Equipas Goodyear na luta pelo título no WEC

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  • Equipas Goodyear em segundo e terceiro na classificação de LMP2
  • Equipas utilizaram a corrida das ELMS do passado fim de semana como preparação
  • Terceiro composto de pneus “B-spec” faz a sua estreia no WEC

A luta pelo título mundial por parte da Goodyear está cada vez mais próxima com o reinício do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC) no circuito de Spa-Francorchamps este fim de semana. As três equipa que confiam nos pneus Goodyear estão ávidas por lutar pela vitória na corrida de seis horas, após uma longa paragem a meio da temporada.

Às equipas da Goodyear que cumprem toda a temporada, Jota Sport e Jackie Chan DC Racing, juntar-se-á mais um carro equipado com Goodyear, o da Algarve Pro Racing, equipa portuguesa que, por norma, compete nas European Le Mans Series (ELMS), mas que, este fim de semana, dará um passo em frente rumo ao palco do mundial.

Os três carros que utilizam o pneu de competição Goodyear Eagle F1 SuperSport são protótipos Oreca 07 Gibson que competem na categoria LMP2, a única classe do WEC com competição aberta de pneus. Os carros, com os seus motores V8 de 4,2 litros, disponibilizam cerca de 600 cv.

A Goodyear está na luta pelo título do campeonato de LMP2, com os protótipos da Jackie Chan DC Racing e da Jota Sport atualmente nas segunda e terceira posições da tabela classificativa. O primeiro terminou no pódio nas últimas quatro rondas, enquanto que a Jota alcançou uma vitória memorável em Xangai em novembro.

A Goodyear está na luta pelo título do campeonato de LMP2, com os protótipos da Jackie Chan DC Racing e da Jota Sport atualmente nas segunda e terceira posições da tabela classificativa. O primeiro terminou no pódio nas últimas quatro rondas, enquanto que a Jota alcançou uma vitória memorável em Xangai em novembro.

Corrida das European Le Mans Series ajudou na preparação das equipas da Goodyear

Antes da corrida de seis horas do WEC que se realizará no sábado, 15 de agosto, os participantes nas ELMS correram em Spa-Francorchamps no domingo, 9 de agosto, para uma disputa de quatro horas que incluiu 17 carros equipados com pneus de competição Goodyear Eagle F1 SuperSport.

Este tempo adicional em pista nas supercompetitivas ELMS foi especialmente benéfico para a Algarve Pro Racing, que tinha dois carros a correr no domingo, e para a Jota Sport, que, por norma, não participa no campeonato, mas fez uma aparição única para preparar a prova do WEC.

Mike McGregor, Diretor de Vendas de Competição, Testes e Apoio em Pista da Goodyear, refere: “A Jota inscreveu-se na prova das ELMS para poder ter uma corrida de teste, por forma a sentir-se um pouco mais refrescada para o fim de semana do WEC, o que, obviamente, nos ajuda com as afinações, dado que utilizamos as mesmas especificações de pneus em ambas as corridas. Só ter esse tempo extra em pista será um enorme benefício. Agora, também beneficiamos da entrada da Algarve Pro através de um wildcard. Um dos seus pilotos é Jon Lancaster, que foi um dos nossos pilotos de desenvolvimento de pneus. Tudo isso ajuda a que tenhamos a maior quantidade de informação que poderíamos esperar, para otimizar a performance térmica e as afinações. Definitivamente, tudo isto deveria fazer com que a corrida do WEC seja mais fácil para nós e para as nossas equipas parceiras””

Novo pneu de terceira especificação útil para a abrasiva pista de Spa

A Goodyear introduziu a sua terceira especificação de pneus para as LMP2 na corrida das ELMS no circuito de Paul Ricard, em julho, e este composto de especificação B (média) será levado para Spa juntamente com o mais macio pneu de especificação A. Em todas as outras corridas da temporada, até ao momento, as equipas utilizaram os pneus com especificações A (macia) e C (média-plus).

“Spa é, verdadeiramente, um circuito à moda antiga, e é muito agressivo para os pneus, pelo que devemos garantir de somos bons em durabilidade ao longo de toda a corrida”, explica McGregor. “É muito mais agressivo do que outras pistas. Xangai é o mais próximo que temos disto no el calendário do WE, e foi ali que obtivemos a nossa primeira vitória, pelo que utilizaremos o que lá aprendemos durante este fim de semana”.

“Ainda que Spa seja agressivo, vimos em Xangai que ainda é possível extrair a performance do composto A-spec mais macio se houver uma correta gestão do pneu. É algo em que estamos a trabalhar estreitamente com as equipas, e a aprendizagem da corrida das ELMS de domingo ajudará ainda mais”.

As corridas à chuva são sempre uma possibilidade em Spa, célebre pelo seu clima imprevisível, embrenhado nas Ardenas. Os pneumáticos Goodyear para pista molhada ainda não correram, mas os versáteis intermédios foram utilizados em Silverstone em setembro, onde provaram a sua utilidade para condições mistas, as quais são muito prováveis este fim de semana.

Os treinos livres e a qualificação serão realizados na quinta-feira e na sexta-feira, com a corrida a ter lugar das 13:30-19:30 CEST de sábado.

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