Nova Inteligência Artificial do Ford Kuga Hybrid ajuda os condutores
Durante várias décadas, os sistemas de tração às quatro rodas têm proporcionado mais aderência aos condutores que enfrentam condições escorregadias enviando energia para as quatro rodas – mas à custa de um maior consumo de combustível.
Depois veio a tecnologia de tração integral (AWD), capaz de detetar quais as rodas com melhor tração e de enviar mais potência a essas rodas para uma aderência extra com uma penalização reduzida de combustível.
Agora, a Ford foi mais longe introduzindo a tecnologia “AWD disconnect” para os modelos Kuga SUV, incluindo o novo Kuga Hybrid. A tecnologia utiliza inteligência artificial para desligar o sistema de tração integral inteligente1 do Kuga em condições de condução favoráveis para uma eficiência de combustível ainda maior e pode voltar a ligar-se mais rapidamente do que um piscar de olhos quando decide que os condutores podem voltar a beneficiar de uma aderência extra.
Apesar dos condutores poderem enfrentar estradas com condições escorregadias durante todo o ano, a tração integral inteligente1 oferece um benefício particular durante os meses de inverno, quando a chuva, a neve e o gelo tornam regularmente as superfícies das estradas mais difíceis. Uma superfície de estrada tornada escorregadia, pelas condições meteorológicas ou por um depósito como petróleo ou lama, representou 8% dos acidentes rodoviários no Reino Unido, em 2019.2
À medida que os condutores em toda a Europa se preparam para as escapadelas sazonais e as viagens na estrada, a desconexão AWD poderia ajudá-los a manter uma trajetória mais segura na estrada ao mesmo tempo que proporciona uma poupança de combustível de aproximadamente 6,5%, de acordo com os dados da Ford, mudando para a tração às rodas dianteiras quando apropriado.
“A tração integral não é apenas para quando conduzimos fora de estrada. A tração extra pode tornar as viagens mais tranquilas, seguras e menos stressantes para os condutores, particularmente em condições de inverno”, disse Glen Goold, engenheiro chefe do programa Kuga. “Concebemos o nosso novo Kuga Hybrid para ajudar os condutores a poupar nos custos de combustível. A inteligência artificial da desconexão AWD permite-lhes fazer exatamente isso ao mesmo tempo que mantêm todos os benefícios da tração integral inteligente”.
“Lógica Difusa”
O sistema de tração integral inteligente1 do Kuga Hybrid monitoriza continuamente quais as rodas com melhor tração na superfície da estrada, utilizando informação dos sensores em redor do veículo.
A potência do motor híbrido-elétrico a gasolina é distribuída sem problemas entre as rodas dianteiras e traseiras para uma progressão suave e uma excelente resposta em curva, com ajustes que demoram menos de 20 milissegundos. Em situações em que as rodas dianteiras não têm tração, o sistema pode mesmo enviar 100 por cento da potência para as rodas traseiras.
A sofisticada funcionalidade de desconexão AWD utiliza um cérebro eletrónico dedicado e um algoritmo de “lógica difusa” para determinar se a energia para as rodas traseiras pode ser completamente desconectada nas circunstâncias existentes, por exemplo; quando se circula numa autoestrada em condições quentes e secas. Isto faz com que a tração dianteira do Kuga Hybrid seja temporariamente acionada para uma eficiência de combustível ainda maior.
Crucialmente, a desconexão AWD está sempre pronta para voltar a ligar a energia à roda traseira se detetar que a tração integral inteligente1 é – ou poderá ser em breve – necessária. A desconexão AWD monitoriza a informação dos sistemas, incluindo: controlo de tração e travões antibloqueio, para determinar a rotação e o deslizamento das rodas; ativação do limpa pára-brisas e temperatura exterior, para determinar as condições meteorológicas; e pode mesmo detetar se o Kuga Hybrid está a rebocar um atrelado, para o ajudar a chegar a uma decisão em apenas 10 milissegundos.
“Lógica Difusa” refere-se ao algoritmo, que pode ter em conta todo o tipo de variáveis antes de tomar uma decisão, tal como eu ou você fazemos quando decidimos o que vestir com base na previsão do tempo, a altura do ano, olhando para o exterior e para onde vamos”, disse Scott Beiring, supervisor de aplicações da linha motriz da Ford. “Para o Kuga, isso significa que a tração integral inteligente1 não engata só porque os limpa pára-brisas estão ligados. O algoritmo tem em conta a informação de vários sensores antes de decidir se deve ou não engatar, mas faz muito mais rápido do que qualquer humano poderia”.
Possuir o novo Kuga Hybird sem esforço
Parte da mais eletrificada linha de modelos de sempre da Ford, o novo Ford Kuga Hybrid utiliza um motor híbrido completo para proporcionar a máxima eficiência3 e refinamento de energia elétrica pura, sem necessidade de carregar a partir de uma fonte de energia externa, rivalizando em termos de autonomia com os modelos a gasóleo.
O Kuga Hybrid é também o primeiro Kuga a combinar um motor eletrificado com a opção da tecnologia de tração integral inteligente1 da Ford, dependendo do mercado, para uma experiência de condução otimizada.
A tração integral inteligente1 também é oferecida para o Kuga 190 PS 2.0 litros EcoBlue, na variante automática de oito velocidades.
Notas:
1 As funcionalidades de ajuda à condução são complementares e não substituem a atenção do condutor, o julgamento e a necessidade de controlar o veículo..
2 https://www.gov.uk/government/statistical-data-sets/ras50-contributory-factors
3 Eficiência de combustível do Kuga Hybrid de tração integral a partir de 5,7 l/100 km, emissões de CO2 a partir de 132 g/km WLTP (a partir de 5,3 l/100 km e 120 g/km NEDC).