Novo 508 da nova linha Peugeot Sport Engineered

0

O NOVO PIONEIRO DA PERFORMANCE

PEUGEOT SPORT ENGINEERED é a divisão de elevada performance da PEUGEOT. Pretende definir um novo tipo de performance através da construção de máquinas cuja potência elétrica permite criar novas sensações e experiências de condução.

Está a abrir caminho para uma nova era onde o kilowatt é rei e disponibiliza níveis sem precedentes de potência e de binário aos modelos de produção PEUGEOT.

Não seguimos qualquer caminho pré-definido, nem nenhum traçado já mapeado. Somos conduzidos pela nossa herança, pela nossa paixão e pelo nosso savoir-faire.

Todos na PEUGEOT SPORT ENGINEERED, pilotos e engenheiros, os novos pioneiros, devem aprender a reaprender. Fazer reset ao contador, dominar as novas tecnologias, conquistar novos territórios.

ESSÊNCIA PEUGEOT SPORT

Com as versões de elevada performance do PEUGEOT 508 berlina e SW, a PEUGEOT desvenda o primeiro capítulo da sua nova linha PEUGEOT SPORT ENGINEERED. Numa combinação perfeita entre caráter desportivo e tecnologia, a PEUGEOT inventa os códigos de uma nova performance, uma performance responsável: a Neo-Performance. A nova assinatura com uma linha de três garras Kryptonite faz referência à nova identidade da PEUGEOT SPORT, à assinatura luminosa dos modelos de série e inspira-se no património da marca, nos farolins traseiros do PEUGEOT 504 Coupé.

Verdadeira vitrina tecnológica, o 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED representa a quintessência da experiência dos engenheiros da PEUGEOT SPORT, que repetidamente deram provas do seu valor:

  • nas grandes competições internacionais, como o WRC (World Rally Championship), o DAKAR, a rampa de Pikes Peak ou o WEC (Word Endurance Championship),
  • através do desenvolvimento do concept 208 FE, de 2013 (46 g/km de CO2, 0 aos 100 km/h em 8,2 segundos) e do 308 R HYbrid, de 2015 (500 cv, 720 Nm, 0 aos 100 km/h em 4,0 segundos).

A par do lançamento desta nova linha, a PEUGEOT anuncia o seu regresso ao Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), na categoria rainha LMH (Le Mans Hypercar), a partir de 2022.

PERFORMANCE PEUGEOT SPORT

O 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED é o automóvel de série mais potente de sempre construído pela PEUGEOT.

O grupo motopropulsor produz 360 cv e 520 Nm de binário, graças à combinação das energias térmicas e elétricas. Esta aliança permite alcançar níveis de reação quase instantâneos.

Os valores de performances alcançados são inéditos na marca:

  • 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos,
  • 1000 m com arranque parado em 24,5 segundos,
  • 80 aos 120 km/h em 3 segundos,
  • velocidade máxima de 250 km/h (com restritor eletrónico).

O prazer de condução está no centro do ADN da PEUGEOT e essa é a razão por que os engenheiros da PEUGEOT SPORT adaptaram o chassis do PEUGEOT 508 para alcançar um compromisso entre conforto e comportamento de elevada qualidade:

  • otimização da amortização variável em três modos (Comfort/Hybrid/Sport),
  • menor altura ao solo, vias ampliadas em 24 mm na frente e 12 mm na traseira,
  • discos de travões dianteiros com 380 mm de diâmetro e pinças fixas de quatro pistões,
  • jantes de 20 polegadas de diâmetro, com pneus Michelin© Pilot Sport 4S.

ELEVADA EFICIÊNCIA

Os 360 cv do 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED são possíveis pela combinação das potências de um motor térmico e de dois motores elétricos posicionados à frente e atrás. A tração às quatro rodas garante-lhe uma motricidade ideal, independentemente das condições climatéricas.

Estão disponíveis cinco modos de condução, acionados diretamente no seletor de modos na consola central:

  • Eletric: para percursos em modo 100% elétrico e em total silêncio, com uma autonomia de 42 km (segundo o protocolo WLTP), permitindo-lhe o acesso às denominadas zonas verdes, em áreas urbanas, e proporcionando rápidas acelerações, graças à reatividade imediata dos motores elétricos de 0 a 140 km/h.
  • Comfort: modo Hybrid com as suspensões mais suavizadas para deslocações em “grande conforto”,
  • Hybrid: modo que seleciona automaticamente a propulsão térmica ou elétrica, em função das circunstâncias, otimizando os consumos,
  • Sport: potência máxima de 360 cv para um prazer otimizado. Este modo também atua sobre a direção, o amortecimento, o mapeamento do pedal do acelerador e a coloração digital do motor. O motor térmico garante a carga de bateria para que a potência máxima esteja sempre disponível.
  • 4WD: motricidade máxima para situações de aderência precária.

No domínio híbrido, o 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED beneficia da experiência da PEUGEOT decorrente dos recentes lançamentos dos PEUGEOT 3008 HYBRID/HYBRID4 e PEUGEOT 508 HYBRID, conjugada com a experiência de hibridização da PEUGEOT SPORT no mundo da competição. Os modos de recarregamento são flexíveis e adaptados a cada situação do quotidiano:

  • em menos de 7h numa tomada doméstica standard,
  • em 4h numa tomada reforçada de 16 amperes,
  • em menos de 2h numa Wall Box de 32 amperes.

Soluções de instalação de equipamentos estão disponíveis diretamente nos nossos concessionários. Todo o ecossistema dedicado aos modelos eletrificados da PEUGEOT está disponível através das apps MyPeugeot® e Free2Move Services.

O 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED mantém os mesmos volumes de habitáculo e de bagageira (acima do piso) das versões térmicas graças a uma colocação inteligente dos dois motores elétricos e da bateria.

A assinatura PEUGEOT SPORT ENGINEERED inicia um novo tipo de performance virtuosa: a Neo-Performance. É a combinação perfeita entre caráter desportivo e tecnologia, com valores recorde de emissões de CO2 por km: esta versão de elevada performance está homologada segundo o protocolo WLTP com 46 g de CO2/km, o equivalente a 2,03 l/100 km de consumo.

UMA EXPERIÊNCIA PLENA DE SENSAÇÕES

O 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED representa a quintessência do savoir-faire da PEUGEOT em matéria de ligação à estrada. As configurações do chassis foram aqui afinadas pelos engenheiros da PEUGEOT SPORT para incrementar, cada vez mais, o prazer de condução. As trajetórias são precisas graças à afinação ideal da direção.

Em complemento ao sistema de tração integral e para uma segurança de topo, o 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED está equipado com todos os sistemas de ajudas à condução disponíveis na gama PEUGEOT 508: night vision, regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go, ajuda à manutenção na via de circulação, travagem automática de urgência, etc.

O PEUGEOT i-Cockpit® assume, aqui, toda a sua plenitude, com um volante compacto com três garras Kryptonite, elementos distintivos da assinatura PEUGEOT SPORT ENGINEERED, bem como um head-up display 100% digital. O grafismo animado deste último e o ecrã central HD de 10 polegadas adotam essa mesma assinatura, garantindo-se uma ainda maior exclusividade.

O revestimento dos bancos “confort-fit” é específico do modelo, num misto de couro, malha 3D e Alcantara©. O habitáculo conta com acabamentos em costuras duplas em cinzento Tramontane e Kryptonite. O sistema de áudio Hi-fi FOCAL® é equipamento de série.

Definida pelo conceito de aerodinâmica, a carroçaria conta com elementos específicos desta versão:

  • na frente: grelha polida, para-choques, conchas e monograma Kryptonite,
  • na lateral: três tons de decoração específica, pormenor de três garras no embelezador de custódia na berlina e no painel dianteiro na SW,
  • atrás: saídas de escape negras com tratamento eletrolítico, difusor central em preto brilhante,
  • jantes de 20 polegadas com pneus MICHELIN© Pilot Sport 4S, pinças de travões à frente PEUGEOT SPORT Kryptonite.

O 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED está disponível em três cores de carroçaria: Cinzento Sélénium específico, Preto Perla Nera e Branco Nacarado. Todos os monogramas do 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED são em preto, de modo a sublinhar as características desportivas naturais do PEUGEOT 508.

O 508 PEUGEOT SPORT ENGINEERED é fabricado em França, em Mulhouse, e irá estar disponível para encomenda a partir de meados de outubro de 2020 (dependente do mercado).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.