Nova Inteligência Artificial do Ford Kuga Hybrid ajuda os condutores

0

Durante várias décadas, os sistemas de tração às quatro rodas têm proporcionado mais aderência aos condutores que enfrentam condições escorregadias enviando energia para as quatro rodas – mas à custa de um maior consumo de combustível.

Depois veio a tecnologia de tração integral (AWD), capaz de detetar quais as rodas com melhor tração e de enviar mais potência a essas rodas para uma aderência extra com uma penalização reduzida de combustível.

Agora, a Ford foi mais longe introduzindo a tecnologia “AWD disconnect” para os modelos Kuga SUV, incluindo o novo Kuga Hybrid. A tecnologia utiliza inteligência artificial para desligar o sistema de tração integral inteligente1 do Kuga em condições de condução favoráveis para uma eficiência de combustível ainda maior e pode voltar a ligar-se mais rapidamente do que um piscar de olhos quando decide que os condutores podem voltar a beneficiar de uma aderência extra.

Apesar dos condutores poderem enfrentar estradas com condições escorregadias durante todo o ano, a tração integral inteligente1 oferece um benefício particular durante os meses de inverno, quando a chuva, a neve e o gelo tornam regularmente as superfícies das estradas mais difíceis. Uma superfície de estrada tornada escorregadia, pelas condições meteorológicas ou por um depósito como petróleo ou lama, representou 8% dos acidentes rodoviários no Reino Unido, em 2019.2

À medida que os condutores em toda a Europa se preparam para as escapadelas sazonais e as viagens na estrada, a desconexão AWD poderia ajudá-los a manter uma trajetória mais segura na estrada ao mesmo tempo que proporciona uma poupança de combustível de aproximadamente 6,5%, de acordo com os dados da Ford, mudando para a tração às rodas dianteiras quando apropriado.

“A tração integral não é apenas para quando conduzimos fora de estrada. A tração extra pode tornar as viagens mais tranquilas, seguras e menos stressantes para os condutores, particularmente em condições de inverno”, disse Glen Goold, engenheiro chefe do programa Kuga. “Concebemos o nosso novo Kuga Hybrid para ajudar os condutores a poupar nos custos de combustível. A inteligência artificial da desconexão AWD permite-lhes fazer exatamente isso ao mesmo tempo que mantêm todos os benefícios da tração integral inteligente”.

“Lógica Difusa”

O sistema de tração integral inteligente1 do Kuga Hybrid monitoriza continuamente quais as rodas com melhor tração na superfície da estrada, utilizando informação dos sensores em redor do veículo.

A potência do motor híbrido-elétrico a gasolina é distribuída sem problemas entre as rodas dianteiras e traseiras para uma progressão suave e uma excelente resposta em curva, com ajustes que demoram menos de 20 milissegundos. Em situações em que as rodas dianteiras não têm tração, o sistema pode mesmo enviar 100 por cento da potência para as rodas traseiras.

A sofisticada funcionalidade de desconexão AWD utiliza um cérebro eletrónico dedicado e um algoritmo de “lógica difusa” para determinar se a energia para as rodas traseiras pode ser completamente desconectada nas circunstâncias existentes, por exemplo; quando se circula numa autoestrada em condições quentes e secas. Isto faz com que a tração dianteira do Kuga Hybrid seja temporariamente acionada para uma eficiência de combustível ainda maior.

Crucialmente, a desconexão AWD está sempre pronta para voltar a ligar a energia à roda traseira se detetar que a tração integral inteligente1 é – ou poderá ser em breve – necessária. A desconexão AWD monitoriza a informação dos sistemas, incluindo: controlo de tração e travões antibloqueio, para determinar a rotação e o deslizamento das rodas; ativação do limpa pára-brisas e temperatura exterior, para determinar as condições meteorológicas; e pode mesmo detetar se o Kuga Hybrid está a rebocar um atrelado, para o ajudar a chegar a uma decisão em apenas 10 milissegundos.

“Lógica Difusa” refere-se ao algoritmo, que pode ter em conta todo o tipo de variáveis antes de tomar uma decisão, tal como eu ou você fazemos quando decidimos o que vestir com base na previsão do tempo, a altura do ano, olhando para o exterior e para onde vamos”, disse Scott Beiring, supervisor de aplicações da linha motriz da Ford. “Para o Kuga, isso significa que a tração integral inteligente1 não engata só porque os limpa pára-brisas estão ligados. O algoritmo tem em conta a informação de vários sensores antes de decidir se deve ou não engatar, mas faz muito mais rápido do que qualquer humano poderia”.

Possuir o novo Kuga Hybird sem esforço

Parte da mais eletrificada linha de modelos de sempre da Ford, o novo Ford Kuga Hybrid utiliza um motor híbrido completo para proporcionar a máxima eficiência3 e refinamento de energia elétrica pura, sem necessidade de carregar a partir de uma fonte de energia externa, rivalizando em termos de autonomia com os modelos a gasóleo.

O Kuga Hybrid é também o primeiro Kuga a combinar um motor eletrificado com a opção da tecnologia de tração integral inteligente1 da Ford, dependendo do mercado, para uma experiência de condução otimizada.

A tração integral inteligente1 também é oferecida para o Kuga 190 PS 2.0 litros EcoBlue, na variante automática de oito velocidades.

Notas:

1 As funcionalidades de ajuda à condução são complementares e não substituem a atenção do condutor, o julgamento e a necessidade de controlar o veículo..

2 https://www.gov.uk/government/statistical-data-sets/ras50-contributory-factors

3 Eficiência de combustível do Kuga Hybrid de tração integral a partir de 5,7 l/100 km, emissões de CO2 a partir de 132 g/km WLTP (a partir de 5,3 l/100 km e 120 g/km NEDC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.