Novo Volkswagen Caddy já disponível para encomenda

0
  • Base tecnológica inovadora: completamente redesenhado, o Caddy utiliza a plataforma transversal modular (MQB)
  • O Caddy é uma solução universal, posicionado entre os monovolumes familiares e os furgões de entregas urbanas
  • Carismático exterior e interior: design surpreendentemente desportivo e com foco na funcionalidade e versatilidade
  • Distância entre eixos maior e porta de correr mais larga: o Caddy Maxi tem agora espaço para transportar até duas europaletes
  • Mais seguro e fácil de conduzir: cinco dos 19 sistemas de assistência ao condutor são novos e os restantes foram amplamente atualizados e expandidos
  • Digitalizado e conectado: pela primeira vez, opcionalmente disponível com instrumentos digitais e numerosos serviços online
  • Com o “Digital Cockpit” tudo se torna mais simples e ganha outra cor e dimensão
  • Uma nova tecnologia com dois conversores catalíticos (SCR) torna os motores TDI mais limpos que nunca
  • Preços em Portugal a partir de 17.273 euros (sem IVA, não inclui despesas administrativas ou de transporte).

Maior, mais prático e versátil, mais eficiente, mais inteligente, mais equipado e o mais digital de sempre. A quinta geração do Volkswagen Caddy já pode ser encomendada na rede de concessionários Volkswagen Veículos Comerciais, nas versões Cargo e MPV. Está disponível com motorização 2.0 TDI com caixa de 6 velocidades e é o primeiro veículo do seu segmento com condução autónoma de nível 2. Os preços no mercado nacional começam nos 17.273 euros (sem IVA).

O novo Volkswagen Caddy destaca-se como um furgão de carga, um monovolume familiar, um shuttle para turismo ou uma autocaravana com uma versatilidade ilimitada. Completamente redesenhado, esta é a quinta geração de um modelo do qual já foram produzidas mais de três milhões de unidades. Antes de chegar a Portugal, o novo Volkswagen Caddy venceu o prémio Furgão do Ano 2021, atribuído pela Revista Automotive.

O novo Caddy já pode ser encomendado nos concessionários Volkswagen Veículos Comerciais. Para as primeiras 30 encomendas é oferecida uma extensão de garantia de 5 anos ou 100.000 km. Cada concessionário dispõe de modelos de exposição para que possa conhecer o novo mundo Caddy. O configurador Volkswagen Comerciais já inclui o novo modelo Cargo, que pode ser personalizado de acordo com as necessidades profissionais de cada um.

Concebido a partir de uma folha em branco, com design baseado, pela primeira vez, na Plataforma Modular Transversal (MQB), cada detalhe é novo. O “mundo Caddy” muda e passa a incorporar as novas tecnologias de vanguarda: os inovadores sistemas de assistência ao condutor aumentam a segurança e o conforto e facilitam a condução; os sistemas de manuseamento e infotainment em rede convertem o Caddy num smartphone sobre rodas; uma nova tecnologia com dois conversores catalíticos (SCR) torna os motores TDI mais limpos que nunca.

Design carismático e novas características exteriores

O design exterior é completamente novo e surpreendentemente desportivo. Ao mesmo tempo, foram significativamente melhorados o posto de condução e a gestão funcional dos controlos, e ainda a oferta de espaço no interior vanguardista. Ainda assim, o ADN único do Caddy continua genuíno, pleno de versatilidade e de funcionalidade. O Caddy é uma solução universal, posicionado entre os monovolumes familiares e os furgões de entregas urbanas.

A mudança para a plataforma MQB é evidente numa maior distância entre eixos, o que confere ao novo Caddy proporções muito mais dinâmicas: um incremento de 2682 para 2755 mm. Os designers utilizaram a vantagem técnica de criar uma carroçaria completamente nova sobre esta base: simultaneamente carismática e prática, pode acomodar até sete pessoas. Em termos tecnológicos e de equipamento, o exterior da Caddy caracteriza-se por uma série de novas funcionalidades. Estas incluem, como opções, o auxílio elétrico de fecho das portas de correr e portão traseiro, além de um teto panorâmico com uma superfície vidrada particularmente grande, com 1,4 m2, que se estende por cima das primeira e segunda filas de bancos. Também são novidade as jantes em liga leve até 18 polegadas e, nos níveis de equipamento das versões superiores, novos faróis e luzes traseiras em LED. A Caddy também oferece pela primeira vez o sistema de ignição e bloqueio sem chave Keyless Access (Kessy, abreviado) e o “Digital Cockpit.

A nomenclatura para as linhas de equipamento das versões de passageiros também foi revista: “Trendline” passa a ser “Caddy”, “Comfortline” torna-se “Life” e “Highline” é agora “Style”.

Grande interior, com posto de condução digitalizado de elevada tecnologia

O interior da quinta geração deste polivalente modelo impressiona com novas soluções de elevada tecnologia e uma oferta de espaço muito maior. A versão longa – o Caddy Maxi –, por exemplo, oferece espaço suficiente para transportar até duas europaletes, que podem, opcionalmente, ser carregadas centralmente em sentido transversal/traseiro ou em sentido transversal/traseiro longitudinal. O Caddy Cargo oferece 3,1 m3 de espaço de carga (norma SAE V6), sendo de 3,7 m3 na versão longa. Por sua vez, a largura máxima é de 1230 mm e a largura das portas deslizantes passou a ser de 840 mm (anteriormente 701 mm). Já o comprimento máximo do espaço de carga é de 1797 mm e de 2150 mm (Cargo Maxi).

As versões de passageiros e Kombi são oferecidas de série com cinco bancos e, opcionalmente, tal como no modelo anterior, pode ser contemplada uma terceira fila, transformando rapidamente o Caddy num veículo de sete lugares. Uma nova característica é que os bancos da terceira fila podem ser removidos individualmente, oferecendo assim flexibilidade máxima. O Combi e a família MPV oferecem espaço de bagagem até 2556 litros; e com cinco pessoas a bordo a volumetria é de uns impressionantes 1213 litros, carregado até a altura das costas dos bancos. O comprimento do espaço de carga do Combi e do MPV é de 1913 mm até a primeira fila de bancos, e a largura máxima é de 1185 mm.

Com o “Digital Cockpit” tudo se torna mais simples e ganha outra cor e dimensão. No seu ecrã de 25,4 cm, o condutor pode escolher entre três modos de visualização possíveis. Esta seleção é feita através do botão “View”, integrado no volante multifunções. Por exemplo, ao selecionar o primeiro modo de visualização são apresentados o conta-rotações e velocímetro, e no meio do ecrã é mostrada uma opção selecionada pelo condutor, como a lista telefónica do seu smartphone. As funcionalidades e dinâmica do cockpit digital fundem-se com o sistema de infotainment e, juntos, disponibilizam inúmeras funcionalidades.

A arquitetura do painel de instrumentos e de comando foi completamente redesenhada: as interfaces interativas para o condutor e passageiro do banco dianteiro são formadas pelo novo “Digital Cockpit” (painel de instrumentos digital, em opção) e pelos sistemas de rádio e infotainment com grandes ecrãs de 6,5, 8,25 e 10 Polegadas.

A fusão do “Digital Cockpit” e do sistema de navegação topo de gama de 10 polegadas dá lugar a um novo panorama digital dos elementos de visualização e de comando, denominado “Innovision Cockpit”. Nesta ótica, o Caddy tem uma grande semelhança com o Golf da oitava geração. Através de uma unidade de conectividade online (OCU) com eSIM integrado, os sistemas de infotainment são capazes de aceder aos serviços e funções online móveis da “Volkswagen We”, o que significa que o novo Caddy está “sempre online” (MOD). Os sistemas de infotainment podem aceder aos serviços online e às funções do “Volkswagen We” através da unidade de controlo do módulo de chamada de emergência e a unidade de comunicação (OCU) com eSIM integrado. O inovador ar condicionado e os controles do sistema de infoentretenimento são, pela primeira vez, também digitais, apresentando controlos deslizantes fáceis de usar.

Outras novidades no Caddy são as superfícies digitais táteis para as funções de luz, visão, áudio e menu multifunções. O comando rotativo giratório para as luzes desaparece, sendo substituído pelo painel tátil “Light & Sight”, situado à esquerda do volante. Desta forma, o condutor pode aceder rapidamente e de forma mais fácil aos itens do menu do sistema de controlo central, através dos botões de acesso direto. Além disso, as luzes interiores em LED, os bancos ergonómicos e uma fonte de alimentação de 230 V para dispositivos externos aumentam o conforto da vida a bordo. Novidades são também as saídas de ar no tejadilho, para uma melhor climatização, e ventilação rápida e independente na parte traseira do habitáculo.

O Caddy está disponível com 5 e 7 lugares e, no que diz respeito a tecnologia e equipamento, distingue-se por inúmeras novidades, como: fecho elétrico opcional para as portas de correr laterais e para o portão traseiro; teto panorâmico amplo, com 1,4 m2, que se estende da primeira às segunda filas de bancos; novas jantes de liga leve; faróis frontais e traseiros em LED. Também a bordo do Caddy pela primeira vez está o sistema de fecho e arranque sem chave (Keyless Acess, ou Kessy, abreviadamente).

Novos sistemas de assistência tornam o Caddy mais seguro, mais confortável e mais fácil de conduzir

Cinco dos 19 sistemas de assistência ao condutor do Caddy são novos, e os restantes foram amplamente atualizados e expandidos. Os novos sistemas incluem o “Travel Assist”, pela primeira vez num veículo comercial da Volkswagen, que facilita a condução com assistência numa faixa mais alargada de velocidades de circulação. Em combinação com o “Travel Assist”, o novo volante multifunções do Caddy também está equipado com sensores capacitivos. Tal deve-se a razões de ordem legal e de segurança: o condutor deve controlar permanentemente a viatura. Os sensores capacitivos do volante asseguram uma deteção precisa e suave de uma mão do condutor, evitando alarmes falsos. Agora, o novo Caddy também oferece a assistência para manobras com reboque em marcha atrás, o “Trailer Assist”, já conhecido da Crafter e Transporter. O “Trailer Assist” simplifica o controlo e manobra de reboques e auxilia-o em estacionamentos transversais e em manobras de marcha-atrás em direção a rampas.

Outro sistema inovador que também é proposto em opção é o “Side Assist”, incluindo “Rear Traffic Alert”: com este assistente de mudança de faixa de rodagem, o Caddy ajuda-o, dentro dos limites do sistema, a manter-se na faixa de rodagem. Sensores de radar na traseira monitorizam as áreas atrás do automóvel e o ângulo morto, e o sistema indica a presença de potenciais perigos através de um aviso ótico no espelho retrovisor exterior. Em caso de necessidade, o sistema consegue, dentro dos seus limites, travar o automóvel, para evitar uma colisão ou minimizar a gravidade do impacto.

Por sua vez, o sistema “Lane Assist” deteta os limites da faixa de rodagem através de uma câmara multifunções e corrige a trajetória do veículo, caso as linhas sejam ultrapassadas. O “Adaptive Cruise Control” (ACC) com assistente de colisão frontal “Front Assist”, com travagem de emergência autónoma, é um sistema que pode ser especialmente prático em autoestradas ou estradas rurais em bom estado de conservação. O ACC com assistente de colisão frontal com travagem de emergência pode manter e controlar a velocidade do veículo, tendo em conta a distância ao veículo da frente. Em combinação com as caixas de velocidades DSG, permite conduzir de forma mais descontraída.

Os dois conversores catalíticos (SCR) reduzem significativamente as emissões de NOx dos motores TDI

O Caddy está disponível a diesel, gasolina ou gás natural. Os seus motores são de última geração e cumprem as normas de 2020 e as normas de emissões EURO 6 de 2021. Dependendo da versão, o consumo do Caddy foi reduzido até cerca de 12% em comparação ao antecessor.

Tal como os sistemas de assistência ao condutor, os novos motores de quatro cilindros do Caddy também são inovadores. São motores de uma nova geração evolutiva, que, naturalmente, cumprem as normas de emissões Euro 6 de 2021 e estão todos equipados com filtros de partículas. Também a ser utilizados pela primeira vez em motores TDI com potências entre 75 cv (55 kW) e 122 cv (90 kW) estão os dois conversores catalíticos (SCR), de forma a reduzir significativamente as emissões de óxido de azoto (NOx). Uma novidade que torna os motores TDI do Caddy entre os diesel mais limpos do mundo.

Também eficiente e sustentável é o motor a gasolina turbo (TSI), que debita 116 cv (84 kW), e o motor a gás natural comprimido (TGI). As novas tecnologias do sistema de propulsão têm um efeito visivelmente positivo, tanto ecologicamente como ao nível económico: dependendo da versão do motor, o consumo de combustível estimado para o Caddy é até 12% inferior ao modelo anterior. Por exemplo, o consumo de combustível combinado da nova geração Caddy 2.0 TDI com caixa manual de 6 velocidades e potência de 102 cv (75 kW) é de 4,7 l/100 km – menos 1,4 l/100 km em comparação com o motor da quarta geração.

O novo design exterior também contribui para a eficiência do veículo: o valor Cx do coeficiente aerodinâmico (modelo anterior: 0,33) pode ser reduzido no novo Caddy até 0,30, uma nova referência neste tipo de veículos.

O equipamento de todas as versões é mais amplo do que nunca

A quinta geração do Caddy chega agora a Portugal nas versões comerciais Cargo (furgão com painéis laterais em chapa) e em várias variantes de passageiros (MPV). A nomenclatura das linhas de equipamento de veículos de passageiros foi reconfigurada: o modelo base será o “Caddy”; segue-se a linha “Life”, e, finalmente, a linha premium “Style”. Todos os modelos estão ainda mais bem equipados do que as versões correspondentes da geração anterior. Por exemplo, o novo Caddy Cargo pode ser equipado com portas traseiras totalmente metálicas, sem janelas (para melhor proteção contra roubos). Equipamento de série na versão Cargo são os vidros elétricos dianteiros, espelhos retrovisores exteriores elétricos, travão de mão eletrónico com função Auto Hold, novos faróis H7 e iluminação de placa da matrícula em LED. Também são novos na gama os apoios de braços opcionais nos bancos.

A linha de equipamento “Caddy” do modelo Kombi e da versão de passageiros inclui outras funcionalidades de série, como um volante multifunções, duas portas de correr laterais, um sistema de rádio com ecrã de 6,5 polegadas, ar condicionado e sistema de deteção de fadiga. Acrescem na linha “Life” as jantes de liga leve de 16 polegadas, um sistema de infotainment com ecrã de 8,25 polegadas, mesa desdobrável para a segunda fila de bancos, barras de tejadilho (pretas), para-choques na cor da carroçaria, espelhos retrovisores exteriores retráteis, com regulação elétrica e aquecidos, consola central com apoio central de braços e regulação dos apoios lombares do banco do condutor.

Os clientes que optam pela linha “Style” têm o Caddy equipado com jantes de liga leve de 17 polegadas (as de 18 polegadas são propostas como opção), faróis e luzes traseiras em LED, ajuda de estacionamento “ParkPilot” (frente e traseira), barras de tejadilho prateadas e pacote cromado para o exterior. No interior, são propostos de série, entre outros elementos, um volante multifunções em couro, ar condicionado automático (Air Care Climatronic), App Connect, revestimentos dos bancos em “ArtVelours” e, pela primeira vez, instrumentos digitais (Digital Cockpit).

Os preços (sem IVA) começam nos 17.273 euros – versão Furgão Cargo 2.0 TDI 75 cv (não inclui despesas administrativas e de transporte).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.