Novos PEUGEOT 308 e 308 SW

0

Desde a criação do PEUGEOT Type 1 em 1889 até à introdução dos novos PEUGEOT 308 e 308 SW, a iluminação dos modelos da marca do Leão tem estado em constante evolução em termos de tecnologia, de funcionalidades e de design.

Os faróis e as luzes traseiras tornaram-se elementos-chave dos veículos. São o exemplo mais claro da tecnologia ao serviço do design e, vice-versa, do design ao serviço da tecnologia. Concebidos, antes de mais, para serem elementos de segurança (iluminação e sinalização), tornaram-se, também, essenciais para reafirmar a identidade dos modelos da marca PEUGEOT, e torná-los reconhecíveis à primeira vista.

A introdução da tecnologia LED em 2012 alterou completamente as capacidades de iluminação e o formato dos faróis. Devido à sua potência e compacidade, os LED oferecem aos designers uma maior liberdade na criação de elementos de iluminação: libertam-nos das restrições das tecnologias anteriores (halogéneo e xénon) em termos de forma e dimensão, e permitem-lhes, literalmente, brincar com a luz.

Em termos de tecnologia, a luz emitida por um LED parece ser de cor branca como a dos faróis de xénon. Na realidade, esta luz é azul. Ela passa por uma camada de fósforo que absorve uma grande parte do espectro azul e dá ao LED a sua tão particular cor branca.

Para além de terem uma longevidade 10 a 15 vezes superior à das lâmpadas de halogéneo, os LED são dispositivos de baixo consumo de energia, reduzindo assim as emissões de CO2 dos novos PEUGEOT 308 e 308 SW.

Os novos PEUGEOT 308 e 308 SW também exibem a assinatura de luz característica da marca, utilizando tecnologia LED. Daí que todas as versões, a partir do primeiro nível de equipamento, recorrem a tecnologia LED.

Nos níveis de equipamento GT/GT Pack, os novos PEUGEOT 308 e 308 SW contam com faróis adaptativos full LED com a tecnologia matricial PEUGEOT Matrix LED. São compostos por três elementos:

  • A função de iluminação de circulação diurna é fornecida pela assinatura de luz LED em forma de presa, introduzida na gama PEUGEOT pelo PEUGEOT 508 em 2018.
  • As luzes de médios são compostas por quatro elementos LED combinados para formar um feixe de luz suficientemente potente.
  • A função de luzes de máximos é proporcionada pelo módulo matriz composto por vinte elementos LED que adicionam o seu feixe ao das luzes de médios. É aqui que se encontra a função adaptativa do sistema, uma vez que estes vinte módulos são ligados e desligados, ajustando-se individualmente e de forma contínua, dependendo das condições de circulação.

A câmara no topo do para-brisas analisa o ambiente envolvente a fim de adaptar a iluminação e a intensidade dos LED na matriz. Desta forma, o feixe de luz adapta-se automaticamente para proporcionar uma iluminação ótima, mantendo o feixe principal sempre aceso sem encandear os outros veículos.

Ao aproximar-se de um veículo (ultrapassagem ou seguimento) à noite, os novos PEUGEOT 308 e 308 SW analisam e acompanham o seu progresso. Os segmentos do feixe das luzes de máximos são desligados à volta do veículo identificado para criar um túnel de sombra, de modo a não encandear o condutor do outro veículo, mantendo ao mesmo tempo o ambiente brilhantemente iluminado.

Para além de assegurar uma iluminação ótima sem provocar encandeamento nos outros condutores, a nova tecnologia PEUGEOT Matrix LED dos 308 e 308 SW pode mudar automaticamente entre diferentes modos de iluminação dependendo das condições exteriores.

Modo cidade: assim que o veículo circule entre 0 e 50 km/h, os médios são ligados.

Modo de luzes de máximos: A velocidades entre os 50 e os 110 km/h, a iluminação nos faróis dianteiros é alternada para as luzes de máximos. Isto significa que passa a estar disponível toda a potência de iluminação.

Modo autoestrada: ao viajar a mais de 110 km/h durante pelo menos 5 segundos, os faróis PEUGEOT Matrix LED Technology variam o ângulo do feixe das luzes de máximos (+0,4%) de modo a iluminar até mais longe, obviamente sem encandear os outros condutores. Assim que o veículo circule durante mais de 5 segundos a menos de 90 km/h, o feixe de luz regressa ao seu ângulo original.

Os faróis dianteiros PEUGEOT Matrix LED estão ligados às luzes traseiras full LED de três garras distintivas dos novos PEUGEOT 308 e 308 SW.

Estas são parte integrante do design da secção traseira e o seu design único torna os novos PEUGEOT 308 e 308 SW inconfundíveis à primeira vista, tanto à frente como atrás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.