Pirelli faz a antevisão do G.P. de Inglaterra

0
  • Duas seleções de pneus distintas para as corridas de Silverstone

POR QUE ESCOLHEMOS ESTES COMPOSTOS?

Teremos duas seleções de pneus diferentes para as duas corridas de Silverstone. O Grande Prémio Pirelli da Grã-Bretanha terá o composto C1 como P Zero White (duro), C2 como P Zero Yellow (médio) e C3 como P Zero Red (macio).

O Grande Prémio de celebração do 70º aniversário, que decorre uma semana depois, contará com o composto C2 como P Zero White (duro), C3 como P Zero Yellow (médio) e C4 P Zero Red (macio).

Trata-se de uma decisão inédita na história da categoria, já que será a primeira vez que serão adotados conjuntos de compostos distintos para o mesmo circuito, durante a mesma temporada.

Esta escolha tem como objetivo adicionar um elemento de imprevisibilidade entre as corridas, pois obrigará as equipas a repensar as suas estratégias de uma corrida para a outra.

Durante os primeiros 30 minutos dos segundos treinos livres do Grande Prémio de celebração dos 70 anos, todas as equipas vão testar os protótipos dos pneus slick de 13 polegadas, que serão utilizados na próxima temporada, de acordo com um plano definido pela Pirelli. Os pneus estarão desprovidos de marcações coloridas no flanco e serão usados para validar a evolução dos pneus que serão utilizados em 2021.

CARACTERÍSTICAS DO CIRCUITO

Silverstone representa um verdadeiro teste para os pneus, daí que seja a primeira vez que veremos o composto mais duro em ação (C1). A decisão fundamenta-se com a elevada exigência energética provocada pelas curvas longas e rápidas, como acontece na sequência de Maggots e Becketts, que gera forças G intensas.

O circuito de Silverstone foi repavimentado duas vezes, nos últimos dois anos. Em comparação com a temporada passada, a superfície deverá parecer um pouco mais madura e menos oleosa, devido à estabilização do betume. A rugosidade da pista é similar à média, em comparação com os outros circuitos do calendário.

MARIO ISOLA – RESPONSÁVEL PIRELLI NA F1

“Com duas corridas no mesmo circuito, que as equipas conhecem bem, era importante tentar injetar um elemento adicional para a segunda corrida, e é por esse motivo que optamos por baixar um grau na dureza dos compostos para o GP do 70º aniversário. A seleção para o primeiro fim de semana é idêntica à do ano passado, o que em termos gerais deve significar uma corrida de uma ou duas visitas às boxes. Para a segunda corrida, dependendo da estratégia de cada piloto, poderemos estar perante uma corrida de duas paragens. Obter dados sobre o C4, que terá um grande desafio em Silverstone, será uma das chaves para a segunda corrida, uma vez que as equipas possuem já muitas informações sobre o comportamento do C2 e do C3. O circuito de Silverstone é caracterizado por exercer grandes cargas laterais nos pneus, sendo que será especialmente importante evitar o sobreaquecimento e gerir o desgaste dos mesmos. Finalmente, disponibilizaremos às equipas meia hora de testes para validar a evolução dos pneus de 2021, sendo que não vão faltar focos de atenção nas próximas duas semanas de F1.”

OUTRAS INFORMAÇÕES PIRELLI

  • O GP da Grã-Bretanha é a segunda corrida patrocinada pela Pirelli em 2020, depois da Áustria. A terceira e a última será realizada em Mugello.
  • O GP do 70º aniversário comemora 70 anos do Campeonato Mundial de Fórmula 1, certame inaugurado com uma corrida em Silverstone, em maio de 1950, com o Alfa Romeo de Giuseppe Farina, equipado com pneus Pirelli, a ser o primeiro a cruzar a linha da meta. O italiano acabaria por se tornar no primeiro campeão da história.
  • Além do GP da F1, vão ser realizadas quatro corridas de Fórmula 2 com os novos P Zero de 18”, que contribuíram para oferecer seis corridas emocionantes até o momento. A Fórmula 3 também retoma as atividades em Silverstone, com compromissos sempre interessantes. Ambos os campeonatos terão também compostos diferentes para os dois fins de semana.
  • A temporada automobilística da Pirelli já está em pleno andamento após o levantamento das restrições derivadas do Covid-19, na Europa: o piloto da Pirelli, Alexey Lukyanuk, venceu o Rali de Roma, evento inaugural do Europeu realizado no passado fim de semana, enquanto que a equipa Belgian Audi Club Team WRT venceu o evento inaugural do GT World Challenge, em Imola. A Pirelli também começou a testar os pneus WRC 2021, na Sardenha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.