Rafael Lobato faz a festa em dia de consagração de Pedro Alves e José Maria Bastos no Kia GT Cup!

0

Houve animação a rodos e suspense até final entre todas as categorias em disputa. Mas sempre com um denominador comum no momento de receber a bandeirada de xadrez: os nomes de Rafael Lobato (Pro), Pedro Alves (Club) e José Maria Bastos (Júnior) — vencedores das três corridas que, hoje, tiveram lugar no Circuito do Estoril!

Apesar da manutenção das condições climatéricas traiçoeiras que, tudo indicam, irão marcar esta 10ª edição do Estoril Racing Festival, os pilotos do Kia GT Cup responderam ao desafio com garra e determinação. Houve tempo para boas surpresas, como o excelente andamento de Alex Areia na categoria Pro, que acumulou dois segundos e um terceiro lugares. Manuel Gião também foi ao pódio por duas vezes e Francisco Carvalho por uma, o que diz tudo sobre a competitividade da categoria.

Mas, apesar da boa réplica dos seus adversários, incluindo-se aqui o jovem colega de equipa na Speedy Motorsport (Alex Areia, campeão da categoria Júnior do Kia GT Cup em 2019), o piloto do carro nº 4 (Rafael Lobato) esteve numa classe à parte ao longo deste sábado, juntando aos triunfos a volta mais rápida em duas das três contendas realizadas.

HORA DAS DECISÕES

Uma demonstração de força que o coloca muito perto do objetivo confesso de se sagrar campeão da primeira temporada do Kia Ceed GT, aguardando-se agora pelo desfecho das três corridas que terão lugar no Domingo, de modo a confirmar a vantagem pontual que detém sobre os rivais.

Na categoria Club, Pedro Alves voltou a assumir papel de destaque, com três triunfos indiscutíveis. Além de vincar a sua velocidade ao volante do Picanto, a pontuação obtida neste segundo dia do Estoril Racing Festival permite-lhe, desde logo, revalidar o campeonato obtido na temporada transata. Resta-lhe a corrida de consagração (a quarta do programa desportivo deste Estoril Racing Festival) antes da experiência, prometida, ao volante de um Kia Ceed GT.

Após a conquista do bicampeonato e a superioridade demonstrada em 2020, aguarda-se com expectativa que o piloto vila-realense (Pedro Alves) opte pela transição para a categoria Pro já a partir de 2021.

Quem não só cumpriu, como superou, as suas expectativas foi Francisco Coutinho. De volta ao Kia Picanto GT após um ano de ausência, o regresso do piloto do Teaam Nuoorte ao Troféu mais picante da Velocidade Nacional mostrou-se particularmente saboroso, resultando em três subidas ao 2º lugar na categoria Club.

A fechar o pódio, a 3ª posição foi repartida entre Pompeu Simões, Miguel Martins e Tiago Madeira, sempre com a ameaça de Paulo Gonçalves Duarte. Uma quadra que irá fazer de tudo para assegurar a melhor classificação possível na derradeira corrida do fim-de-semana para os pilotos desta categoria.

Igualmente em destaque entre os Club, Manuel Moura Teixeira e o filho, Samuel Teixeira, que fez a sua estreia em competição ao volante do Picanto. Mas também as duplas Vítor Fernandes/Paulo Gaspar e Luís Lourenço/Miguel Lourenço — pilotos que continuam a evoluir e a esboçar sorrisos sempre que entram no carro.

RECUPERAÇÃO ÉPICA

Já na categoria Júnior, assistiu-se a um volte-face extraordinário graças aos três triunfos, intocáveis, de José Maria Bastos — um resultado que o coloca como campeão virtual da sua classe, apesar de partir da 4ª posição da categoria à entrada para esta prova, num momento em que ainda falta apurar a pontuação relativa ao seu desempenho mediático durante a última prova do ano.

Atrás dele, tudo por decidir entre o 2º e o 4º lugar da classe, cabendo esta discussão aos jovens Luís Maria Lisboa, João Aguiar-Branco e Pedro Pinto. Já David Matos Chaves e Guilherme Dal Maso tentarão materializar numa ida ao pódio a rapidez evidenciada ao longo do dia.

Ao volante do Kia Ceed GT, Hugo Marcos, Jorge Serôdio, Alfredo Lavrador, Nuno Madeira e Pedro Gomes usufruíram da mais recente evolução do carro, elogiando a potência, comportamento e prazer de condução de um projeto que volta a ter a assinatura da Kia Portugal e da CRM Motorsport.

“Vivemos um excelente dia de competição, com diversas batalhas entre todas as categorias em disputa”, analisa João Seabra.

“É com agrado que dou os parabéns ao Pedro Alves pela revalidação do título obtido em 2019 na categoria Club, convidando-o, desde logo, a dar o passo seguinte já na próxima temporada aos comandos da mais recente evolução do Kia Ceed GT. Talento não lhe falta, bem como à restante comitiva do Troféu, o que naturalmente nos enche de orgulho e entusiasmo”, prossegue o Diretor-Geral da Kia Portugal.

“Verificámos, ainda, que o José Maria Bastos tem fibra de campeão, revolucionando as contas da categoria Júnior na última prova da temporada 2020 quando falta disputar a derradeira corrida do ano, e igualmente que o Rafael Lobato tem tudo para somar mais um título ao seu currículo de sonho, apesar da forte oposição dos seus adversários”, remata Tiago Raposo Magalhães, CEO da CRM Motorsport.

Volvidas as três primeiras corridas do fim-de-semana, os pilotos do Kia GT Cup regressam este Domingo ao Circuito do Estoril para mais três confrontos em pista que têm tudo para ser tão ou mais emocionantes. Destaca-se a definição do grande campeão da categoria Pro, mas também o desenrolar da Picanto Cup — competição que terá lugar entre as corridas 5 e 6 que constam no programa desportivo.

Todas as informações a respeito desta prova podem ser consultadas nas redes sociais do Kia GT Cup (Instagram e Facebook) e através do link do sistema oficial de live-timing, em https://livetiming.alkamelsystems.com/circuitoestoril

Kia GT Cup em “power-slide” na abertura do Estoril Racing Festival!

Arrancou debaixo de chuva e vento, mas sem nunca descurar a garra que caracteriza o Troféu mais picante do automobilismo nacional! No Circuito do Estoril para a derradeira prova da temporada, os pilotos do Kia GT Cup usaram de todo o seu repertório ao volante no primeiro dia de competição do Estoril Racing Festival para cumprirem, com sucesso, as duas sessões de qualificação previstas no programa desportivo.

À procura do melhor acerto (e aderência) para os seus carros, pilotos e equipas aproveitaram as sessões de treinos para afinarem a fórmula que os levaria a marcar o tempo mais rápido. Mas, no final do dia, essa honra coube a Rafael Lobato (Pro), Pedro Alves (Club), Pedro Pinto e José Maria Bastos — rejubilantes com os pontos extra obtidos e que podem vir a ser determinantes na luta pelo título de campeão!

O estado do piso colocou os nossos guerreiros à prova, e não raras vezes foi possível vê-los num “power-slide” controlado. Apesar da imagem exterior de grande dificuldade no controlo dos carros, a verdade é que a maioria se mostrava sorridente com as condições da pista.

Esta sexta-feira ficou ainda marcada pela estreia de vários pilotos ao volante do novo Kia Ceed GT, a mais recente proposta da Kia Portugal e da CRM Motorsport para a Velocidade Nacional. Após um primeiro ano de sedimentação das suas bases, a Organização está já a trabalhar no segundo passo do projeto, com o carro a crescer em binário e potência já a partir de 2021!

Ao volante desta evolução estiveram Hugo Marcos, Jorge Serôdio, Alfredo Lavrador, Nuno Madeira e Pedro Gomes, que saíram visivelmente satisfeitos e surpreendidos com o que sentiram a bordo do Ceed GT, aguardando agora, com expectativa, a estreia em ritmo de corrida.

“Costuma dizer-se que é na adversidade que se vê o verdadeiro caráter das pessoas e hoje tivemos mais uma prova da destreza dos pilotos do Kia GT Cup”, refere João Seabra, Diretor-Geral da Kia Portugal. “Estou certo de que amanhã teremos corridas igualmente emocionantes, cientes de que tudo pode acontecer na batalha pelas três categorias da competição”.

“Apesar das condições atmosféricas difíceis, os nossos pilotos não cometeram erros e voltaram a vincar a sua enorme rapidez e talento ao volante”, confirma Tiago Raposo Magalhães, CEO da CRM Motorsport.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.