João Maria Pereira garante pódio no Troféu Rotax Portugal de Karting 2020

0
  • Piloto de Alcobaça superou os seus objetivos entre 18 classificados da Micro-Max

No Rotax Max Challenge Portugal 2020, vulgo Troféu Rotax – emblemática competição de Karting e a mais antiga (já lá vão 20 anos) do calendário desportivo da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) –, João Maria Pereira foi um dos pilotos que mais se notabilizou entre os cerca de 80 participantes, já que garantiu a 3.ª posição final na sua categoria, a Micro-Max, com apenas 8 anos de idade, numa classe destinada a concorrentes até aos 10 anos. Promissor…

Tendo em conta o forte pelotão onde estava inserido, João Maria Pereira tinha como objetivo concluir a edição 2020 do Rotax Max Challenge Portugal no top-5, mas o piloto de Alcobaça superou largamente os seus intentos, dado que foi 3.º classificado.

No primeiro dia de competição da quinta e última jornada dupla, disputada no Kartódromo Internacional de Braga, João Maria Pereira foi o 2.º mais rápido nos treinos cronometrados – e o melhor português –, sendo 3.º classificado na prova, com a volta mais rápida na Final 1. No segundo dia de competição, o jovem piloto de Alcobaça esteve ainda mais forte ao garantir a pole-position e ao ser o mais rápido na Final 1.

Na Final 2, João Maria Pereira viu a bandeira xadrez no 4.º posto, mas depois foi relegado para a sexto lugar devido a duas penalizações. Ainda assim, o piloto de Alcobaça foi quarto classificado na prova, resultado que lhe permitiu assegurar o 3.º lugar final na edição 2020 do Rotax Max Challenge Portugal. “Estou muito satisfeito com a minha evolução. No início da época queria terminar no top-5, porque os meus adversários são muito fortes e experientes, mas com o apoio da minha equipa Júnior Racing Team, sobretudo com o trabalho do Mário Almeida e do Rui Pereira, mas também com o apoio de várias pessoas da equipa, consegui terminar no pódio. Estou muito feliz”, comentou João Maria Pereira, que apesar de ter completado apenas 8 anos de idade recentemente, tendo mostrado bastante maturidade no seio da equipa.

Nota final para facto de João Maria Pereira ter disputado em 2020 a sua primeira competição com adversários de vários países, nomeadamente o Rotax Max Challenge International Trophy, no Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão. Apesar de enfrentar uma concorrência bem mais experiente, o piloto português deu boas indicações, dado que obteve bons tempos. A sua rapidez só não se materializou em resultados positivos devido à sua juventude e à falta de experiência em competições desta natureza, mas evidenciou potencial para o futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.