O superdesportivo Lamborghini SC20 com assinatura da Squadra Corse

0
  • Exemplar único sem capota com motor V12 desenvolvido pela Lamborghini Squadra Corse
  • Carroçaria em fibra de carbono com aerodinâmica de competição
  • Design inovador criado pelo Lamborghini Centro Stile

A Lamborghini Squadra Corse apresenta o SC20, exemplar único de um superdesportivo de competição homologado para utilização em estrada. O SC20 é o segundo modelo one-off criado pelo departamento de competição da Lamborghini e desenhado pelo Centro Stile em Sant’Agata Bolognese: o modelo foi desenvolvido segundo dos desejos do cliente, que esteve envolvido no projeto desde os primeiros esboços realizados pelos designers da Lamborghini.

O objetivo comum era criar um veículo único, extremo em termos de design e de prestações, capaz de combinar soluções aerodinâmicas oriundas dos Lamborghini de competição, incorporando linhas sem precedentes e detalhes exclusivos. “Dois anos depois do SC18 Alston, o SC20 constituiu um novo e intrigante desafio. As principais fontes de inspiração foram o Diablo VT Roadster, o Aventador J, o Veneno Roadster e o Concept S: o resultado é uma dramática combinação de criatividade e atitude racing”, comenta Mitja Borkert, responsável máximo de design do Lamborghini Centro Stile.

A carroçaria em fibra de carbono foi polida e alisada à mão pelos engenheiros de aerodinâmica da Lamborghini, para proporcionar um fluxo de ar otimizado, tanto em termos de performance como para os ocupantes do cockpit, garantindo uma condução confortável a céu aberto mesmo a altas velocidades. O pronunciado splitter dianteiro é emoldurado por duas aletas, e as tomadas de ar no capô dianteiro são inspiradas pelas do Huracán GT3 EVO, enquanto que os painéis laterais esculpidos refletem as soluções adotadas no Essenza SCV12. A musculada traseira é encimada por uma asa traseira em carbono de grandes dimensões, que pode ser regulada em três posições: carga baixa, média e alta.

O SC20 apresenta pormenores exclusivos, começando pelas cores da carroçaria, em que a base é o Bianco Fu (branco), criado especificamente para o cliente, e no qual se destacam os elementos em Blu Cepheus (azul). A mesma tonalidade encontra-se presente no interior, alternando com o Nero Cosmus (preto) e o Bianco Leda (branco). O elemento mais significativo no habitáculo é a fibra de carbono visível, utilizada na cobertura do painel frontal, no compartimento traseiro, nos painéis das portas, na consola central e nas aplicações no volante, para além da monocoque. A fibra de carbono também é utilizada na estrutura dos bancos, revestidos a Alcantara e pele. Por seu turno, as pegas das portas são maquinadas numa peça única de alumínio sólido. Por último, as saídas de ventilação foram criadas fazendo de tecnologia de impressão 3D na fábrica de Sant’Agata Bolognese.

Maurizio Reggiani, Diretor Técnico da Automobili Lamborghini, afirmou: “O SC20 é uma combinação de sofisticada engenharia, manufatura italiana, desportividade e design de vanguarda. É, também, um exemplo da aplicação do nosso motor V12 e da fibra de carbono num radical veículo aberto, que, de forma inconfundível, encerra o ADN da Lamborghini”.

O seu motor é baseado no V12 de topo de gama da Lamborghini: o V12 aspirado de 6498 cm3, capaz de disponibilizar 770 cv às 8500 rpm, e um binário máximo de 720 Nm às 6750 rpm, tendo acoplada a otimizada caixa de 7 velocidades ISR (Independent Shifting Rod). A potência é transmitida ao solo pelo sistema de quatro rodas motrizes com diferencial central eletrónico, e os pneus Pirelli PZero Corsa estão montados em jantes de alumínio com porca de fixação central, de 20 polegadas na frente, e de 21 polegadas atrás-

Giorgio Sanna, chefe da Lamborghini Motorsport, referiu: “O SC20 é mais um exercício técnico e de estilo que combina a experiência da Squadra Corse com o design da Lamborghini, magistralmente interpretado pelo nosso Centro Stile com base nos desejos do cliente, que foi o

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.