Pirelli prolonga contrato com a F1 até 2024

0

A FIA e a Fórmula 1 propuseram, e a Pirelli concordou, uma extensão de um ano do contrato existente para o fornecimento exclusivo de pneus. Esta decisão reflete a intenção original, manifestada em 2018, para o fornecimento de pneus de 13 polegadas, durante a temporada de 2020, e de pneus de 18 polegadas, de 2021 a 2023.

A pandemia de COVID-19, que interrompeu a temporada de Fórmula 1 de 2020, obrigou a FIA e a Fórmula 1 a implementar medidas de emergência. Medidas essas que incluíram o cancelamento dos testes de desenvolvimento dos pneus, no ano passado, e o adiamento dos novos regulamentos técnicos, que incluíam os pneus de 18 polegadas, para 2021 a 2022. Como resultado, as regras atuais estabelecem que os pneus de 13 polegadas serão utilizados durante a temporada de 2021, com a mudança para pneus de 18 polegadas a acontecer em 2022.

Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1:

“A pandemia causou disrupções em todo o mundo e a Fórmula 1 não foi imune. Assim, tivemos de adotar as medidas necessárias para adiar os regulamentos por um ano, até 2022. Estamos muito orgulhosos da nossa parceria com a Pirelli e gratos pela abordagem construtiva com esta mudança de cronograma. A Pirelli está consciente do papel estratégico que os pneus têm na F1 e sabemos que estão a trabalhar arduamente para garantir que os seus produtos vão garantir o melhor equilíbrio entre desempenho e durabilidade, no novo contexto técnico. Estamos ansiosos pelo início da temporada de 2021 e entusiasmados com os novos carros e com os novos pneus de 18 polegadas que se vão fazer à pista, de acordo com os novos regulamentos, em 2022.”

Jean Todt, presidente da FIA:

“Quero agradecer à Fórmula 1 e à Pirelli pela colaboração, flexibilidade e compromisso com o nosso desporto, neste período complicado. A COVID-19 colocou desafios significativos em todos os aspetos dos nossos negócios, mas fomos capazes de garantir que estabilidade e a força da Fórmula 1 permanecessem inalteradas. A mudança para pneus de 18″ irá certamente fornecer uma imagem mais empolgante para os carros de Fórmula 1. Ao mesmo tempo a mudança representa também um desafio técnico significativo que exige muito investimento e desenvolvimento por parte da Pirelli, uma vez que continuam a fornecer pneus com o nível de desempenho mais elevado. Assim sendo, e tendo em conta o adiamento dos novos regulamentos devido à pandemia, é lógico prolongar o fornecimento de pneus”.

Marco Tronchetti Provera, Vice-presidente executivo e CEO da Pirelli:

“O mundo do automobilismo também teve de enfrentar as dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19, mas a FIA e a FOM fizeram um trabalho extraordinário para organizar um campeonato de 17 corridas, em 2020. Obviamente, estamos satisfeitos com este acordo que vai prolongar a nossa presença naquele que é o pináculo do automobilismo mundial, até 2024. A Pirelli está ao lado da Fórmula 1 há mais de 70 anos, desde a primeira corrida em 1950, e a empresa continua a investir nos mais elevados níveis de tecnologia, investigação e desenvolvimento, tal como demonstra a introdução dos pneus de 18 polegadas, a partir do próximo ano. O desporto motorizado faz parte do nosso ADN e a Fórmula 1 representa um laboratório ao ar livre que nos permite aplicar o know-how adquirido nas pistas nos nossos pneus de estrada, tal como acontece com a linha Ultra High Performance, que equipa os carros mais prestigiados do mundo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.