Novo Suzuki Swift Sport 1.4 Boosterjet Mild Hybrid de 48V

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O Suzuki Swift Sport rejuvenesce com a incorporação do motor 1.4 BOOSTERJET com sistema SHVS Mild Hybrid de 48V, que lhe permite reduzir os consumos e emissões e oferecer uma melhor resposta. O novo Swift Sport recebe também novos sistemas avançados de assistência à condução e novas pinturas exteriores bitone.

Lisboa, 29 junho 2020 – A Suzuki volta a inovar com o Swift Sport, primeiro automóvel do seu segmento a introduzir a hibridização ligeira de 48V. Este modelo beneficia da variante de maior potência do sistema SHVS Mild Hybrid (Smart Hybrid Vehicle by Suzuki), que já equipa os Suzuki Vitara e S-Cross, em conjunto com o novo motor K14D 1.4 BOOSTERJET.

O novo Swift Sport confirma a aposta da Suzuki na hibridização ligeira. Foi uma das primeiras marcas a introduzir esta tecnologia, da qual já desfrutam todos os modelos da sua gama em comercialização em Portugal. A hibridização ligeira SHVS é uma tecnologia inteligente que se alinha com a filosofia da Suzuki de desenvolvimento de soluções eficazes, simples, ligeiras e acessíveis. Com a adoção desta tecnologia, o novo Swift Sport oferece uma combinação única de respeito com o meio ambiente e carácter desportivo.

E a nova mecânica eletrificada consegue, por um lado reduzir os consumos e emissões, que agora se
situam nos 5,6 litros/100km em ciclo combinado e 127 g/km (WLTP). Por outro lado, oferece uma resposta mais rápida do acelerador e um forte impulso, graças ao estímulo extra do motor/gerador elétrico ISG.

O Novo Suzuki Swift Sport está disponível por 25.222 euros, sem despesas e pintura metalizada, que se reduz a 23.222 euros com a campanha especial de lançamento.

Novo motor 1.4 BOOSTERJET
O novo motor K14D 1.4 BOOSTERJET, que recentemente estrearam os Suzuki Vitara e S-Cross, substitui o anterior K14C 1.4 BOOSTERJET. As principais melhorias técnicas em relação ao seu antecessor são um aumento da taxa de compressão de 9,9 a 10,9; a sincronização da válvula de admissão elétrica (VVT) e a recirculação dos gases de escape refrigerados (EGR), para além dos ajustes no sistema de injeção de sete orifícios e na eletrónica. A filosofia de desenvolvimento deste motor foi impulsionar o arranque e o prazer de condução, com uma significativa redução dos consumos. O novo motor oferece 95 kW (129CV) as 5.500 rpm e 235 Nm de binário às 2.000 rpm. Em conjunto com os 53 Nm e 10KW (13,6 CV) adicionais que proporciona a hibridização ligeira, a sensação de arranque é muito maior e o Swift Sport responde mais rapidamente a um menor impulso do acelerador. As prestações são de um verdadeiro desportivo: 210 km/h de velocidade máxima e 9,1 segundos dos 0-100 km/h.

Hibridização de 48V pela primeira vez no seu segmento
A Suzuki levou a tecnologia Mild hybrid de 48V ao segmento dos compactos desportivos. O sistema híbrido SHVS de 48V consta de três componentes principais: um motor/gerador elétrico de 48V denominado ISG (Integrated Starter Generator), uma bateria de íon de lítio de 48V e um conversor de 48V a 12V DC/DC.

O aumento da voltagem a 48 voltes do ISG, em comparação com os 12V convencionas, incrementam a capacidade de assistência do motor elétrico e a entrega adicional de binário que melhora a resposta em aceleração.

Este novo sistema inclui novas funções que melhoram a experiência de condução, como sejam a entrega adicional de binário e a assistência de condução, que faz com que o motor elétrico forneça binário ao motor de combustão na fase de aceleração, tornando-o suave até que o turbocompressor entre em ação. O novo sistema híbrido SHVS de 48V também possui uma função que permite reduzir o
consumo de combustível em fases de desaceleração mediante o uso do motor elétrico.

Um genuíno carácter desportivo
Para além de eficaz, simples e económica, a hibridização SHVS da Suzuki é uma tecnologia ligeira que apenas aumenta o peso total do veículo. Com um peso em ordem de marcha de 1.020 kilos (apenas 45 a mais do que o anterior modelo), o Novo Suzuki Swift Sport 1.4L Mild Hybrid é um dos desportivos compactos mais leves do mundo. E isso resulta na sua segurança ativa e agradece-se numa condução desportiva, onde se encontra uma excecional agilidade de reações, capacidade de travagem, velocidade de passagem em curvas e velocidade de mudanças de direção.

“Sabemos que os nossos clientes, acima de tudo, valorizam uma experiencia de condução dinâmica” assegura o engenheiro chefe do Swift Sport, Masao Kobori. “Tínhamos uma magnífica base sobre a qual podíamos trabalhar porque a plataforma Swift HEARTECT é incrivelmente leve e rígida”.

Como o seu antecessor, o Novo Swift Sport desfruta de um sofisticado chassis orientado para se obter um comportamento seguro e desportivo. Conta com elaborados esquemas de suspensão (a traseira, específica deste modelo), amortecedores Monroe, cubo e rolamentos de roda numa peça única e barras
estabilizadoras com suportes de teflon. Esta configuração proporciona um grau extra de rigidez sem aumentar excessivamente o índice da mola ou do estabilizador dianteiro, mantendo ao mesmo tempo um movimento suave e flexível no contacto entre a estrada e a roda.

Novos sistemas avançados de segurança
A combinação de uma câmara monocular e um sensor de laser (DSBS: Dual Sensor Brake Support) permitem ao novo Swift Sport integrar os mais avançados sistemas de assistência à condução.
Para além do sistema de travagem de emergência autónomo com deteção de peões, o alerta de mudança de faixa e o alerta anti fadiga que já equipavam o anterior modelo, o novo modelo incorpora a deteção de ângulo morto BSM (Blind Spot Monitor), o alerta de tráfico posterior RCTA (Rear Cross Traffic Alert) e o reconhecimento de sinais de tráfego TSR (Traffic Sign Recognition), que agregam
uma maior confiança na experiência de condução diária.

O detetor de ângulo morto BSM (Blind Spot Monitor) funciona acima de 15 km/h. Mediante uns LED colocados nos espelhos retrovisores exteriores, o sistema emite avisos luminosos ao condutor, quando deteta algum veículo dentro ou aproximando-se do ângulo morto e que pode representar um risco mediante uma manobra de mudança de faixa. Se o condutor insiste na manobra e coloca as luzes
intermitentes, um alerta sonoro é adicionado ao LED de advertência.

O alerta de tráfico posterior (RCTA do inglês Rear Cross Traffic Alert), esta operativo até 8 km/h, em marcha atrás. O sistema utiliza dois sensores de radar laterais instalados na parte traseira do veículo para alertar o condutor da presença de veículos que se aproximam, por exemplo ao sair de um estacionamento em marcha atrás. Quando isto sucede, o condutor recebe um alerta visual no
computador de bordo e um aviso acústico de advertência.

O sistema de reconhecimento de sinais de tráfego TSR (Traffic Sign Recognition) utiliza a câmara monocular para monitorizar a via, procurando sinais de trânsito. Quando deteta sinais de trânsito, como limites de velocidade ou zonas de proibição de ultrapassagem, mostra o sinal no painel central de instrumentos.

Novas decorações e equipamento
O Swift Sport está disponível numa ampla variedade de cores monocolor, nas quais se destaca o Champion Yellow (tom exclusivo para este modelo), e três novas variantes bitone. Nestas versões, o novo laranja, o azul e o vermelho da carroçaria contrastam com o tom ‘Super Black Pearl’ do teto e das capas dos espelhos retrovisores exteriores.

Também estão disponíveis umas jantes de liga leve de 17” extremamente leves que foram desenvolvidas mediante técnicas de formação de fluxos para obter um design resistente e compacto.

O novo Swift Sport mantém o painel de instrumentos desportivo, que incorpora um écran central LCD a cores de 4,2 polegadas e que mostra todo o tipo de informação, incluindo a temperatura do óleo e indicador de turbo.

No que respeita ao conforto, este modelo destaca-se por elementos como o arranque sem chave, bancos desportivos e aquecidos, climatizador automático, controlo de pressão de pneus, vidros escurecidos, kit exterior específico, rádio digital com porta USB, retrovisores rebatíveis eletricamente, tapeçaria exclusiva e volante multifunções de pele entre muitos outros elementos.

Em conectividade, dispõe de um écran táctil de 7″ multifunções com tecnologia bluetooth para efetuar chamadas em “mãos livres” ou ouvir música em streaming. Este sistema multimédia é compatível com Apple CarPlay®, Android Auto® y
Mirrorlink*.

Como em todos os modelos da gama Suzuki, o Novo Swift Sport dispõe de um amplo catálogo de acessórios para o personalizar, que inclui capas para retrovisores, autocolantes, molduras laterais exteriores, embelezadores para o interior e mais uma variedade de opções de forma a poder ser personalizado de acordo com cada Cliente.

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