DS Techeetah e António Félix da Costa celebram títulos em Lisboa

0

• Campeão de Fórmula E 2019/2020 com a DS TECHEETAH, António Félix da Costa esteve de volta aos comandos do seu DS E-TENSE FE20.
• A ocasião foi muito especial: António Félix da Costa conduziu o seu DS E-TENSE FE20 pelas ruas de Lisboa, cobrindo um percurso total de 20 km, que, à semelhança das realidades vividas em competição, decorreu no coração da cidade.
• Tratou-se de uma oportunidade única para acompanhar de perto o monolugar que deu cartas ao longo de toda a temporada de Fórmula E.
• Marca promotora da mobilidade elétrica e sustentável, a DS Automobiles promoveu este evento único em que as estrelas são os vencedores do Campeonato FIA de Fórmula E, António Félix da Costa e o DS E – Tense FE 20.
• Promovendo a cidade de Lisboa, a DS veio ao nosso país comemorar o feito ímpar do piloto português aos comandos de um monolugar que é a expressão viva da aposta da marca na eficiência energética, aproveitando a experiência acumulada na competição automóvel para desenvolver os seus veículos de estrada.

A DS Automobiles celebrou este sábado de manhã, em Lisboa, a conquista, por parte de António Félix da Costa, do Campeonato FIA de Fórmula E, com o evento Lisboa Road Show. Um desfile do DS E-Tense FE 20, o monolugar 100% elétrico conduzido pelo piloto português pelas principais artérias da capital foi o ponto alto desta celebração em torno de uma vitória com sotaque português, mas também da aposta da DS na mais sustentável disciplina do desporto automóvel a nível mundial, o Campeonato FIA de Fórmula E, competição em que a DS Automobiles assegurou os títulos em duas épocas consecutivas.

Tratou-se de um evento inédito promovido num contexto em que a mobilidade elétrica e sustentável assume um papel da maior relevância e que promove a própria cidade de Lisboa, sublinhando-se a importância da transição energética.

Com início pelas 10h00, o percurso de cerca de 20 quilómetros levou o DS E – Tense FE 20 a percorrer várias zonas nobres da cidade, com partida junto ao Museus dos Coches (Belém), passando pela Avenida 24 de Julho, Praça do Comércio, Rua da Prata, Rossio, Restauradores, Avenida da Liberdade e Rotunda Marquês de Pombal, regressando ao Museu dos Coches, pelo percurso inverso.

Desde a sua criação em 2015, a DS Automobiles pôs a eletrificação no centro da sua estratégia de produto. Foi também o primeiro construtor automóvel Premium a envolver-se no Campeonato de Fórmula E e tem vindo a bater sucessivamente recordes desde que a modalidade 100% elétrica foi aberta aos construtores. O melhor exemplo deste sucesso da Marca são os campeonatos em 2018-2019 com a DS TECHEETAH e Jean-Éric Vergne, e em 2019-2020 com a DS TECHEETAH e António Félix da Costa. A DS Automobiles tem dominado a competição de monolugares 100% elétricos nas últimas duas épocas, impondo-se a todos os concorrentes, aos construtores premium e generalistas. Facto relevante num campeonato extraordinariamente competitivo é o de, pela primeira vez, estes títulos terem sido conquistados antes da última ronda do calendário.

A DS Automobiles detém agora o recorde de maior número de títulos consecutivos, dois de Equipas e outros tantos Pilotos, o maior número de pole-positions (13) e o maior número de duas primeiras posições na grelha para uma única equipa (dois com a DS TECHEETAH). Paralelamente, e na lista de recordes da marca, é de realçar que a DS Automobiles é o único construtor com vitórias em E-Prix todos os anos desde 2016.

No final da temporada 2019-2020, com quatro vitórias e nove pódios, cinco pole-positions e três voltas mais rápidas em onze E-Prix, a DS alcançou outro record relativo à vantagem pontual com que terminou a temporada face aos mais diretos rivais.

Tornando-se campeão um ano após o título ter sido conquistado por Jean-Éric Vergne, António Félix da Costa também assegurou diversos recordes, com três pole-positions consecutivas e três vitórias consecutivas numa única temporada.

António Félix da Costa e a DS TECHEETAH no Campeonato FIA de Fórmula E 2019-2020

O piloto português de 28 anos, que ostenta o habitual nº 13, estreou-se aos comando do DS E – Tense FE 20 da equipa DS TECHEETAH na Temporada 6 do Campeonato FIA de Fórmula E, em novembro de 2019 em Riyadh, Arábia Saudita. António Félix da Costa disputa o Campeonato FIA de Fórmula E desde a primeira temporada, tendo participado, em mais de seis dezenas de provas, onde alcançou diversas pole-positions, vitórias e outros lugares no pódio.

Depois de, em 2018/2019, ter terminado o Campeonato de Pilotos no 6º lugar, na última temporada António Félix da Costa realizou uma época de luxo e acabou por vencer o Campeonato, num contexto de domínio absoluta da equipa DS TECHEETAH, acumulando recordes e culminando com uma vantagem de 71 pontos para o mais direto rival na competição, sublinhando-se a título de exemplo a prova de Berlim, na qual assegurou a “pole-position”, volta mais rapida e vitória na corrida.

Campeã de Fórmula E em 2018-2019 e 2019-2020, a DS TECHEETAH apresentou nesta última temporada um novo monolugar, o DS E-Tense 20, e uma nova imagem.

Em termos técnicos, o DS E-TENSE FE20 é fruto de um profundo trabalho de desenvolvimento e de otimização da maioria dos elementos do anterior DS E-TENSE FE19. A imagem em preto e dourado dos monolugares da DS Techeeta foi reforçada em termos desportivos com a aplicação de elementos das cores e logótipo da equipa, elegantemente distribuídos por diversos pontos do carro.

A tecnologia vencedora na Fórmula E passou a ostentar uma nova decoração, da autoria do DS Design Studio da DS Automobiles, e o DS E-TENSE FE20 passou a encarnar ainda mais um espírito renovado de performance e de ousadia.

DS Automobiles, a marca multienergias líder em baixas emissões na Europa

Fruto de uma estratégia de eletrificação estabelecida logo no nascimento da Marca, a DS Automobiles é a marca multienergias mais eficiente na Europa, tendo registado no primeiro semestre de 2020 emissões médias de CO2 inferiores a 80 g/km. A marca apoia inteiramente e é um dos promotores de uma transição energética inteligente e necessária.

Conquistados os títulos de Pilotos e de Equipas do Campeonato FIA de Fórmula E nas épocas de 2018/2019 e de 2019/2020, a DS Automobiles reforça a sua liderança em matéria de eletrificação, seja nas pistas ou nas estradas.

Desde 2015 que a DS Automobiles aplica as suas competências na Fórmula E no desenvolvimento de modelos eletrificados que são reconhecidos como referências nos respetivos segmentos. A sua seleção de tecnologias para motores elétricos, baterias e monitores de energia, bem como o seu sistema de gestão de software, foram integralmente extraídos da sua experiência em competição. O DS 3 CROSSBACK E-TENSE (um modelo 100% elétrico que possui um nível de requinte incomparável num veículo do seu tipo), bem como o DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4×4 300 e o DS 7 CROSSBACK E-TENSE 225 (híbridos plug-in com emissões de CO2 a partir de 30 g/km), colocaram já a DS Automobiles no grupo da frente entre as marcas Premium multienergias.

Graças à experiência adquirida na Fórmula E, sublinhada pelos títulos alcançados pela equipa DS TECHEETAH, primeiro por Jean-Éric Vergne e agora por António Félix da Costa, a gama E-TENSE é já a referência num mercado de veículos eletrificados premium particularmente ativo. A experiência obtida nas competições tem conduzido a Marca rumo a opções técnicas competitivas, em benefício dos clientes e da redução das emissões de CO2.

Esta estratégia de opção pela eletrificação permitiu já em 2019 eletrificar toda a gama de modelos DS, com o DS 3 CROSSBACK E-TENSE, o primeiro modelo 100% elétrico do seu segmento, com 320 km de autonomia WLTP (430 km NEDC), e o DS 7 CROSSBACK E-TENSE 4×4, híbrido plug-in com 300 cavalos de potência, consumo de apenas 1,3 litros de gasolina/100 km, 30 gramas de emissões de CO2 por km e 58 km de autonomia WLTP em modo zero emissões.

A eletrificação concebida pela DS Automobiles transmite uma visão diferente de performance, estilo, adrenalina e desenvolvimento sustentável. Primeiro construtor premium a envolver-se na Fórmula E, a DS Automobiles demonstrou o seu empenho na Investigação e Desenvolvimento através do desporto automóvel.

Com regulamentos que vão muito além do que se pratica num automóvel de produção, tais como a utilização de uma bateria de 900 V, a Fórmula E acelerou a pesquisa e o desenvolvimento de uma tecnologia que está em plena evolução.

A experiência adquirida desde a primeira vitória em 2016 permitiu escolher as melhores opções para cada um dos seus modelos de série em termos de arquitetura: número de rapports e tipo de relações da caixa de velocidades, tipo de motor, equilíbrio entre binário e potência, etc. Se os componentes são diferentes entre os de um monolugar e os de um modelo de produção, os conceitos são os mesmos, encontrando-se a Fórmula E numa fase avançada que possibilita um contributo inegável para o desenvolvimento dos modelos E-TENSE.

Mas essa transferência de tecnologia vai além das escolhas arquitetónicas. Um dos grandes valores da equipa DS TECHEETAH é o de contar com um dos melhores sistemas de gestão de energia da Fórmula E. Embora o motor e o inversor sejam as peças fundamentais desse sistema, é, também, no software que se alcançam as maiores diferenças face à concorrência. Estas soluções, desenvolvidas ao longo de toda a temporada competitiva, oferecem uma experiência diretamente transportável para a gestão de energia dos carros de produção em série, sejam eles 100% elétricos ou PHEV.

Também o DS 3 CROSSBACK E-TENSE, numa versão estritamente de série, já mediu forças e enfrentou a realidade do desporto automóvel. Tendo alinhado à partida do eRallye Monte-Carlo, o mais prestigiado evento reservado a carros elétricos, venceu na categoria ‘Eficiência’, registando um recorde de 9,55 kWh/100 km, que mais nenhum veículo conseguiu igualar ao longo das 12 jornadas da temporada internacional. Isto bastou para comprovar as suas qualidades num confronto direto e em condições estritamente idênticas, perante outras referências do mercado.

A aplicação de tecnologias elétricas em veículos de estrada gera eficiências significativas, transformando o luxo topo de gama em elevado desempenho… A DS Automobiles continua no caminho da eletrificação com o próximo DS 9 E-TENSE, uma gama de modelos híbridos plug-in capazes de proporcionar até 360 cavalos de potência. Em 2025, todos os novos modelos da marca serão exclusivamente eletrificados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.