Maria Neto garante 17.ª posição no Europeu de Karting Iame

0
  • Piloto de Guimarães é a única representante de Portugal na competição europeia

No circuito francês de Essay, na região da Normandia, Maria Germano Neto – campeã nacional em 2019 – iniciou a sua época internacional de 2020, ao disputar, este fim de semana, a primeira prova do Campeonato Europeu de Karting Iame da categoria X30 Mini, destinada a pilotos dos 8 aos 12 anos.

A piloto de Guimarães, de apenas 9 anos de idade, inserida na equipa de Fernando Alonso, mesmo competindo entre um extenso pelotão de 40 participantes, num traçado que desconhecia por completo e com adversários que já têm 12 anos de idade e são, naturalmente, mais experientes, regressou a Portugal numa promissora 17.º posição da classificação geral.

Depois de já ter conquistado a Taça de Portugal de Karting, a Taça Bridgestone, o Open de Portugal e ter garantido o título de campeã nacional da categoria Cadete em 2019 perante um forte pelotão, para além de colecionar pódios em Espanha, Maria Germano Neto tem para 2020 um programa desportivo que passa pelo Campeonato da Europeu de Karting
Iame na competitiva categoria X30 Mini, assim como por outras importantes competições.

A piloto vimaranense – que já foi nomeada duas vezes para ser distinguida pela Confederação do Desporto de Portugal como Atleta do Ano e Jovem Promessa do Ano –, foi a única representante nacional na jornada de abertura do Europeu de Karting Iame em França, inserida na equipa de Fernando Alonso, a FA Racing Team, pela qual alinha desde o ano passado.

Maria Germano Neto, aos comandos de um kart equipado com chassis FA,
foi a 12.ª mais rápida do seu grupo nos treinos cronometrados e nas mangas de qualificação obteve um 14.º, um 15.º e um 10.º lugares, resultados que lhe permitiram o apuramento direto para a Final.

Antes da corrida decisiva, a piloto portuguesa disputou a Pré-final, com 36 concorrentes, e viu a bandeira xadrez na 16.ª posição, o que deixava boas perspetivas para a Final, onde o seu objetivo, para já, é classificar-se no top-10.

Contudo, após uma corrida intensa, em que rodou no 15.º posto, acabou por terminar na 21.ª posição, entre 36 pilotos, resultado que somado aos pontos que alcançou na PréFinal, permitiu-lhe regressar a Portugal na 17.ª posição da classificação geral.

A segunda prova do Campeonato Europeu de Karting Iame será disputada entre 27 e 30 de agosto, no Kartódromo Internacional Lucas Guerrero, em Valência, Espanha. A terceira jornada terá lugar na pista italiana de Castelletto entre 17 e 20 de setembro e a quarta e última prova realizar-se-á entre 8 e 11 de outubro, no traçado de Mariembourg, na Bélgica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.