Novo Volkswagen Golf Variant com mais espaço, mais dinâmica e mais eficiência

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  • Golf Variant. A nova geração destaca-se pelo espaço máximo e consumo mínimo
  • Mais flexibilidade. A Volkswagen aumentou o comprimento do Golf Variant em 66 mm e incrementou a volumetria do porta-bagagens para 1642 litros
  • Mais conforto. A maior distância entre eixos melhorou o espaço para as pernas dos passageiros na parte traseira do habitáculo em 38 mm, sendo agora de uns notáveis 941 mm
  • Eficiência TDI. O motor TDI, com 115 cv (85 kW), consome apenas 4,0 a 3,9 l/100 km; a versão com 150 cv (110 kW) e transmissão DSG, consome de 4,1 a 4,0 l/100 km
  • eTSI com 48 V O Golf Variant 1.0 eTSI Mild Hybrid, com uma potência de 110 cv (81 kW) e transmissão de dupla de embraiagem DSG, consome apenas 4,5 a 4,3 l/100 km
  • Twin dosing para o TDI. O duplo catalisador de redução seletivo (SCR) reduz os óxidos de nitrogénio do motor turbodiesel até cerca de 80%
  • Conectado. Todos os modelos Golf Variant, a partir da linha Life, possuem um sistema de navegação com acesso a serviços móveis online, sem custos adicionais
  • Mais seguro. A nova tecnologia de alerta local Car2X e a nova função de travagem do veículo em curva são de série e aumentam a segurança
  • Mais dinâmico. Com seu longo tejadilho e a musculada linha de cintura, o design é mais desportivo do que nunca
  • Oferta do Golf Variant na fase inicial em Portugal
  • Quatro níveis de equipamento: “Golf”; “Life”; “Style”; “R- Line”.
  • Motores a Gasolina, Diesel e Gasolina/Híbrido
  • Preço de entrada: 335 euros (1.0 TSI 110 cv, caixa manual de 6 velocidades).

A Volkswagen acabar de alargar a oferta da oitava geração do Golf em Portugal. Ao modelo de quatro portas segue-se agora a segunda versão de carroçaria: o Golf Variant, completamente novo. Lançado pela primeira vez em 1992, com a terceira geração do Golf, o Variant tornou-se rapidamente um modelo de sucesso que, com o seu espaço extra e versatilidade, conquistou até ao momento mais de três milhões de condutores em todo o mundo.

A Volkswagen lança agora um Golf Variant que traz uma nova dinâmica de design ao competitivo segmento dos compactos. O novo Golf Variant apresenta uma linha de design caracterizada por uma máxima aerodinâmica, uma frente distinta e uma musculada linha de cintura de estilo Shooting Brake. Apesar deste novo desportivismo, continua a ser uma completa ferramenta multifuncional, com muito espaço: com mais de 1642 litros de volume de bagageira e muito mais espaço para as pernas dos passageiros, o novo Golf Variant oferece ainda mais versatilidade e conforto do que o seu antecessor.

Oferta de seis económicos motores na fase de lançamento.

Graças aos novos motores e design aerodinâmico, também os valores de potência e de consumos foram melhorados. O Golf Variant chega a Portugal com dois motores Mild Hybrid (1.0 eTSI com 81 kW/110 cv e tecnologia 48 V, e 1.5 eTSI com 96 kW/130 cv e com 110 kW/150 cv e tecnologia 48 V), dois motores Twin dosing turbodiesel (TDI com 85 kW/115 cv e 110 kW/150 cv) e dois blocos a gasolina (1.0 TSI com 81 kW/110 cv, e 1.5 TSI com 96 kW/130 cv e com 110 kW/150 cv). Todos os motores são eficientes e potentes e cumprem a mais recente norma de emissão de gases de escape Euro 6d-ISC-FCM.

Motor eTSI com 110 cv/81 kW.

O motor a gasolina 1.0 TSI com 110 cv/81 kW e tecnologia Mild Hybrid de 48 V tem um binário máximo de 200 Nm. Esta versão do Golf Variant – acoplada a uma transmissão de dupla embraiagem DSG de 7 velocidades, de série – desliga completamente o motor turbo eletricamente “carregado” (eTSI) sempre que possível para navegar silenciosamente e sem emissões, enquanto ao mesmo tempo poupa energia. O Golf Variant 1.0 eTSI tem um consumo combinado de apenas 4,5-4,3 l/100 km – estamos a falar de um espaçoso modelo de cinco portas, que atinge os 200 km/h e que pode facilmente transportar a bagagem de férias de uma família com três filhos.

Motores TDI com 115 cv/85 kW e 150 cv/110 kW.

Os novos turbodiesel Twin dosing (TDI), com duplo catalisador de redução seletivo (SCR), representam um grande avanço técnico, ao reduzirem os óxidos de nitrogénio até cerca de 80%. O Golf Variant 2.0 TDI de 115 cv/85 kW, com caixa manual de 6 velocidades e binário máximo de 300 Nm, tem um consumo combinado de combustível de apenas 4,0 a 3,9 l/100 km; a versão com 150 cv/110 kW, binário máximo de 360 Nm e transmissão de dupla embraiagem DSG de 7 velocidades, tem um consumo de 4,1 a 4,0 l/100 km.

Design e dimensões: linhas carismáticas e distância entre eixos significativamente maior

O novo Golf Variant tem proporções mais dinâmicas. O comprimento total é de 4633 mm e a distância entre eixos é agora de 2686 mm (mais de 66 mm em relação ao antecessor). A largura é de 1789 mm (sem espelhos retrovisores) e a altura é de 1455 mm, sem barra de tejadilho longitudinais (com barras longitudinais, chega aos 1498 mm). Graças ao aumento de comprimento e da distância entre eixos, o novo Golf Variant oferece proporções mais dinâmicas do que o modelo anterior. Em comparação com o Golf de quatro portas atual, o novo Variant tem mais 67 mm na distância entre eixos e 349 mm no comprimento total.

Design com ADN de um ícone.

O novo design exterior do Golf Variant exala carisma. Com as suas linhas bem definidas e sistemas de iluminação com tecnologia LED, cria uma ponte visual com o mundo digital. Na frente e nas partes laterais até aos pilares B, o Golf de quatro portas e o novo Golf Variant partilham a mesma icónica linha de design. Mais para trás, o Variant mostra a sua típica independência. Graças a uma linha de cintura pronunciada, à longa secção do tejadilho acima desta, que é levemente “puxada para cima e inclinada para baixo” na parte traseira, bem como a uma janela traseira inclinada tipo coupé, o Golf Variant parece mais desportivo do que nunca. Além disso, o aumento do comprimento reorganiza as proporções e oferece uma aparência visualmente mais alongada e baixa.

Mais comprimento significa mais espaço.

O aumento no comprimento exterior e na distância entre eixos beneficia o interior do Golf Variant. Cinco passageiros podem ser acomodados com o máximo conforto. O espaço extra é especialmente percetível na parte de trás do habitáculo: o espaço máximo para as pernas aumentou de 903 para 941 mm. Os passageiros podem guardar a sua bagagem numa bagageira de dimensões generosas: quando carregada até a borda superior do encosto do banco traseiro, oferece 611 litros de espaço de armazenamento (6 litros mais, em comparação com o Golf Variant da anterior geração); com os bancos traseiros rebatidos, o volume sobe para 1642 litros (um aumento de 22 litros).

A bagageira está ainda equipada com práticos ganchos para as malas, olhais de fixação e iluminação. Opcionalmente, no lado direito encontra-se uma tomada de alimentação de 12 V e uma tomada de 230 V, bem como o funcionamento do dispositivo de reboque eletricamente retrátil. Se tiver as duas mãos ocupadas com sacos de compras ou bagagem, a tampa traseira elétrica opcional do porta bagagem pode ser aberta usando o pedal virtual controlado por sensor. Opcionalmente, a Volkswagen oferece uma rede de separação que se estende atrás da primeira ou segunda fila de assentos, para que se possa carregar até ao teto.

Grande teto solar panorâmico deslizante.

A Volkswagen desenvolveu um novo teto solar panorâmico basculante e deslizante para o Golf Variant. Está dividido em duas secções, com uma parte frontal que pode ser aberta, enquanto a parte superior traseira é fixa. A parte frontal do teto abre-se e fecha-se usando um controlo localizado na parte da frente do revestimento interior do tejadilho. Para evitar turbulências de ar e, portanto, ruído a altas velocidades, o tejadilho aberto fecha-se automaticamente um pouco à medida que a velocidade aumenta, se desejar.

Aerodinâmica otimizada.

Olhando para os valores aerodinâmicos do Golf Variant, verifica-se como cada parte da carroçaria foi remodelada e apurada no túnel de vento: a área frontal foi reduzida para 2,21 m2 em comparação com o antecessor, e o coeficiente aerodinâmico (valor Cx) foi reduzido de 0,3 para 0,275. A Volkswagen alcançou esses excelentes valores aerodinâmicos através de uma ampla série de medidas, incluindo uma área frontal menor, espelhos retrovisores exteriores otimizados aerodinamicamente, zonas aerodinâmicas e spoiler na secção traseira do tejadilho, revestimento na parte inferior do piso da carroçaria, e superfícies aerodinamicamente otimizadas nos para-choques e difusor da secção traseira.

Interior de uma nova era: nova liberdade de ação, interligação funcional e estética.

Dentro, nada é como era, mesmo quando se trata de ergonomia. As superfícies de toque digitais, sliders e displays assumem a função de teclas clássicas e indicadores analógicos. Opcionalmente, um head-up- display projeta informações importantes no para-brisas. As novas interfaces digitais catapultam o Golf Variant para uma nova era.

Revolução digital no interior.

Os novos instrumentos e sistemas de informação e entretenimento online fundem-se no mesmo nível para formar um posto de condução digital. Áreas individualizadas com botões táteis e controlos deslizantes complementam o espectro de informação do mundo digital do Golf Variant. Na consola central, as saídas de ventilação ganharam formato horizontal, para conferir uma sensação de maior largura ao habitáculo. No túnel central está o botão de ignição e, no caso da caixa automática DSG, a pequena alavanca estilizada para o seu controlo, aproveitando o facto de ter agora tecnologia “Shift-by- Wire”. Em termos de conectividade, os utilizadores do Golf 8 podem contar com portas USB-C à frente e atrás. Está disponível também um sistema de carregamento wireless para smartphone. Opcionalmente, o novo head-up display está disponível, para complementar ainda mais o rol de informações disponíveis.

Posto de condução digital de série.

O novo Golf Variant é um automóvel que se interliga mais que nunca com os seus proprietários. Como tal, é baseado em instrumentos digitais de série (“Digital Cockpit”), com um ecrã de 10 polegadas, sistema de infotainment “Composition” (ecrã tátil de 8,25 polegadas de 1083 x 480 píxeis), também de série, e um volante multifunções em couro. Importante: todos os sistemas de rádio e navegação oferecidos para o Golf Variant pertencem à terceira geração do sistema modular de infotainment (MIB3), neste caso com a estreia do MOD 3.2.

A digitalização torna possível implementar uma operação amplamente autoexplicativa e intuitiva, graças às superfícies táteis e ao controlo natural da voz. Os sistemas não foram apenas conectados entre si, mas também com o mundo fora do Golf Variant, através de uma unidade de controlo do módulo de chamada de emergência e da unidade de comunicação online (OCU).

Todos os elementos estão acoplados a uma unidade de controlo do módulo de chamada de emergência. Uma unidade de comunicação (OCU), de série, com eSIM integrado, interconecta-se com os serviços online “We Connect” e “We Connect Plus”. Apenas um exemplo: graças à ligação online, a navegação torna-se interativa, já que os pontos de interesse mostrados automaticamente ao longo da rota armazenam-se com informação, como o número de telefone para reservar uma mesa num restaurante, através da interface Bluetooth. Além disso, o cenário digitalizado de visualização pode ser personalizado e adaptado aos gostos individuais do condutor.

Nova arquitetura digital.

Através da fusão entre o “Digital Cockpit” e o sistema de infotainment, obtém-se uma arquitetura completamente digital. As funções das luzes ou do desembaciador, que foram redesenhadas e combinadas, apresentam agora uma utilização mais intuitiva: através de um novo painel digital, à esquerda do painel de instrumentos. A consola central também é caracterizada por uma ergonomia perfeita: esta zona tem um aspeto mais limpo e claro que nunca, especialmente em combinação com o punho da alavanca de velocidades, agora bastante mais pequeno, para as transmissões automáticas de dupla embraiagem (DSG). O digital chegou também à operação do opcional teto panorâmico, efetuada através de um “slider” tátil.

We Connect: o Golf Variant está ligado ao mundo.

O novo Golf Variant é o seu ponto de acesso aos serviços digitais da Volkswagen. Totalmente conectado desde o início, e com diversos serviços We Connect ao seu dispor. Após a ativação e o primeiro início de sessão com o seu Volkswagen ID, é muito fácil (e totalmente gratuito) utilizar os inovadores serviços online.

O We Connect torna o seu dia-a-dia não só mais agradável, como também mais confortável. Este serviço permite aceder a todas as informações importantes do automóvel e oferece comodidades adicionais, como a chamada do serviço de mobilidade, o alarme antirroubo online ou a marcação de um serviço de manutenção. Além disso, pode também utilizar um smartphone como chave digital e abrir e pôr o Golf a trabalhar sem necessitar de andar à procura das chaves. Este último item está apenas disponível com o sistema de navegação “Discover Pro”, de série a partir da versão Life, e em combinação com a aplicação We Connect Plus.

Numa fase inicial, estão disponíveis cinco chaves digitais gratuitas, que podem ser validadas nos primeiros quatro anos após início do contrato WeConnect. O envio de uma chave digital requer uma verificação da identidade através do procedimento Volkswagen Ident. Após a instalação num smartphone compatível, a chave digital é válida por um ano.

Para utilizar os serviços We Connect, o proprietário necessita de uma conta de utilizador Volkswagen ID e de se registar no We Connect com um nome de utilizador e uma palavra-passe. Além disso, deve ser celebrado um contrato online separado, We Connect ou We Connect Plus, com a Volkswagen AG. Para o We Connect Plus, tem 90 dias após a entrega do automóvel para registar o veículo em www.portal.volkswagen-we.com e utilizar os serviços durante todo o período gratuito acordado.

Aquecimento estacionário online.

Outra vantagem do novo Golf Variant: pode aquecer o carro em dias frios enquanto estiver a tomar o pequeno-almoço, por exemplo (apenas em combinação com o equipamento opcional de aquecimento estacionário). Com este serviço, também pode ser usada a aplicação We Connect para definir as horas de partida, para que tenha sempre o veículo aquecido e “descongelado”.

Comando por voz online.

Com a atualização online do comando por voz, opcional, este fica ainda melhor. Pode escolher a sua música favorita, procurar a sua estação de rádio preferida através de entrada de voz, e beneficiar, na navegação, de uma introdução de destino intuitiva. Além disso, no novo Golf Variant pode ditar e-mails e pedir para que estes lhe sejam lidos, ou operar as suas In-Car Apps – tudo sem ter de tirar os olhos da estrada.

Entretenimento: mantenha-se sintonizado.

Podem ouvir-se transmissões ao vivo e podcasts via rádio online, bem como fazer streaming das músicas prediletas. E ainda desfrutar de toda a liberdade que um hotspot WLAN oferece. Com o We Connect no sistema de infotainment, o proprietário pode elevar o fator de entretenimento para um novo patamar.

Media Streaming.

Os serviços de streaming Apple Music e Tidal agora também estão disponíveis diretamente através do sistema de infotainment. Basta iniciar sessão com os dados de acesso e desfrutar do melhor entretenimento enquanto conduz.

Apple Music.

Os serviços online da Volkswagen agora têm ainda mais vantagens: até 6 meses de Apple Music – uma seleção de mais de 60 milhões de músicas, de que o proprietário poderá desfrutar tanto através do CarPlay como com um iPhone, smartphone Android, Mac, PC e noutros dispositivos.

Sistema de som da Harman Kardon.

O opcional sistema de som de 480 watts da Harman Kardon, com um amplificador Ethernet de 12 canais e dez altifalantes, tem um desenvolvimento completamente novo. Os altifalantes convertem o interior numa autêntica sala de concertos, com a seguinte disposição: em cada lado do carro está um altifalante de agudos (60 mm de diâmetro), nos pilares dianteiros A e nas guarnições das portas traseiras; e um altifalante de graves (168 mm) nos revestimentos das portas dianteiras e traseiras; além disso, há um altifalante central (116 mm) na parte dianteira do painel de instrumentos e um subwoofer (18 polegadas de diâmetro) na cavidade para a roda sobresselente.

Nova luz ambiente interior.

A partir da linha “Life”, o Golf Variant está equipado de série com uma luz ambiente interior que se pode configurar em dez cores diferentes. Uma faixa decorativa no tablier, as inserções decorativas das portas na parte dianteira e traseira, os compartimentos porta objetos nas quatro portas, o espaço do apoio de pés dianteiro à esquerda e à direita (também na parte traseira a partir da linha “Style”), e o porta objetos na consola central na parte traseira, serão iluminados na cor selecionada; os instrumentos digitais e o sistema de infotainment também adotam a tonalidade base selecionada. Em opção, e em função do equipamento, estão disponíveis um total de 30 cores de luz ambiente. Além das cores individuais, que se podem regular de forma diferente para as distintas zonas do interior, podem selecionar-se no “menu Mood”, com apenas um “toque digital”, perfis de iluminação pré- configurados: por exemplo, “Infinity” para uma iluminação alaranjada, ou “Desire” para uma tonalidade azul.

Personalização.

Dependendo do nível de equipamento, são armazenadas as configurações do “Innovision Cockpit” do condutor, e pode recuperá-las através da “cloud” após cada troca de condutor ou de veículo: a posição do banco, os espelhos retrovisores exteriores e o ar condicionado, a luz ambiente e a luz do Coming Home/Leaving Home.

“Olá Volkswagen” – Controlo intuitivo por voz.

O uso intuitivo no Golf Variant apoia-se, opcionalmente, no novo controlo por voz, que reage aos comandos de voz naturais e é muito fácil de operar.

Pergunte à Alexa.

O Volkswagen Golf Variant é também o primeiro Volkswagen a ser disponibilizado com a Alexa, a assistente virtual da Amazon. Através de comandos por voz, é possível fazer compras online, modificar a agenda pessoal ou fazer perguntas mais triviais, como, por exemplo, qual o estado do tempo em determinada cidade. No Golf, a Alexa está disponível em vários idiomas: inglês, alemão, francês, italiano e espanhol.

A eletrónica inteligente simplifica a utilização.

No novo Golf Variant equipado com transmissão automática de dupla embraiagem DSG, as mudanças de relações também podem ser controladas de forma puramente eletrónica, através da tecnologia “Shift-by-wire”, ou seja, sem ligação mecânica com a transmissão. Também é inteligente a operação do ar condicionado automático opcional de 3 zonas “Climatronic”. Através do “Smart-Climate”, iniciam-se as funções intuitivas do ar condicionado como “aquecer mãos” ou “ar fresco”. Os novos menus “CAR” adaptam-se às funções do veículo neste contexto. Se, por exemplo, deseja configurar no interior uma função como o head- up display, o condutor encontra intuitivamente no ecrã o menu correspondente para a sua regulação. O mesmo acontece com os sistemas de assistência ao condutor, a cuja configuração pode aceder- se de forma segura através de uma representação visual, que pode ser ativada de forma intuitiva.

Condução assistida e inteligência: unidas para aumentar a segurança.

O novo Golf Variant também inova em termos de funções de condução assistida: o “Travel Assist”, utilizado pela primeira vez em todo o mundo num modelo da classe compacta, torna possível que este Volkswagen seja conduzido com assistência a velocidades até 210 km/h, sem necessidade de haver intervenção de forma ativa na direção, na aceleração ou na travagem.

Isso melhora o conforto e a segurança, principalmente em viagens longas. A oitava geração do Golf também é o primeiro Volkswagen a ligar-se, de série, com o ambiente que o rodeia: a função Car2X utiliza as informações fornecidas por outros veículos num raio até 800 metros, além de sinais da infraestrutura de tráfego, para alertar os condutores e também para transmitir esses avisos para outros modelos de Car2X. Como resultado, a inteligência coletiva torna-se hoje já uma realidade. Os novos faróis matriciais LED IQ.LIGHT também proporcionam uma segurança adicional, com as suas funções de iluminação parcialmente interativas.

I.Q.DRIVE/Car2X consegue detetar o que se passa mais à frente.

Os automóveis que comunicam entre si no meio do tráfego podem tornar as estradas mais seguras, reduzir os congestionamentos e alertar o condutor para zonas de risco. O sistema de aviso de perigo, disponível de série, ajuda o condutor com informações úteis, tais como avisos sobre zonas de obras ou sobre a presença de veículos de emergência. A comunicação é feita através da tecnologia Car2X por Wi-Fi (WLAN). O Cruise Control Adaptativo (ACC), de série, com função Car2X, apoia o condutor com uma grande variedade de informações úteis e pode intervir ativamente em caso de emergência, por exemplo, quando se aproxima de um congestionamento de trânsito.

Travel Assist: manter-se na faixa de rodagem e manter os outros à distância.

O opcional “Travel Assist” é um dos assistentes à condução mais úteis. Basta pressionar um botão e este assegura um elevado conforto de condução, apoiando-o em situações de condução cansativas ou monótonas. Em particular nas autoestradas e em estradas nacionais em bom estado, o “Travel Assist” pode manter o automóvel na faixa de rodagem e manter a velocidade e a distância de segurança para o trânsito que se encontra à sua frente. Em combinação com a caixa de velocidades de dupla embraiagem DSG, pode conduzir de forma descontraída em situações de congestionamento e trânsito em “para-arranca”. Isto dentro dos limites do sistema, sendo que o condutor deve estar preparado para retomar o comando do automóvel a qualquer momento, não estando isento da responsabilidade de conduzir de forma prudente.

Cruise Control Adaptativo (ACC): mantém a distância e respeita os limites de velocidade.

O Cruise Control Adaptativo (ACC), de série, ajuda-o a manter uma velocidade máxima previamente definida, bem como uma distância segura em relação ao automóvel da frente. Em combinação com um sistema de navegação, opcional, o Cruise Control Adaptativo é complementado com a regulação preditiva da velocidade e a assistência em curvas. Esta função ajuda a evitar infrações, mantendo-o dentro dos limites de velocidade oficiais. Além disso, o sistema baseia-se em dados do percurso do sistema de navegação para ajustar a velocidade do automóvel em curvas, cruzamentos e rotundas.

Assistente de estacionamento Park Assist: o Golf Variant conduz- se bem e estaciona sozinho.

O novo Golf Variant com assistente de estacionamento “Park Assist”, opcional, não só indica se um lugar de estacionamento é suficientemente comprido para estacionar, como também estaciona por si. Só tem de comandar as mudanças, o acelerador e os travões. O automóvel trata do resto. Os sensores detetam e analisam lugares de estacionamento adequados (até uma velocidade de 40 km/h). Os lugares de estacionamento paralelos devem ter, pelo menos, o comprimento do automóvel mais 80 cm de distância de manobra e, pelo menos, 25 cm à frente e atrás do automóvel para sair do estacionamento. Os lugares de estacionamento perpendiculares devem ter, no mínimo, 35 cm de distância de ambos os lados.

Side Assist: com vista sobre o ombro.

O opcional assistente de mudança de faixa de rodagem “Side Assist” avisa, através de LED integrados no espelho retrovisor exterior, que se encontram outros automóveis no ângulo morto ou até 50 metros atrás do automóvel.

Quando aciona o indicador de mudança de faixa de rodagem, o “Side Assist” calcula se um dos automóveis pode constituir perigo, tendo em conta a sua posição e velocidade, e avisa o condutor, se for caso disso, através do piscar rápido dos LED.

Lane Assist: o Golf mantém-se fiel à sua faixa.

Por vezes, as viagens monótonas podem conduzir a situações de risco. É aqui que entra a funcionalidade “Lane Assist”. A partir de uma velocidade de 60 km/h, o sistema tem a capacidade de detetar se o automóvel está a sair inadvertidamente da faixa de rodagem. Ao corrigir a direção do automóvel, consegue chamar a atenção do condutor, para que se volte a concentrar na estrada.

Sistema proativo de proteção dos passageiros.

Esta opção protege o utilizador dentro dos limites do sistema, em situações críticas, como colisões iminentes. O sistema consegue detetar situações com maior risco de acidente. Nesses casos, fecha automaticamente as janelas e o teto de abrir panorâmico e tensiona os cintos de segurança dos passageiros da frente, como medidas de precaução.

Novas versões de propulsão com uma redução de consumo até 17 por cento: TSI, TDI, eTSI e eHybrid.

O novo Golf Variant dispõe de uma vasta gama de motores TSI e TDl, com um forte desempenho e baixos consumos de combustível. A combinação de motores de baixa cilindrada com turbocompressor e injeção direta permite um débito de potência muito homogéneo. Além disso, alguns modelos dispõem da gestão ativa dos cilindros, que desliga cilindros automaticamente sempre que seja necessário menos potência. A suavidade de funcionamento mantém-se constante.

Uma novidade importante são os motores TSI com tecnologia mild hybrid. Um gerador de arranque apoia o motor durante o arranque e a baixas velocidades. A travagem e a desaceleração são utilizadas para recarregar a bateria de iões de lítio. Assim, reduzem-se significativamente os consumos e as emissões.

Na fase inicial de comercialização em Portugal, a oferta da gama de motores do novo Golf Variant inclui propulsores a gasolina (TSI), Diesel (TDI), Mild Hybrid (eTSI) e híbrido plug-in (eHybrid). Todos os motores a gasolina e Diesel são de injeção direta com sobrealimentação. As potências estão compreendidas entre 110 cv (81 kW) e 150 cv (110 kW). De destacar o motor a gasolina de 3 cilindros – com 110 cv (81 kW) – e dois blocos Diesel de 4 cilindros com 115 cv (85 kW) e 150 cv (110 kW). Os novos TSI apresentam valores de consumo e de emissões particularmente baixos, graças, em parte, ao inovador “processo de combustão TSI-Miller”. Uma nova característica nos blocos TDI: a Volkswagen aplica uma dosagem dupla – injeção dupla de AdBlue – para reduzir significativamente as emissões de óxido de nitrogénio (NOx). O consumo do novo TDI é menor até 17% do que o do seu antecessor.

Três motores eTSI e um eHybrid.

O novo Golf é o primeiro Volkswagen que estará disponível com nada menos que cinco unidades híbridas. Para tal, é estreada na Volkswagen a tecnologia de 48 V: um alternador de correia de 48 V, bateria de iões de lítio de 48 V e a mais recente geração dos eficientes motores TSI formam uma nova propulsão mild hybrid (eTSI). As vantagens são substanciais: o consumo foi reduzido em cerca de 10% (com base no ciclo WLTP) e o veículo é muito ágil, confortável e com melhor rendimento. A Volkswagen oferece o Golf eTSI com três níveis de potências: 110 cv (81 kW), 130 cv (96 kW) e 150 cv (110 kW), este último já está disponível no mercado nacional.

Melhor conforto e dinâmica.

A Volkswagen continuou a desenvolver e a aperfeiçoar o Golf Variant em todos os domínios, nomeadamente o conforto de rolamento, que foi novamente melhorado. Além disso, foi desenvolvido um novo sistema de regulação da dinâmica de condução para esta nova geração: o gestor de dinâmica de condução, de série (Vehicle Dynamics Manager). O equilíbrio entre máximo conforto e dinâmica máxima foi significativamente melhorado – especialmente em conjunto com o controlo de chassis adaptável DCC, opcional.

A suspensão adaptativa opcional do DCC reage permanentemente à situação da estrada e da condução, tendo em conta, por exemplo, os modos de condução, travagem e aceleração. Através do perfil de condução selecionado, o condutor pode influenciar a redução dos movimentos do corpo de acordo com os seus gostos. Para cada roda, o amortecimento necessário é calculado em frações de segundo e ajustado nos quatro amortecedores. Desta forma, o DCC oferece sempre o melhor conforto de condução e as melhores dinâmicas, em combinação com o gestor de dinâmica de condução. No novo Golf Variant, a configuração do modo individual pode agora ser extensível para além dos modos Comfort, Eco e Sport: utilizando um controlo digital, o condutor pode fazer ajustes individuais e precisos, e guardar o seu modo de condução pessoal. O controlo influencia de modo contínuo a dinâmica lateral do Golf Variant, através do DCC e XDS. Com este controlo, pode agora também ajustar estágios intermédios entre os modos conhecidos.

Por sua vez, a geometria da suspensão dianteira é do tipo McPherson (via de 1549 mm), com braço transversal triangular, enquanto atrás todos os modelos Golf Variant com menos de 110 kW (150 cv) de potência e tração dianteira são entregues a um eixo semirrígido (via de 1519 mm). A partir deste nível de potência, o Golf Variant combina o eixo dianteiro McPherson com um eixo traseiro multilink. Este eixo também é utilizado para todos os modelos com a tração integral 4MOTION.

As quatro novas linhas de equipamento garantem a máxima individualização: “Golf”, “Life”, “Style” (em vez de “Trendline”, “Comfortline” e “Highline”) e “R-Line”, cujo novo equipamento substitui os pacotes “R-Line” do modelo anterior.

A Volkswagen reconfigurou completamente as linhas de equipamento do Golf Variant, que agora está disponível apenas com cinco portas. As linhas disponíveis anteriormente – Trendline, Comfortline e Highline – são substituídas pelas especificações Golf, Life e Style, e pela versão desportiva R-Line. Todas as novas linhas apresentam equipamentos significativamente mais abrangentes que os seus antecessores equivalentes. Por exemplo, a linha base já inclui de série faróis em LED e conjuntos de luzes traseiras em LED, “Keyless Start”, um painel de instrumentos digital (“Innovision Cockpit”), serviços e funções móveis online “We Connect” e “We Connect Plus”, um volante multifunções em couro, ar condicionado automático, “Lane Assist”, “Front Assist” com sistema preditivo de proteção de peões, cruise control adaptativo e Car2X. (Ver lista completa de equipamentos no PDF referente aos “Dados Técnicos”).

Os preços em Portugal Motores a Gasolina

Golf Variant 1.0 TSI 110 cv (caixa manual de 6 velocidades) – 25.334,61 euros

Golf Variant 1.0 TSI 110 cv Life (caixa manual de 6 velocidades) – 26.906,75 euros

Golf Variant 1.5 TSI 130 cv Life (caixa manual de 6 velocidades) – 27.406,03 euros

Golf Variant 1.5 TSI 150 cv Life (caixa manual de 6 velocidades) – 33.048,41 euros

Motores Diesel

Golf Variant 2.0 TDI 115 cv Life (caixa manual de 6 velocidades) – 33.198,96 euros

Golf Variant 2.0 TDI 150 cv R-Line (DSG de 7 velocidades) – 47.052,27 euros

Motores Gasolina / Híbrido

Golf Variant 1.0 eTSI 110 cv Life (DSG de 7 velocidades) – 29.497,63 euros

Golf Variant 1.5 eTSI 130 cv Life (DSG de 7 velocidades) – 29.087,51 euros

Golf Variant 1.5 eTSI 150cv Life (DSG de 7 velocidades) – 34.722,44 euros

Golf Variant 1.5 eTSI 130 cv Style (DSG de 7 velocidades) – 35.015,54 euros

Golf Variant 1.5 eTSI 150 cv Style (DSG de 7 velocidades) – 41.390,68 euros

Valores sem despesas administrativas e sem pintura metalizada.

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