Pirelli faz a antevisão do Formula 1 Gulf Air Bahrain Grand Prix 2021

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  • Compostos do meio da linha de F1 para a ronda inaugural

PORQUE ESCOLHEMOS ESTES COMPOSTOS?

Os três compostos intermédios da gama de pneus de 2021 foram escolhidos para o GP do Bahrein, ronda inaugural da temporada, para enfrentar um dos asfaltos mais abrasivos da temporada: C2 como duros (P Zero White), C3 como médios (P Zero Yellow) e C4 como macios (P Zero Red).

Esta é a mesma seleção verificada na edição do ano passado, que decorreu há quatro meses. Contudo, para este ano, os pneus contam com uma nova construção para responder às exigências dos monolugares mais recentes, que, em comparação com 2020, reduziram a carga aerodinâmica com as regras técnicas mais recentes.

No recente teste de pré-temporada de três dias no Bahrein, as equipas contaram com a gama P Zero à sua disposição na totalidade, mas muitas optaram por se concentrar nos três compostos escolhidos para este fim de semana. Como a pista foi utilizada recentemente, as equipas possuem uma base estável para preparar este desafio.

Os novos pneus para 2021 foram projetados para melhorar a resistência e a durabilidade, o que lhes permite rodar a pressões mais baixas, sendo que os compostos atuais são os mesmos do ano passado. Durante os testes dos pneus para a temporada de 2021, em novembro passado, no Bahrein, a pressão dos pneus traseiros foi reduzida em 0,5 psi e a pressão dos pneus dianteiros em 1,5 psi. De seguida, após a análise de telemetria e a redução da carga aerodinâmica traseira em particular, a pressão do pneu traseiro foi novamente reduzido em 1,5 psi, num teste recente no Bahrein.

O número de conjuntos permitidos por cada fim de semana será o mesmo do ano passado (13), apesar de haver menos uma hora de corrida, uma vez que as sessões de treinos livres de sexta-feira foram reduzidas para uma hora cada.

Tal como no ano passado, haverá uma alocação padrão para cada monolugar, em 2021: dois conjuntos de duros, três conjuntos de médios e oito conjuntos de macios. As escolhas para todas as corridas deste ano foram já reveladas.

CARACTERÍSTICAS DO CIRCUITO

O Grande Prémio do Bahrain começa ao final do dia, às 18:00 horas locais, após o pôr do sol, e será realizado sob a luz dos holofotes, com temperaturas da pista que podem cair rapidamente quando a corrida começar. Essas condições vão afetar o comportamento dos pneus e, portanto, a estratégia.

O asfalto do circuito do Bahrein, com alto teor de granito, é conhecido por ser abrasivo, aumentando o desgaste e a degradação dos pneus. A corrida do ano passado – que teve uma bandeira vermelha e vários períodos de safety car – foi vencida pelo piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, com uma estratégia de duas paragens (médios-médios-duros). Max Verstappen, da Red Bull, terminou na segunda posição e foi um dos dois pilotos a trocar os pneus quatro vezes.

Sakhir é um teste exigente de tração e travagem ao invés de grandes cargas laterais. Em suma, é classificado como um circuito de dificuldade média em termos de exigência para os carros.

FÓRMULA 2: O QUE ESPERAR

A temporada da Fórmula 2 que começa no Bahrein será pioneira com um novo formato de competição, com três corridas realizadas durante um fim de semana, pela primeira vez. A primeira corrida de 23 voltas acontece às 13h25 de sábado, após os treinos livres e a qualificação, que decorre na tarde de sexta-feira. A segunda corrida de 23 voltas acontece às 19h40 de sábado, já sob a luz dos holofotes, enquanto que a corrida principal de 32 voltas de domingo acontece às 13h50.

Os pneus de 18 polegadas escolhidos são o P Zero White (duros) e o P Zero Red (macios): indicados para as mudanças de condições esperadas na Fórmula 2, com corridas realizadas durante o calor do dia e à noite. Esta escolha é diferente em relação à do ano passado, onde os pneus duros e os médios foram os escolhidos para esta pista, pelo que existe agora uma variação tática extra, logo no início desta temporada radical. Os pneus duros para a F2 (juntamente com o médio) são diferentes em 2021.

Os novos pneus duros a nova temporada de F2 reduzem o desgaste e a granulação sem comprometer o desempenho, em comparação com o ano passado. Os pilotos também vão contar com um conjunto extra de pneus (seis conjuntos em vez de cinco), portanto, toda a abordagem estratégica ao longo de três corridas é uma folha de papel em branco.

MARIO ISOLA – RESPONSÁVEL PIRELLI NA F1

“Apenas quatro meses após as duas corridas no Bahrein, e duas semanas depois de três dias de testes de pré-temporada, estamos de volta para a primeira corrida da temporada de 2021. Durante os testes, vimos muitas equipas concentradas nos compostos escolhidos para este Grande Prémio, mas as condições que se fizeram sentir podem não ser totalmente representativas das que se vão verificar na corrida. As equipas também experimentaram uma grande variedade de programas diferentes durante uma sessão condensada, enquanto que no passado, com duas sessões de testes, a segunda sessão era geralmente mais focada nos pneus. Por isso, é difícil tirar muitas conclusões. Com as novas especificações de carros e pneus, bem como a pré-temporada mais curta da memória recente, a competição está aberta: especialmente tendo em conta as características do circuito do Bahrein que resulta frequentemente em batalhas estratégicas interessantes, com uma série de táticas diferentes”.

OUTRAS INFORMAÇÕES PIRELLI

Tanto a Fórmula 1 como a Fórmula 2 começam este fim de semana, mas a temporada de automobilismo de 2021 da Pirelli já começou em janeiro, com a empresa italiana a regressar ao Campeonato Mundial de Rali como fornecedor de pneus exclusivo. O finlandês Kalle Rovanpera, da Toyota, lidera atualmente a classificação aos 20 anos: o piloto mais jovem de todos os tempos a alcançar esse feito.

O terceiro teste aos pneus de 18 polegadas do ano, para a temporada de 2022 (o segundo com slicks), decorrerá ao longo de três dias, no Bahrein, após a corrida, de 30 de março a 1º de abril. A Ferrari correrá no primeiro dia e a Alpine nos últimos dois.

Para saber mais sobre o automobilismo da Pirelli em 2021, descarregue o nosso Media Guide, que pode ser encontrado no seguinte link: 2021 Pirelli Media Guide

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