YART confirma superioridade nas 2H do Estoril

0

Cumprido o primeiro dia de treinos livres e cronometrados no Circuito do Estoril face à prova final do campeonato do mundo de endurance que se realiza no próximo Sábado, é a equipa austríaca da Yamaha YART que encerra a jornada com a primeira posição na folha de tempos. Composta pelos velozes Karel Hanika, Marvin Fritz e Nicollò Canepa a equipa de Mandy Kainz garantiu o melhor registo com 1’39.384 (tempo médio entre as três melhores voltas dos pilotos).

Pelo caminho Marvin Fritz conseguiu mesmo o melhor tempo absoluto ao rodar na segunda sessão da tarde em 1m38.778s, mas na contabilidade definitiva ‘saltou à vista’ a diferença inferior a um segundo entre as oito primeiras equipas, sendo que mais perto dos homens da YART ficam os vencedores da 24 Horas de Le Mans, a FCC TSR Honda France que persegue mesmo o ceptro mundial ao ocupar a segunda posição do campeonato. Josh Hook, Freddy Foray e Mike di Meglio ao ‘combinarem’ as suas melhores voltas em 1m39.515s ficaram a apenas 131 milésimas deixando os homens da BMW Motorrad World Endurance Team logo atrás, eles que trazem para a pista Markus Reiterberger, Kenny Foray e a estrela do ‘road racing’ britânico, Peter Hickman, a ‘arma’ escolhida pelos alemães para vencer a prova portuguesa e sonhar com o título.

Os polacos do Wócjcik Racing Team, já com Gino Rea em pista ao lado de Broc Parkes e Sheridan Morais, estes dois a mostrarem que ‘encaixaram’ bem o traçado quando no passado fim‑de‑semana competiram na penúltima ronda do campeonato nacional, foram os quartos na tabela de tempos de final de dia, na frente dos comandantes do campeonato do mundo, a Suzuki Endurance Racing Team, a pouco mais de sete décimas de segundo.

A fechar o dia realizou-se a sessão de treinos livres nocturna, que inclui a simulação de entrada de ‘safety-car’ em pista, com noventa minutos de acção em horário semelhante ao final da corrida no Sábado, servindo para que os pilotos ‘descubram’ o escurecer no circuito. Os homens da YART voltaram a mostrar a sua rapidez e solidez ao conseguirem o melhor tempo – 1m39.375s – mais uma vez na frente dos rivais da FCC TSR Honda France e da BMW Motorrad World Endurance Team. As diferenças foram novamente muito curtas, com quatro equipas separadas por menos de um segundo – a Suzuki Endurance Racing Team foi quarta – com as duas primeiras formações separadas por 187 milésimas.

Amanhã as 23 equipas que estão instaladas no ‘paddock’ do Circuito do Estoril enfrentam as derradeira sessões de qualificação que irão definir a grelha de partida para a prova durante a manhã, num dia mais curto que encerrará a meio da tarde com o ‘warm-up’, o primeiro dos dois que se realizam antes da corrida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.