Porsche lançou o novo Taycan Cross Turismo

0

A Porsche desvendou esta última semana ao público, numa apresentação mundial virtual, o Taycan Cross Turismo. O construtor de automóveis desportivos está a expandir o portfolio da gama do seu primeiro automóvel desportivo totalmente elétrico com a adição desta versátil versão todo-o-terreno, continuando a seguir o seu caminho rumo à mobilidade sustentável.

Tal como a berlina Taycan, o Taycan Cross Turismo beneficia de um conjunto propulsor com arquitetura de 800 volts. A nova tecnologia de topo do chassis, com tração integral e suspensão pneumática adaptativa, assegura também um comportamento dinâmico sem compromissos mesmo fora de estrada. Mais quarenta e sete milímetros de espaço para a cabeça dos ocupantes do banco traseiro e mais 1.200 litros de capacidade de carga, que podem ser preenchidos através da generosa porta traseira, tornam o Cross Turismo num verdadeiro faz tudo.

“Em 2019, enviámos um sinal com a estreia do nosso primeiro automóvel desportivo totalmente elétrico,” afirmou Oliver Blume Presidente do Conselho Executivo da Porsche AG, durante a estreia mundial da nova e ainda mais versátil variante. “Vemo-nos como pioneiros na mobilidade sustentável: em 2025, metade de todos os veículos que iremos entregar a clientes terão um conjunto motriz eletrificado – sejam totalmente elétricos ou híbridos plug-in. Em 2020, um em cada três veículos que vendemos na Europa tiveram um conjunto motriz eletrificado. O futuro pertence à mobilidade elétrica. Com o Taycan Cross Turismo, estamos a dar outro grande passo nessa direção.”

Gama Cross Turismo completa logo no início

Estão disponíveis quatro versões do Taycan Cross Turismo logo no lançamento. A Bateria Performance Plus, a qual tem uma capacidade total de 93,4 kWh, é sempre de série. A gama é composta da seguinte forma:

O Taycan 4 Cross Turismo com 280 kW (380 cv), potência em overboost com Launch Control de 350 kW (476 cv), aceleração 0-100 km/h em 5,1 segundos, velocidade máxima de 220 km/h, autonomia (WLTP) de 389 – 456 km
O Taycan 4S Cross Turismo com 360 kW (490 cv), potência em overboost com Launch Control de 420 kW (571 cv), aceleração 0-100 km/h em 4,1 segundos, velocidade máxima de 240 km/h, autonomia (WLTP) de 388 – 452 km
O Taycan Turbo Cross Turismo com 460 kW (625 cv), potência em overboost com Launch Control de 500 kW (680 cv), aceleração 0-100 km/h em 3,3 segundos, velocidade máxima de 250 km/h, autonomia (WLTP) de 395 – 452 km
O Taycan Turbo S Cross Turismo com 460 kW (625 cv), potência em overboost com Launch Control de 560 kW (761 cv), aceleração 0-100 km/h em 2,9 segundos, velocidade máxima de 250 km/h, autonomia (WLTP) de 388 – 419 km.
O chassis com tecnologia de ponta, tração integral e suspensão pneumática adaptativa é de série nas quatro versões. O opcional Pacote de Design Offroad aumenta a altura ao solo em até 30 mm. Isto significa que o Cross Turismo também pode ser conduzido em exigentes pisos de todo-o-terreno. O “Modo Gravel”, oferecido de série, incrementa a capacidade para o novo modelo circular sobre pisos irregulares.

No que respeita ao aspeto visual, o Taycan Cross Turismo segue de perto o concept

Mission E Cross Turismo apresentado no Salão Automóvel de Genebra, em 2018: a sua silhueta é definida pela linha de tejadilho desportiva que desce em direção à traseira – apelidada como “flyline” pelos designers da Porsche. Os elementos de design Offroad incluem as proteções das cavas das rodas, para-choques específicos e saias laterais. Como parte do Pacote de Design Offroad, o Cross Turismo recebe elementos específicos nos cantos dos para-choques e nas saias laterais, que contribuem para um visual exterior impactante e oferecem proteção contra o impacto de pedras.

Acessórios desportivos: novo sistema de transporte traseiro e e-bikes Porsche

Especificamente para o Taycan Cross Turismo, a Porsche desenvolveu um sistema de transporte capaz de transportar até três bicicletas na traseira, que se define como a referência em relação ao espaço de arrumação e manuseamento. Pode ser utilizado universalmente para diferentes tipos de bicicletas. Uma das suas caraterísticas inovadoras é o facto de a porta da bagageira poder ser aberta mesmo quando o sistema de transporte está a ser utilizado. Ao mesmo tempo, a Porsche apresenta também duas bicicletas elétricas de elevada qualidade – a eBike Sport e a eBike Cross. Com os seus designs intemporais, assim como tecnologia de propulsão poderosa e sustentável, combinam de forma perfeita com o Taycan Cross Turismo.

Lançamento no mercado

O Taycan Cross Turismo vai ser lançado no verão. Em Portugal, os preços começam nos 97.582 euros, incluindo impostos em vigor à data deste comunicado.

Imagem tecnológica para um veículo altamente tecnológico

A estreia mundial do Porsche Taycan Cross Turismo teve lugar no Hyperbowl Studio no Munich Trade Fair Centre. Este espetacular novo estúdio junta o mundo do cinema e a realidade: uma parede LED curva a 270 graus, com 40 metros de comprimentos e 5,5 metros de altura, é combinada com uma cobertura em LED para proporcionar uma superfície de ecrã com 478 metros quadrados e 70 milhões de pixels. A estreia mundial foi transmitida em newstv.porsche.com. Pode ser visualizada a qualquer altura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.