Primeira superbike da BMW M será equipada exclusivamente com pneus Dunlop

0
  • A mais recente evolução da superbike BMW S 1000 RR
  • SportSmart TT é um pneu 50/50 de estrada/circuito

A BMW Motorrad apresentou a nova M 1000 RR, a primeira moto a juntar-se à família M. Tem por base a S 1000 RR e foi concebida para os pilotos que exigem uma performance extrema e de pura raça. A BMW escolheu o pneu Dunlop SportSmart TT para a versão de estrada da edição limitada M 1000 RR. Tal como a moto, o SportSmart TT oferece tecnologia de competição num pneu que se sente como em casa tanto em estrada como em circuito.

Comparada com a superbike de série, a M 1000 RR tem componentes adicionais testados na competição, como apêndices aerodinâmicos e jantes em fibra de carbono. Está afinada para disponibilizar 212 cv a umas impressionantes 14 500 RPM.

Uma moto inspirada nas corridas necessita de um pneu inspirado nas corridas. O SportSmart TT conta com a mesma tecnologia NTEC RT que os pneus Dunlop vencedores do TT da Ilha de Man. A qual permite reduzir a pressão do pneu traseiro para a sua utilização em pista, ampliando a superfície de contacto e maximizando a aderência. Caraterística exclusiva do SportSmart TT é a banda de rolamento Speed Vent Tread, que conta com um padrão de ranhuras na banda de rolamento que se abrem e fecham quando o pneu gira. O que cria um efeito de ventilação para melhorar a dissipação do calor.

Miguel Morais, Original Equipment Manager da Dunlop Moto Europa, refere: “Estamos orgulhosos que a BMW tenha chegado a um acordo de fornecimento exclusivo com a Dunlop para a primeira moto ‘M’ da história. Todas as M 1000 RR estarão equipadas com o SportSmart TT, o que sublinha e avaliza a alta performance e a tecnologia do pneu”.

A vencer na competição e nos testes da imprensa especializada

A Dunlop conta com um amplo historial de êxitos na competição com a versão de circuito da S 1000 RR. A equipo BMW Motorrad está muito perto da liderança do Campeonato do Mundo de Resistência da FIM, que termina no Estoril este fim de semana. No campeonato francês de Superbikes, Kenny Foray dominou as corridas de Ledenon, no início deste mês, com a sua BMW com pneus Dunlop. Nas corridas de estrada, Peter Hickman confiou na combinação BMW e Dunlop para vencer o TT da Ilha de Man e o Grande Prémio de Macau, e para estabelecer o recorde da volta mais rápida no Grande Prémio do Ulster.

Os pilotos de testes da imprensa especializada também qualificam o SportSmart TT como o melhor. A equipa britânica da Fast Bikes classificou o SportSmart TT como o melhor pneu de superbike num teste de pista “cego”, tendo este sido premiado também com o galardão de melhor pneu pela revista alemã “PS”.

Luca Davide Andreoni, Diretor de Marketing da Dunlop Moto Europa, acrescenta: “A gama hypersport da Dunlop conta com um pneu para cada tipo de piloto de superbike. Do SportSmart Mk3, orientado para a estrada, aos pneus vencedores de corridas GP Racer e GP Pro, a Dunlop possui a mais completa gama hypersport. O SportSmart TT adapta-se tanto à estrada como à pista, oferecendo uma comunicação com o piloto e uma aderência fantásticas em ambos os cenários. Por isso é o pneu perfeito para motos desportivas tão performantes como a BMW M 1000 RR”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.