Toyota Aygo X prologue – Uma nova visão para o segmento A

0

O Aygo é reconhecido pelo seu design arrojado e único no segmento A. A 17 de março a sede Europeia de design da Toyota, ED², mostra a sua determinação em trazer ainda mais ousadia e arrojo, aos que procuram um carro pequeno, com o Aygo X prologue (prólogo do Aygo Cross).

Localizado na Côte d’Azur perto de Nice em França, ED² é o estúdio de design Europeu da Toyota. Durante a maior parte do século 21, a Toyota foi líder no segmento A na Europa. Comprometida com o futuro deste segmento, incumbiu à ED² o desafio de dar vida à sua visão europeia do segmento. O desafio era olhar para o segmento com novos olhos. Definir e imaginar o que o segmento A poderia ser para os clientes europeus, atendendo às suas necessidades e desejos. E, para provar que carros que tradicionalmente são chamados de “ponto de entrada” nas marcas podem liderar e ter um design diferenciado.

“Com o Aygo X prologue, acredito que demonstramos que um carro pequeno ainda pode ser grande e ousado em personalidade” (refere Ken Billes, Designer Chefe Assistente ED²).

Criar com base num ícone de estilo
Desde o seu lançamento em 2005, o Aygo, o carro mais acessível da Toyota, tem encantado jovens clientes e muito outros com a sua irreverência e ar divertido.

“Irreverência e diversão sempre estiveram no centro da personalidade do modelo Aygo. Agora, adicionamos ao seu DNA uma pitada adicional de picante” (refere Lance Scott, Diretor de Design ED²).

Apelando a um público preocupado com o estilo, o caráter divertido do Aygo e a sua condução envolvente têm atraído novos clientes europeus à Toyota. Mas, o DNA único e o posicionamento irreverente do Aygo permitiram estar sempre à frente da concorrência. Mais do que nunca, os novos clientes da Toyota procuram, ousadia, um design distinto e a possibilidade de se destacar dos demais. Com base no estilo icónico do modelo de segmento A, a ED² decidiu projetar um carro especificamente para estes clientes.

Uma equipa dedicada com uma missão clara
A ED² designou uma equipa dedicada para se focar numa mensagem coerente do início ao fim e convenceram-se rapidamente de que havia uma oportunidade para trazer um design mais ousado e forte. Dessa convicção nasceu o Aygo X prologue.

Com o objetivo de trazer um pouco de picante ao segmento
O nome Aygo sempre simbolizou liberdade e mobilidade pessoal. Com o Aygo X prologue, um caráter mais atrevido é adicionado à receita. É tão divertido e agora tem um toque especial. De todos os ângulos, expressa a sua atitude, com uma personalidade forte e uma postura ainda mais forte. Ao aumentar o tamanho das rodas, o condutor desfruta de uma posição de condução mais alta para uma melhor visibilidade, bem como de maior altura ao solo para qualquer imprevisto na estrada.

Com estilo para se destacar
Seja visto de frente, de trás ou de lado, o Aygo X prologue destaca-se pela irreverência. Uma execução ousada de dois tons cria um perfil gráfico exclusivo que chama a atenção na estrada, enfatiza a prontidão do carro para entrar em ação. Uma nova linha de tejadilho em cunha também aumenta a sensação dinâmica e dá uma imagem desportiva e mais agressiva. Enquanto na frente, óticas sofisticadas abraçam a zona superior do capot para formar uma asa. Na zona inferior, a grelha de grandes dimensões, os faróis de nevoeiro e zona inferior do para-choques, enfatizam o tema de hexágono que domina o design, e reforçam que o carro está pronto para arrancar, para onde quiser.

Prático e pronto para os espíritos livres de amanhã, o Aygo X prologue oferece os recursos que irão enriquecer ainda mais a sua liberdade. Uma zona inferior protetora na traseira inclui suporte para bicicletas, para fugir à rotina do dia-a-dia e partir à aventura. Incluido no espelho retrovisor está uma camara, perfeita para capturar e partilhar momentos de evasão.

Por fim, um suporte de tejadilho integrado acentua o perfil do compacto da Toyota, além de criar um vínculo visual com a assinatura das luzes traseiras hexagonais, numa lembrança subtil do DNA do Aygo.

As cores da emoção
Na vida, as cores são fundamentais para as nossas emoções. Isso também é verdade para o Aygo X prologue. Para dar vida ao conceito mais “picante”, alguns ingredientes apresentaram-se naturalmente. Os quatro primeiros foram malagueta, gengibre, wasabi e pimenta preta. O mais picante de todos é a malagueta. E ainda, o uso de duas cores foi um convite para levar a paleta de cores a outro nível. No Aygo X prologue, a cor é ainda mais especial com a inclusão de uma fina camada de flocos metálicos azuis na mistura da tinta. O efeito é deslumbrante e foi batizado “Sparkling Chilli Red” (“Cintilante Malagueta Vermelha”).

“Sou cliente e também designer. Logo, ajudei a projetar o Aygo X prologue para ser o carro que eu queria … para mim” (Momoko Otawara, Designer de Materiais, Acabamentos & Cores da ED²).

Trabalhar juntos de maneira diferente e melhor
O projeto desafiante de criar o Aygo X prologue nas condições atuais de pandemia tem sido um grande teste à agilidade de processos desenvolvimento de design rápido do ED². Juntos ou remotamente, a equipa de design do ED² trabalhou perfeitamente desde o esboço à mão até a modelagem digital, simulações de realidade virtual e “speedshapes” 3D, diretamente até ao carro final.

Projetado na Europa, para europeus
“Todos merecem um carro com estilo. Quando vejo o Aygo X prologue, fico muito orgulhoso de dizer que a equipa ED² criou exatamente isto. Estou ansioso por vê-lo revolucionar o segmento” (refere Ian Cartabiano, Presidente ED²).

O Aygo X prologue é uma ilustração ousada do quão forte pode ser a personalidade de um carro pequeno. Com este prólogo, a Toyota imagina como o segmento A poderia ser apimentado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.