DS Automobiles lança topo de gama DS 9 no mercado português

0
  • Novo DS 9 em Portugal exclusivamente na versão híbrida ‘plug-in’ E-TENSE;
  • Dois níveis de equipamento completos: Performance Line + e Rivoli +;
  • Sistema híbrido ‘plug-in’ com motor térmico 1.6 sobrealimentado e motor elétrico debita um total de 225 cv de potência e 360 Nm de binário;
  • Autonomia em modo elétrico supera os 50 quilómetros (WLTP);
  • Muito sofisticado e recheado de tecnologia, o DS 9 E-TENSE faz a síntese da excelência francesa da DS numa indústria automóvel em rápida evolução.

Parte integrante da nova geração de modelos da DS Automobiles, o novo DS 9 é uma grande e elegante berlina posicionada no topo da gama da marca premium francesa. Com o DS 9 E-TENSE, a DS Automobiles reforça claramente os seus argumentos em ‘design’, sofisticação e tecnologia. O novo modelo faz a síntese perfeita entre tradição, excelente ‘savoir-faire’ e tecnologia avançada. O novo DS 9 E-TENSE pretende ser, em suma, um convite à redescoberta da excelência do automóvel francês.

Silhueta elegante

Com 4,93 metros de comprimento, 1,85 metros de largura e jantes de grandes dimensões, com 690 mm de diâmetro, o novo DS 9 causa um efeito visual de maior impacte do que muitas outras berlinas da sua classe. O modelo assenta numa nova versão da arquitetura EMP2 (Efficient Modular Platform 2), com uma distância entre eixos jamais alcançada nesta plataforma, o que beneficia muito os passageiros atrás em matéria de espaço e conforto.

O ‘design’ revela uma silhueta elegante, com um óculo traseiro fortemente inclinado, ao estilo ‘fastback’. Com um formato de carroçaria de três volumes, o DS 9 espelha a mais recente linguagem de ‘design’ da DS Automobiles, com uma frente expressiva marcada pelas DS WINGS e o formato paramétrico da grelha, com o seu efeito diamante tridimensional, que acentua o relevo. No capô destaca-se o sabre guilhochado ‘Clous de Paris’, sendo a primeira vez que esta assinatura de interior da DS surge fora do habitáculo.

Numa alusão direta ao DS original de 1955, o DS 9 revela também formas cónicas nas extremidades exteriores posteriores do tejadilho. Inspiradas na lendária berlina, foram redesenhadas para acolher novas luzes traseiras, que assinalam a presença do automóvel.

A fluidez de uma linha ininterrupta traduz-se num contorno que nasce na grelha do capô e evolui pelo para-brisas, tejadilho e tampa da bagageira. As secções laterais são lisas, com uma linha alongada que se prolonga dos faróis dianteiros até às óticas traseiras. Este caráter é reforçado pelos puxadores das portas embutidos, pela cor da carroçaria e pelo tejadilho bicolor, enfatizando a elegância.

Na secção traseira é também evidente o objetivo de integrar cada aspeto de ‘design’ numa única expressão. Os guarda-lamas traseiros, o logótipo e a tampa da bagageira estão interligados com a mesma fluidez. Perfeitamente integradas neste esquema, as óticas esculpidas assumem o efeito de escamas, criando um contraste de efeito tridimensional vincado. As óticas decoradas por sabres laterais constituem uma homenagem aos elementos de ‘design’ dos grandes carroçadores franceses da década de 1930. Elegante e estreita, a terceira luz de travagem contribui para dar a impressão de a traseira ser mais larga e reforça o efeito visual do óculo traseiro. 

E-TENSE: sistema híbrido ‘plug-in’ com 225 cv e tração dianteira

O novo DS 9 E-TENSE destaca-se com um avançado sistema de motorização híbrida ‘plug-in’ que alia um motor a gasolina PureTech 1.6 sobrealimentado a um motor elétrico, debitando uma potência combinada de 225 cv e disponibilizando 360 Nm de binário máximo. Dotado de uma bateria de 11,9 kWh de capacidade, a autonomia do DS 9 E-TENSE em modo puramente elétrico, de acordo com a norma WLTP, é de 56 km. O consumo em ciclo misto é de 1,5 l/100 km, com emissões de 33-34 g/km de CO2.

Acoplado à caixa automática de oito velocidades, o motor elétrico desenvolve uma potência máxima de 80 kW (110 cv) e um binário máximo de 320 Nm. O sistema híbrido aciona o motor elétrico em várias ocasiões, nomeadamente no arranque do automóvel, quando o condutor pressiona mais o acelerador, para ultrapassar, por exemplo, e, evidentemente, no modo de condução elétrico de emissões zero (velocidade limitada a 135 km/h). Para maximizar a eficiência, o modo Electric é sempre selecionado automaticamente no arranque. Este modo é complementado por um modo Hybrid, concebido para gerir automaticamente os diferentes tipos de energia: condução 100% elétrica, 100% a gasolina ou a combinação de ambos, se a situação o exigir. Estas transições são extremamente suaves e impercetíveis na grande parte das vezes. O modo E-TENSE Sport aproveita ao máximo a potência disponível a partir da combinação do motor a combustão e do motor elétrico, ajustando o curso do pedal do acelerador, o regime de passagem da caixa de velocidades, a assistência da direção e a resposta da suspensão controlada eletronicamente. Tudo isto aumenta o prazer de condução e a eficácia dinâmica.

O DS 9 E-TENSE utiliza um sistema de regeneração de energia que recupera energia cinética para a bateria nas fases de desaceleração e travagem. O sistema possui uma função “B” que aumenta o poder de desaceleração – e recuperação – do motor elétrico, ativada puxando-se para trás o seletor da caixa de velocidades. Por seu turno, a função E-Save permite reservar níveis de energia na bateria, programáveis através do computador de bordo, para cumprir determinadas secções do percurso no modo puramente elétrico quando, por exemplo, o condutor sabe que vai entrar em zonas urbanas ou exclusivas para baixos níveis de emissões.

O carregador de bordo de 7,4 kW permite que a bateria seja carregada em 1h 30m, em pontos de carregamento domésticos ou públicos. O cabo fornecido de série é do tipo Modo 2 8A. 

DS LOUNGE: o ‘savoir-faire’ do luxo francês em benefício da viagem  

E se o conforto nos bancos traseiros fosse igual aos bancos dianteiros? Com o conceito DS LOUNGE, a DS Automobiles oferece uma experiência de primeira classe a todos os ocupantes do novo DS 9.

O requinte dos materiais de qualidade integrados em superfícies amplas, nomeadamente no tabliê, e os bancos confecionados com a máxima qualidade, são exemplos do cuidado colocado em todos os detalhes. As teclas em forma de cristal, sensíveis ao toque, os revestimentos das portas, do tejadilho e das palas do sol, são um convite ao toque e aos sentidos.

Com uma longa distância entre eixos de 2,90 metros, o DS 9 oferece grande espaço para pernas nos lugares traseiros. Com o Pack LOUNGE, os bancos traseiros possuem aquecimento, refrigeração e massagem, uma estreia na classe. O apoio de braço central tem um papel importante no conforto geral, apresentando características típicas de segmentos superiores, como o revestimento em couro, os espaços de arrumação com fichas USB integradas, os comandos da função de massagem dos bancos e a iluminação de boas-vindas. Com o DS 9, a marca ‘premium’ francesa pretende conferir um novo significado ao conforto individual, onde cada configuração pode ser ajustada à preferência de cada um. 

Personalização “DS Inspirations”

Este conforto de primeira classe é também demonstrado pelas opções de personalização “DS Inspirations”. Cada tema interior, batizado com o nome de bairros famosos de Paris, tem o seu próprio caráter, com bancos forrados a couro ou Alcantara®. A gama do novo DS 9 E-TENSE em Portugal contempla quatro interiores diversos, com os bancos em Alcantara® preto na DS Inspiration PERFORMANCE Line®, em couro granulado na DS Inspiration RIVOLI, e o couro Art Rubis Nappa da DS Inspiration OPÉRA, com o seu ‘design’ icónico em bracelete de relógio. Esta assinatura topo de gama é também oferecida com iluminação ambiente ajustável e multicolor, com oito tonalidades de cor, projetadas para criar um ambiente acolhedor, e um volante integralmente revestido a couro Art Rubis.

A alta precisão e a qualidade fazem parte do ‘savoir-faire’ francês. As costuras Ponto Pérola que realçam o requinte da confeção dos bancos e o revestimento do tabliê e dos painéis das portas são outros exemplos da elevada atenção ao detalhe. Os comandos da consola central possuem um acabamento ‘guilhoché’ Clous de Paris, a emblemática assinatura da conceituada casa relojoeira francesa, consubstanciada pelo belo relógio B.R.M que surge no topo do tabliê. 

Acústica: conforto e prazer

O ambiente acústico – uma das áreas em que cada modelo DS assegura qualidade de topo – alcança um novo patamar no novo DS 9 E-TENSE graças a intervenções específicas para suprimir os ruídos exteriores. Uma combinação de vidro acústico laminado e montagem reforçada dos painéis de carroçaria forma uma superestrutura rígida e com capacidade para eliminar ruídos e minimizar vibrações. O ambiente é aprimorado por um sistema de som FOCAL Electra, especificamente desenvolvido para o DS 9, dotado de novos ‘tweeters’ em aço inoxidável integrados na rede de 14 altifalantes instalados no habitáculo. 

DS ACTIVE SCAN SUSPENSION

O sistema DS ACTIVE SCAN SUSPENSION recorre a uma câmara dianteira para ‘leitura’ da estrada, sensores de nível, acelerómetros e sensores do grupo motor/caixa para registar todos os movimentos e preparar o amortecimento de cada roda em função das imperfeições do piso. Esta ação combinada resulta em maior segurança e tranquilidade em andamento, propiciando o máximo conforto. Esta avançada suspensão DS alia a serenidade de uma berlina de prestígio com a dinâmica de um coupé Grande Turismo. 

DS DRIVE ASSIST

Com o DS DRIVE ASSIST, o novo DS 9 E-TENSE permite uma condução semiautónoma de Nível 2, o que contribui para viagens longas feitas em maior conforto e com os melhores níveis de segurança. A velocidade é controlada em função do tráfego que circula na via. O sistema utiliza vários sensores para posicionar o DS 9 precisamente ao centro na sua faixa de rodagem, de acordo com as intenções do condutor no controlo da direção. Utilizável até aos 180 km/h (dependendo da legislação de cada país), o sistema controla a velocidade e a direção, sempre com a supervisão do condutor.

A gestão da velocidade é assumida pelo programador de velocidade adaptativo. Entre outras funções, o sistema controla automaticamente a condução em congestionamentos de tráfego, seguindo o veículo da frente no ‘pára-arranca’ sem necessidade de intervenção do condutor. No que toca à função Start/Stop do motor, se o automóvel estiver parado menos de três segundos, o motor volta a arrancar automaticamente. Se estiver imobilizado durante mais tempo, basta pressionar uma tecla ou o pedal do acelerador para o motor do DS 9 E-TENSE arrancar novamente.

A câmara de bordo DS DRIVE ASSIST reconhece as marcações tracejadas e contínuas na estrada. Em andamento, a câmara analisa constantemente as situações e interpreta as melhores ações a aplicar. Isso assegura que o automóvel se mantém na sua faixa, precisamente na posição pretendida pelo condutor. Se o condutor quiser retomar o controlo da direção, basta segurar firmemente o volante para se substituir ao sistema. A função também é interrompida quando são acionados os indicadores de mudança de direção para, por exemplo, mudar de faixa. O sistema pode ser ativado a partir da velocidade de 30 km/h, ficando então operacional entre zero e 180 km/h. 

DS PARK PILOT

O sistema de ajuda ao estacionamento DS PARK PILOT deteta um espaço livre com o automóvel em andamento, até 30 km/h de velocidade. O condutor para e indica no écrã tátil que pretende estacionar, paralelamente ou em espinha. Depois, basta manter pressionado o botão Park e o sistema assume o comando. A aceleração, a travagem e a direção são controladas automaticamente no acesso ou saída do lugar de estacionamento. Para interromper o movimento, basta libertar a tecla. 

DS NIGHT VISION

O DS NIGHT VISION desempenha uma função extremamente útil na ‘leitura’ da estrada durante noite. O sistema possui uma câmara de infravermelhos, instalada na grelha dianteira, capaz de detetar peões, ciclistas e animais até 100 metros de distância. O condutor visualiza os alertas no grande painel de instrumentos digital, que são apresentados em dois níveis: primeiro em cor amarela e depois em vermelha. Com estas classificações de alertas o condutor pode reagir atempadamente. 

DS DRIVER ATTENTION MONITORING

Através de uma câmara de infravermelhos montada acima do volante, com apoio de uma câmara na zona superior do para-brisas, o DS DRIVER ATTENTION MONITORING regista continuamente os olhos do condutor em busca de sinais de fadiga (piscar de olhos), a sua face (para onde está a olhar), os movimentos da cabeça que indicam distração e a trajetória do veículo face às marcações na estrada, especialmente desvios ou movimentos erróneos na direção por parte do condutor. O sistema consegue identificar perdas de atenção através da deteção de comportamentos fora do normal num destes fatores, tais como movimentos não lineares e erráticos ou piscar consecutivamente os olhos, ativando automaticamente um alerta sonoro e um alerta visual, apresentado no ecrã central, tanto de dia como de noite. 

DS ACTIVE LED VISION

Além do inegável efeito excelente do ponto de vista do ‘design’, o sistema de faróis DS ACTIVE LED VISION do DS 9 E-TENSE adapta-se em largura e alcance às condições de condução e à velocidade do veículo. Existem cinco modos de iluminação ativados automaticamente: Estacionamento, Cidade (a largura do feixe aumenta após cinco segundos de condução), Estrada (foca para a frente a partir de 50 km/h), Autoestrada (aumento do alcance a partir de 110 km/h) e Mau Tempo (aumento da potência dos módulos laterais e redução da intensidade dos projetores principais). As funções Faróis Direcionais e Comutação Automática entre máximos e médios completam este sofisticado sistema. 

DS 9 E-TENSE em Portugal: equipamento topo de gama

A oferta do novo híbrido ‘plug-in’ DS 9 E-TENSE no mercado português divide-se em dois níveis de equipamento: Performance Line + e Rivoli +. O equipamento de série é vasto, reforçando com tecnologia avançada as vertentes de conforto e segurança. Todos os DS 9 E-TENSE possuem, por exemplo, a suspensão ativa DS SCAN SUSPENSION, alerta de desvio de trajetória com correção automática de direção, travagem automática de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, programador de velocidade com limitador, sensores de estacionamento e câmara traseira, sistema de faróis DS ACTIVE LED VISION, bancos dianteiros aquecidos com comando elétrico (memórias no do condutor), sistema de acesso e arranque sem chave, painel de instrumentos totalmente digital, sistema de informação e entretenimento com ‘Mirror Link’ e navegação conectada, e jantes em liga leve de 19 polegadas.

Por comparação com a Performance Line +, a versão Rivoli + oferece adicionalmente de série o sistema de alerta de cansaço do condutor DS DRIVER ATTENTION MONITORING, sistema de posicionamento na faixa de rodagem, bancos dianteiros aquecidos, ventilados e com função de massagem, e sistema de climatização tri-zona, para citar apenas os equipamentos mais relevantes.

O DS 9 E-TENSE Performance Line + tem bancos forrados a Alcantara® e o Rivoli + a couro Preto Basalte. Para o Rivoli + é possível optar pelas DS Inspirations Opéra Couro Preto Basalto ou Couro Red Rubis (3950 euros). Entre o equipamento opcional está o estacionamento automático DS PARK PILOT (1000 euros no Performance Line + e 600 euros no Rivoli +), o sistema DS NIGHT VISION (1850 euros no Performance Line + e 1300 euros no Rivoli +) e o Pack Lounge de bancos traseiros aquecidos com ventilação e massagem (1450 euros no Rivoli +; de série com interior DS Inspiration Opéra).

O novo híbrido ‘plug-in’ DS 9 E-TENSE é comercializado em Portugal com preços a partir de 59.100 euros.

DS 9 E-TENSE

Principais características técnicas

           Sistema híbrido………………………………………………………………. 225 cv, 360 Nm

           Bateria………………………………………………………………… iões de lítio, 11,9 kWh

           Tempo de recarregamento 1:30 h (‘wallbox’ 7,4 kW), 6:30 h (tomada doméstica 230 V)

           Motor elétrico……………………………………………………. 80 kW (110 cv), 320 Nm

           Motor térmico 4 cilindros, 1,6 litros, turbocompressor, 180 cv/6000 rpm, 300 Nm/3000 rpm

           Transmissão…………………………………………………… automática, 8 velocidades

           Autonomia em Modo Elétrico (WLTP)……………………………………………. 56 km

           Consumo de combustível (WLTP)…………………………………………. 1,5 l/100 km

           Emissões CO2 (WLTP)……………………………………………………………. 33-34 g/km

           Velocidade máxima…………………………………………………………………. 240 km/h

           Aceleração 0-100 km/h…………………………………………………………………… 8,7 s

           Comprimento…………………………………………………………………………. 4934 mm

           Largura (com/sem espelhos)………………………………………….. 2079 / 1932 mm

           Altura…………………………………………………………………………………….. 1460 mm

           Distância entre eixos……………………………………………………………….. 2895 mm

           Capacidade da bagageira…………………………………………………………. 510 litros

           Peso…………………………………………………………………………………………. 1954 kg

           Rodas……………………………………………………….. jantes 19”, pneus 235/45 R 19

DS 9 E-TENSE

Gama e Preços

 Tipo de motorizaçãoPotênciaEmissões CO2*P.R.V.P.
DS 9 E-TENSE Performance Line +Híbrido ‘plug-in’225 cv33 g/km59.100 €
DS 9 E-TENSE Rivoli +Híbrido ‘plug-in’225 cv34 g/km61.000 €

     * WLTP, ciclo misto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.