes autoestradas alemãs. Por outras palavras, o excelente desempenho a alta velocidade foi um objetivo primordial do processo de desenvolvimento.

A direção e resistência à torção do chassis – suspensão do tipo McPherson na frente e barra de torção atrás – foram concebidas para um elevado controlo dos movimentos de transferências de massas em mudanças de direção (amortecimento do movimento em torno do eixo vertical). Nas imobilizações, o novo modelo proporciona uma forte potência de travagem e permanece muito estável em curva, bem como em linha reta. A rigidez de torção do novo Astra é 14% superior à do modelo anterior.

A aberta de encomendas para o novo Opel Astra arranca já em Outono e a primeiras unidades serão entregues aos clientes a partir do início de 2022. Na primeira fase de comercialização o novo Astra estará disponível na variante ‘hatcback’ de cinco portas, com linhas inspiradas num ‘coupé’. A elegante carrinha Astra Sports Tourer será lançada pouco tempo depois. Um ano após o lançamento no mercado desta nova geração, juntar-se-à à gama o Astra-e, com motorização elétrica a bateria. O novo Astra foi concebido e desenvolvido na sede da Opel, em Rüsselsheim, onde também será produzido, com o habitual rigor e precisão da marca.

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