Agora 100% elétrico o novo Peugeot e-Rifter

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A marca PEUGEOT prossegue a ofensiva de eletrificação global da sua gama de veículos de passageiros. O PEUGEOT RIFTER apresenta-se agora com uma motorização 100% elétrica, o e-RIFTER.

Exemplo perfeito da filosofia “Power of Choice” da marca, o novo PEUGEOT e-RIFTER oferece:

  • Uma autonomia máxima de 280 km em ciclo de homologação WLTP,
  • Dois comprimentos (Standard e Longo) até um máximo de 7 lugares,
  • Uma bagageira com até 1.050 litros de capacidade e 5 lugares,
  • Uma capacidade de reboque de até 750 kg.

Dotado de todas as qualidades originais, sem comprometer as prestações, o novo PEUGEOT e-RIFTER permite aceder, sem emissões, aos centros urbanos com restrições de circulação, e vai ao encontro das expectativas dos clientes ao disponibilizar um ambiente interior espaçoso e tecnológico, integrando, inclusivamente, um novo PEUGEOT i-Cockpit® digital.

Tecnologia 100% elétrica pensada para uma ação full electric

Sobre a base da plataforma modular multienergias EMP2 (Efficient Modular Platform), o PEUGEOT e-RIFTER integra uma motorização 100% elétrica com uma potência máxima de 100 kW e um binário máximo de 260 Nm, disponível desde o arranque, para uma resposta imediata, sem vibrações, ruídos, passagens de caixa, odores e, claro, sem emissões de CO2.

A cadeia de tração elétrica – motor elétrico, inversor e carregador-conversor de corrente contínua /corrente alterna – é semelhante à do novo PEUGEOT e-Partner. À semelhança deste, é feita uma adaptação no redutor da transmissão para corresponder aos constrangimentos de carregamento inerentes à utilização dos veículos utilitários.

Os desempenhos (em modo POWER) são os seguintes (dados em processo de homologação):

  • velocidade máxima de 130 km/h
  • aceleração dos 0 a 100 km/h em 11,2 s
  • recuperações de 80 a 120 km/h em 8,9 s.

As duas versões (Standard e Longa) estão disponíveis com uma bateria de iões de lítio (18 módulos) com uma capacidade de 50 kWh, permitindo-lhe uma autonomia máxima de 280 km, consoante a versão e do estilo de condução, de acordo com o protocolo de homologação WLTP (Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedures; valores em processo de homologação).

Ligada ao circuito de distribuição de calor do habitáculo, a regulação térmica da bateria permite carregamentos rápidos, uma autonomia otimizada da bateria e um maior tempo de vida útil.

Estão disponíveis dois tipos de carregadores embarcados, indo ao encontro de todas as utilizações e soluções de carregamento do cliente:

  • um carregador monofásico de 7,4 kW (de série)
  • e um carregador trifásico de 11 kW (em opção).

A entrada de carregamento, situada no guarda-lamas traseiro esquerdo, permite diversas formas: a partir de uma tomada standard, de uma tomada reforçada, de Wall Box ou carregador rápido.

Os modos de carregamento da bateria de 50 kWh são flexíveis e adaptados a diferentes situações do quotidiano. São possíveis diversos tipos de carregamento: em casa, no local trabalho ou em postos públicos:

  • A partir de um carregador rápido, sendo que a regulação térmica da bateria permite utilizar carregadores de 100 kW e obter 80% da carga em 30 minutos,
  • A partir de Wall Box de 11 kW, permitindo uma carga completa em 5h com o carregador trifásico a bordo (11 kW),
  • A partir de Wall Box de 7,4 kW, permitindo uma carga completa em 7h30 com o carregado monofásico a bordo (7,4 kW),
  • A partir de uma tomada reforçada (16A), para uma carga completa em 15 horas,
  • A partir de uma tomada standard (8A), para uma carga completa em 31 horas.

O novo PEUGEOT e-RIFTER oferece aos ocupantes um conforto térmico ao melhor nível com:

  • Uma resistência de aquecimento de elevada potência (2 x 5 kW),
  • Bancos aquecidos (consoante a versão),
  • Um pré-condicionamento térmico programável a partir do touchscreen (consoante a versão) ou à distância através da app para smartphone MyPeugeot® (consoante a versão). Para além do conforto, esta funcionalidade permite, com o veículo ligado à corrente, otimizar a autonomia ao atingir mais rapidamente a temperatura ideal de funcionamento da bateria.

Um cockpit em plena e-volução

Ao nível do posto de condução, a consola central foi redesenhada de forma a acolher:

  • O novo comando da caixa de velocidades “e-Toggle”, perfeitamente integrado e ergonómico, que permite aceder às funções Park / Reverse / Neutral / Drive e Brake,
  • O seletor dos 3 modos de condução,
  • Um espaço específico para carregamento por indução para smartphones.

O novo PEUGEOT e-RIFTER apresenta 3 modos de condução, a partir do seletor:

  • Eco (60 kW, 190 Nm): favorece a autonomia e a suavidade de condução,
  • Normal (80 kW, 210 Nm): ideal para uma utilização diária,
  • Power (100 kW, 260 Nm): otimiza as performances no transporte de cargas pesadas.

Estão disponíveis dois modos de travagem, com tipologias de regeneração de bateria adaptadas:

  • Moderada, para sensações semelhantes às dos veículos térmicos,
  • Aumentada (acessível a partir do botão (push) “B”, de “Brake”, localizado no comando da caixa de velocidades), para uma desaceleração acentuada quando é libertado o pedal do acelerador, favorecendo a autonomia.

Todas as versões do novo PEUGEOT e-RIFTER estão equipadas com travão de estacionamento elétrico. Para além de libertar espaço no piso, esta função automática confere conforto e tranquilidade à condução diária.

O PEUGEOT i-Cockpit® continua a evoluir tecnologicamente com dois novos painéis de instrumentos, de modo a partilhar com o condutor todas as informações necessárias para uma adequada operação de um veículo 100% elétrico.

O PEUGEOT e-RIFTER pode receber um painel de instrumentos 100% digital, uma estreia absoluta no segmento deste tipo de veículos, com um painel digital de alta definição de 10 polegadas a ocupar o lugar da instrumentação convencional. A visualização das informações, que integram as últimas evoluções do design gráfico da marca PEUGEOT, é totalmente configurável e personalizável.

O painel de instrumentos possui vários modos de apresentação dos dados e das informações, acessíveis através de um comando rotativo no volante, permitindo ao condutor configurar o seu PEUGEOT i-Cockpit® exatamente a seu gosto. Isto inclui, por exemplo, a apresentação da navegação, da gestão dos fluxos elétricos ou das ajudas à condução de forma totalmente personalizável.

O painel de instrumentos analógico (de série) está adaptado à gestão de um veículo elétrico e conta com:

  • Um indicador de energia (powermeter) para a visualização do nível de consumo (ECO para otimização de energia ou POWER para potência máxima) ou do nível de recuperação de energia (CHARGE),
  • Um indicador de consumo dos elementos de conforto térmico (aquecimento, ar condicionado),
  • Um indicador do nível de carga da bateria,
  • Um cluster a cores para visualização dos fluxos de energia, rastreamento da carga (em curso ou diferida), as informações do computador de bordo e a autonomia.

Ao centro do painel encontra-se o touchscreen com o pack de navegação conectada, a partir do qual se pode aceder ao menu “Electric” através do símbolo dedicado, para navegar nos menus:

  • “Fluxo” para visualizar os fluxos de energia em tempo real,
  • “Estatísticas” para mostrar as estatísticas de consumo,
  • “Carregamento” para programar um carregamento diferido.

Além disso, é possível visualizar os pontos de carregamento disponíveis e o raio de ação em função da autonomia restante, ou programar as horas de pré-condicionamento térmico do habitáculo.


Prazer de condução e facilidade de utilização no dia-a-dia

O novo PEUGEOT e-RIFTER combina dimensões externas compactas com elevadas capacidades de carga. As baterias estão alojadas sob o piso, sem qualquer impacto na habitabilidade.

Aliado à plataforma EMP2, o posicionamento das baterias favorece, igualmente, a rigidez estrutural e o prazer de condução, tal como nas versões equipadas com motor térmico, graças à ótima distribuição de peso.

O conforto da suspensão está assegurado e é idêntico ao oferecido pelas versões térmicas, a fim de garantir as melhores prestações.

O condutor do novo PEUGEOT e-RIFTER está em controlo de todas as situações, com uma direção assistida especialmente adaptada, tornando mais fácil o prazer de condução e sempre com um diâmetro de viragem de 10,8 m (versão Standard, entre passeios) e uma altura inferior a 1,9 m que garante o acesso à maior parte dos parques de estacionamento.

O novo PEUGEOT e-RIFTER disponibiliza um volume modular e facilmente adaptável sem qualquer diferença face à versão térmica.

Está disponível em duas versões, de 5 e 7 lugares, disponíveis em cada um dos dois comprimentos, Standard (4,40 m) e Longo (4,75 m). Esta última é mais comprida, quer na distância entre eixos, quer na projeção traseira, para uma habitabilidade ideal.

Na segunda fila, cada um dos três bancos individuais pode receber uma cadeira de transporte de crianças. São facilmente rebatíveis, a partir da bagageira, através do controlo “Magic Flat”.

Na versão longa, os dois bancos independentes da terceira fila são deslizantes e, para além disso, são extraíveis (como na versão Standard), para se adaptar as todas as situações, dando prioridade ao espaço para as pernas dos passageiros ou ao volume da bagageira.

O transporte de objetos longos é facilitado por um banco do passageiro rebatível.

A bagageira do PEUGEOT e-RIFTER dispõe de um volume de carga que varia entre os 775 litros, medidos abaixo da chapeleira da versão Standard de 5 lugares, e os 4.000 litros, medidos até ao tejadilho com os bancos rebatidos na versão Longa.

A chapeleira pode ser colocada em duas posições e permite, assim, adaptar a disposição da bagageira. Pode ser guardada atrás dos encostos dos bancos da segunda fila.

Estão disponíveis inúmeros compartimentos de arrumação, facilmente acessíveis, e que podem chegar aos 186 litros de capacidade, dependendo da versão. Estão distribuídos por todo o habitáculo, desde a consola central ao tejadilho, bem como nas portas e na bagageira.

O emblemático teto Zénith® tem evoluído ao longo das suas gerações para se tornar mais apelativo. Uma escolha popular entre os clientes, dispõe de um vidro único no tejadilho que pode ser coberto por uma cortina de acionamento elétrico. É atravessado por um arco flutuante translúcido com compartimento de arrumação. O habitáculo beneficia, assim, de mais luz natural.

Único no seu segmento, o portão traseiro integra a abertura da sua janela. Uma solução prática, pois permite aceder à bagageira sem ter de o abrir na totalidade. Esta funcionalidade revela-se particularmente útil para aceder a um objeto colocado sobre a chapeleira ou quando o veículo está estacionado junto a um obstáculo.

capacidade de reboque é preservada com a possibilidade de rebocar uma carga máxima de 750 kg, com um engate disponível desde o lançamento da versão.

Para garantir segurança e conforto aos utilizadores, as versões 100% elétricas podem ser equipadas com as seguintes tecnologias e ajudas à condução:

  • Acesso e arranque mãos livres,
  • Carregamento por indução (sem fios) para smartphone,
  • Advanced Grip Control com 5 níveis de aderência,
  • Ajuda ao arranque em subida,
  • Visiopark 180° (câmara de marcha-atrás),
  • Regulador/limitador de velocidade,
  • Alerta de transposição involuntária de faixa,
  • Alerta de risco de colisão,
  • Travagem automática de emergência,
  • Alerta de atenção do condutor,
  • Comutação automática das luzes de máximos,
  • Reconhecimento de sinais de velocidade e de recomendação,
  • Reconhecimento alargado de sinais (stop, sentido proibido)
  • Sistema de vigilância do ângulo morto,
  • Sistema de controlo de estabilidade do reboque.

Indispensáveis no nosso quotidiano, os smartphones estão também presentes no novo PEUGEOT e-RIFTER. As informações são integradas no ecrã central graças à compatibilidade MirrorScreen, incluindo os protocolos de conectividade Apple CarPlay™ e Android Auto™.

Em cidade, para assegurar a segurança dos peões, , é emitido um sinal sonoro, até aos 30 km/h,  para alerta para a presença do veículo em marcha, para a frente ou para trás.

A subida em gama do novo PEUGEOT e-RIFTER é feita através de quatro níveis de equipamento:

  • ACTIVE PACK à Travão de estacionamento elétrico / Porta deslizante / Ar condicionado manual / Pack Safety / Rádio com ligação Bluetooth / Bancos rebatíveis na proporção 2/3-1/3.
  • ALLURE à ACTIVE PACK + Ajuda ao estacionamento traseiro / Para-choques pintados na cor da carroçaria com grelha cromada / Banco do passageiro dianteiro rebatível / Pack Safety Plus.
  • ALLURE PACK à ALLURE + / i-Cockpit® digital / Jantes em alumínio de 16 polegadas / Barras de tejadilho / Ecrã tátil de 8 polegadas com função mirroring / Volante em pele / Visio Park 1 / Vidros escurecidos / Janela traseira com abertura separada do portão.
  • GT à ALLURE PACK + Jantes em alumínio de 17 polegadas / Elementos de estilo GT / Climatização automática bizona / Bancos traseiros individuais / Acesso e arranque mãos-livres.

Os Custos de Utilização (TCO – Total Cost of Ownership)

O objetivo é, em última análise, propor um TCO ou um custo de utilização equivalente entre um veículo térmico e um veículo elétrico, integrando o conjunto dos custos para além das despesas com a locação financeira.

O custo de aquisição de um veículo elétrico é superior, mas todos os fatores devem ser levados em conta:

  • Um melhor valor residual aquando da revenda no mercado de usados,
  • Os diversos incentivos fiscais,
  • Os custos de manutenção são inferiores (em média menos 50 % em 48 meses),
  • O menor custo da energia (até 70% menos em relação a uma motorização térmica).

O ecossistema da PEUGEOT

Para acompanhar os seus clientes na transição energética, a marca PEUGEOT lança uma gama de serviços assentes em três pilares:

PEUGEOT Easy Charge, ou como facilitar o acesso dos clientes às diferentes soluções de carregamento:

  • Uma oferta de soluções de carregamento em casa ou no local de trabalho, através de uma ampla oferta de equipamentos (tomada reforçada Green’Up, Wall box, Smart Wall box, …), um diagnóstico para avaliar a instalação elétrica a fornecer e a melhor solução de carga, bem como a instalação final, serviços que são providenciados pelos nossos parceiros recomendados,
  • Uma oferta de carregamento público através da Free2Move, que permitirá aceder a uma rede de mais de 220.000 postos de carregamento na Europa: seleção dos postos de carregamento em função da distância, velocidade e preço de carregamento. Disponível consoante os países.

PEUGEOT Easy Move, ou como assegurar a mobilidade dos clientes em todas as circunstâncias (disponível futuramente):

  • Trip planner: uma ferramenta de planeamento e organização de grandes deslocações através da app para smartphones Free2Move Services, proposta dos melhores trajetos tendo em conta a autonomia restante e a localização dos pontos de carga ao longo do percurso.
  • Mobility Pass: mobilidade alargada e garantida graças a um pacote incluído no aluguer do veículo que permite ter um veículo disponível em qualquer momento e de acordo com as necessidades.

PEUGEOT Easy-Care ou como garantir tranquilidade aos clientes nos seus processos de conhecimento e utilização do seu veículo:

  • Novos simuladores e percursos digitais para ajudar a conhecer o veículo elétrico nos sites internet da marca PEUGEOT,
  • Contratos de serviços e assistência em viagem adaptados, que podem ser incluídos num único financiamento, para que o cliente desfrute do veículo com toda a tranquilidade,
  • Um certificado de capacidade da bateria é entregue a cada revisão, para facilitar a revenda do veículo, garantindo o nível de capacidade da sua bateria.
  • A bateria tem uma garantia de 8 anos ou 160.000 km para 70% da sua capacidade de carga.

PEUGEOT Styling: Um estilo forte e distinto

Fiel ao conceito de “Power of Choice” da marca, o novo PEUGEOT e-RIFTER conserva o estilo musculado, robusto e apelativo das versões térmicas, complementado por alguns detalhes distintivos.

No exterior:

  • Um monograma “e-RIFTER” na traseira,
  • Jantes de 16 polegadas de grande diâmetro (215/65 R16),
  • Tomada de carregamento no guarda-lamas traseiro esquerdo (no mesmo local do bocal de enchimento de combustível).

No interior:

  • Novo PEUGEOT i-Cockpit® digital equipado com um painel de instrumentos digital de 10 polegadas, ou um painel de instrumentos analógico com matriz de cores,
  • Grafismos específicos no ecrã tátil central com pack de Navegação conectada ativada por voz by TomTom Services, com informações de trânsito em tempo real e de zonas de perigo), bem como localização e disponibilidade de postos de carregamento públicos,
  • Um novo comando de caixa automática “e-Toggle”,
  • Um seletor de modo de condução que permite alternar entre os modos Eco, Normal ou Power,
  • Um travão de estacionamento elétrico.

Com este novo veículo que encarna plenamente o espírito power of choice, a PEUGEOT continua na vanguarda da eletrificação dos seus modelos, garantindo total mobilidade mesmo nos centros urbanos de acesso restrito.

O novo PEUGEOT e-RIFTER baseia-se em três pilares:

  • Serenity: oferecer uma gama de veículos particulares PEUGEOT 100% eletrificada em 2023,
  • Pleasure: prestações sem concessões, tendo o prazer de condução PEUGEOT como ADN,
  • Simplicity: acompanhar os clientes durante todo o processo de aquisição e de manutenção.

O novo PEUGEOT e-RIFTER será comercializado na Europa no segundo semestre de 2021, sendo a sua produção assegurada pela fábrica de Vigo, em Espanha.

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