Toyota nos dois lugares mais altos do pódio no Rali da Sardenha

0

A TOYOTA GAZOO Racing conquistou mais uma “dobradinha”, desta vez, no Rali da Sardenha, com Sébastien Ogier a conseguir a sua terceira vitória em cinco provas esta época e Elfyn Evans a ficar em segundo lugar, completando um resultado notável que alarga a vantagem da equipa no campeonato mundial de ralis da FIA.

Depois de vencer em Portugal, a equipa consegue a sua primeira vitória na Sardenha, com os Toyota Yaris WRC a mostrarem toda a sua velocidade e fiabilidade. Os pilotos conseguiram ultrapassar a desvantagem de abrir a estrada na sexta-feira, com destaque para o desempenho de Ogier, que terminou o primeiro dia em terceiro, para depois subir à liderança no sábado. Evans também melhorou a sua confiança e velocidade subindo para segundo da geral, tendo ambos mantido a sua vantagem até ao fim.

Resumo da Prova:
O rali da Sardenha é conhecido pelos troços em gravilha solta, que estão entre os mais exigentes da época para os pilotos que arrancam nas primeiras posições da estrada. Sébastien Ogier como líder do campeonato lutou estoicamente contra essa desvantagem no primeiro dia da prova. Confiante no comportamento do seu Toyota Yaris WRC, após as alterações nas afinações feitas nas instalações da TOYOTA GAZOO Racing Caetano Portugal em Vila nova de Gaia, o francês terminou nas três primeiras posições, em cinco das oito etapas do dia, acabando na sexta-feira a 16,8 segundos do segundo classificado.

Em segundo lugar no campeonato – o vencedor do Rali de Portugal 2021– Elfyn Evans também estava em desvantagem com a sua posição na estrada. Não se sentiu tão confortável como os seus companheiros de equipa durante a manhã, mas foi capaz de melhorar o seu desempenho ao longo da tarde e subiu para a quarta posição geral, a 25,8 segundos de Ogier. Kalle Rovanperä foi rápido durante a manhã, mantendo o segundo lugar na geral. Infelizmente, o seu dia terminou cedo, quando parou em SS4 com um problema técnico, tendo o carro sido reparado para o reinício no sábado.

Takamoto Katsuta, no seu Yaris WRC, terminou o primeiro dia em sexto da geral e continuou com o seu excelente desempenho no programa de desafio da TOYOTA GAZOO Racing WRC.

O segundo dia da prova italiana não podia ter corrido melhor para a Toyota. Sébastien Ogier e Elfyn Evans subiram para as duas primeiras posições. Ogier, foi o mais rápido na segunda especial do dia e estava a cerca de 40 segundos da liderança quando foi novamente o mais rápido na última especial da manhã (SS12) sendo recompensado com a liderança quando o piloto da frente teve problemas. Sébastien Ogier foi novamente o mais rápido em três especiais durante a tarde, terminando o dia com uma vantagem de 38,9 segundos sobre o colega Elfyn Evans.

No domingo e último dia, Sébastien Ogier e o co-piloto Julien Ingrassia mantiveram a sua vantagem nas quatro especiais para conquistar a sua quarta vitória na Sardenha e a primeira desde 2015.

Elfyn Evans e o co-piloto Scott Martin, começaram o último dia a vencer SS17 para aumentar a sua vantagem em relação ao terceiro lugar, sendo novamente os mais rápidos em SS19. Na fase final, ao passar por água, o carro foi abaixo, mas com a vantagem que tinha construído o segundo lugar estava garantido.

Com dois pontos bónus pelo quarto tempo mais rápido na Power Stage, Ogier lidera agora o campeonato com 11 pontos de avanço sobre o colega Evans, que por sua vez está 18 pontos à frente do piloto na terceira posição. Quem somou três pontos bónus, pelo terceiro melhor tempo na Power Stage, foi Kalle Rovanperä e com esses pontos adicionais, a Toyota tem agora uma vantagem de 49 pontos na classificação dos fabricantes.
No final da prova havia três Toyota Yaris WRC nas quatro primeiras posições, com o piloto Takamoto Katsuta em quarto lugar da geral.

Classificação final do Rali da Sardenha (Domingo – para mais informação: www.wrc.com)

1 Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC) 3h19m26.4s
2 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC) +46.0s
3 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 Coupe WRC) +1m05.2s
4 Takamoto Katsuta/Dan Barritt (Toyota Yaris WRC) +6m11.2s
5 Jari Huttunen/Mikko Lukka (Hyundai i20 R5) +9m31.7s
6 Mads Østberg/Torstein Eriksen (Citroën C3 Rally2) +9m39.2s
7 Yohan Rossel/Alexandre Coria (Citroën C3 Rally2) +10m37.7s
8 Pepe López/Diego Vallejo (Škoda Fabia Rally2 evo) +11m03.7s
9 Jan Solans/Rodrigo Sanjuan de Eusebio (Citroën C3 Rally2) +11m26.3s
10 Marco Bulacia/Marcelo Der Ohannesian (Škoda Fabia Rally2 evo) +11m34.6s
25 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) +54m18.8s

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.