Fabio Kieltyka vence na categoria DD2 Master na sua primeira corrida no Troféu Rotax em Portugal

0
  • Piloto belga em evidência na primeira experiência em Portimão

Participante regular das competições do IAME no Benelux, Fabio Kieltyka estreou-se na categoria DD2 em Portugal no passado fim de semana na primeira ronda do Rotax Max Challenge Portugal. O piloto belga venceu a categoria DD2 Masters duas vezes e promete lutar pelos primeiros lugares na classificação geral da categoria DD2 nas próximas etapas da competição. Charles e Aya Delbrassine, pai e filha, também viveram em Portimão a sua primeira experiência competitiva no karting, respectivamente na DD2 Master e na Micro Academy. Estes três pilotos correram com as cores da equipa EKO/BIREL ART Portugal.

A jornada de abertura do Rotax Max Challenge Portugal foi também a primeira para 3 pilotos belgas nas competições do Rotax e na pista do Kartódromo Internacional do Algarve.
O mais experiente dos 3 é Fabio Kieltyka, que neste fim de semana confirmou a sua velocidade natural em pista com 2 vitórias nas 2 finais da categoria DD2 Master. O piloto de Liège, ex-campeão belga de karting e vencedor do troféu Renault Clio Cup Junior, demonstrou que mesmo sem experiência nesta categoria era um potencial candidato à vitória na classificação geral DD2 Masters, reservada a pilotos com mais de 32 anos, mas também DD2.

“Gostei muito desta primeira experiência em Portugal, não só ao nível da competição, mas também pelo ambiente entre os intervenientes, os pilotos, as equipas presentes, a organização do evento, etc…”, referiu Fabio Kieltyka.

“Na pista, sinto que ainda preciso adaptar o meu estilo pilotagem com um motor Rotax, porque aqui, ao contrário do IAME, precisamos de ser mais progressivos em termos de travagem e não reduzir muito a velocidade à entrada de uma curva. Vai ser um desafio estar ao nível dos melhores pilotos portugueses … e eu adoro desafios!”, disse o piloto belga, 7º da geral, num fim de semana em que precisava de aprender (quase) tudo.

Uma família em alta velocidade

Também de origem belga mas residentes em Portugal, Charles e Aya Delbrassine, pai e filha, tiveram a sua primeira experiência no karting de competição em Portimão, respetivamente nas categorias DD2 Master e Micro Academy.
Aya, com apenas 9 anos e de nacionalidade belga e chadiana, veio viver para Portugal (em Óbidos) muito cedo. Ela descobriu a paixão pela velocidade acompanhando seu pai numa sessão de kart de dois lugares em setembro passado. Ela passou a integrar a escola de karting do Bombarral e mudou para um kart de 2 tempos há dois meses. Foi com apenas três horas de experiência no kart Rotax que a jovem piloto alinhou para a sua primeira prova na categoria Micro Academy, destinada a estreantes. Os resultados são convincentes, pois conseguiu completar todas as sessões e melhorou muito significativamente os seus tempos por volta. Com esta prestação garantiu o segundo lugar na corrida e uma vitória na classe feminina.

O seu pai, Charles, que como lazer corria na IAME X30 na Bélgica, convidou o seu ‘coach’, Fabio Kieltyka, para experimentar o campeonato português Rotax. Foi também para ele o primeiro contacto com as emoções do karting de competição. O seu objetivo é provar que mesmo aos 60 anos é possível superar os desafios de uma disciplina exigente.
Charles competiu na categoria DD2 Master e teve que aprender tudo – o circuito, as regras, a categoria, a equipe – em muito pouco tempo. Mas a sua prestação resultou num 4º lugar muito meritório. “A família toda gostou muito do fim de semana, e para mim, o mais importante é que Aya teve uma boa experiência, perfeitamente integrada na equipa e neste desporto. Ela é competitiva e tem vontade de aprender”, disse Charles Delbrassine. “No meu caso, estava curioso para ver a gestão da minha condição física, mas no final, consegui realizar todas as sessões de sexta a domingo e aprendi muito ao longo do fim de semana em Portimão. Quero provar que o karting é acessível a pessoas como e, que descobriram esta paixão há menos de um ano, aos 60 anos. Agora vamos esperar impacientemente pela próxima prova”.

A segunda etapa do Rotax Max Challenge Portugal está agendada para os dias 29 e 30 de maio, em Viana do Castelo. Enquanto isso, Fabio continuará a lutar pelas vitórias na categoria X30 Master do IAME Benelux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.