Bosch ESI [tronic] permite diagnósticos abrangentes em veículos Mercedes-Benz com acesso protegido

0
  • A Bosch oferece uma solução prática para diagnóstico e manutenção de componentes eletrónicos de veículos protegidos
  • A Mercedes-Benz AG utiliza um conceito de dois estágios para proteger os sistemas eletrónicos dos seus veículos contra violações e acesso não autorizado.
  • É possível trabalhar sem restrições em veículos com acesso protegido pela Mercedes-Benz com ESI [tronic] da versão 2020 / 1.02
  • O desbloqueio requer conexão com a Internet e equipamentos de diagnóstico KTS de última geração da Bosch.

A partir de setembro de 2020, na Europa, todos os novos modelos de veículos devem estar equipados com acesso seguro para diagnósticos, de acordo com o Regulamento da UE 2018/858. Este regulamento visa proteger os componentes eletrónicos do veículo contra manipulação e acesso não autorizado. Após a FCA (Fiat Chrysler Automobiles), a Mercedes-Benz AG, entre outros, estão a introduzir estas medidas de segurança num conceito de dois estágios. Com a atualização 2020 / 1.02, as oficinas que usam o software Bosch ESI [tronic] receberão a atualização necessária para executar tarefas abrangentes de diagnóstico, serviço e reparações sem restrição, mesmo em veículos Mercedes-Benz.

Para responder aos requisitos das regulamentações europeias, os fabricantes de automóveis trabalham com conceitos de segurança que geralmente incluem restrições ao acesso a componentes eletrónicos dos veículos. Para esse fim e como primeiro passo, a Mercedes-Benz AG está a usar uma extensão do chamado procedimento Seed & Key. Isso baseia-se num algoritmo especial necessário para ativar as funções protegidas.

O modo operacional é semelhante ao de um “gateway” de segurança. No entanto, a solução Bosch não requer nenhum registo no portal do fabricante do veículo. Sem a possibilidade de desbloqueio, certas funções, como calibração de sistemas de assistência ao condutor, ficam inacessíveis e o acesso futuro ficará limitado à identificação da ECU, leitura dos valores reais e leitura ou exclusão de falhas na unidade de memória.

Vários modelos Mercedes-Benz produzidos a partir do último trimestre de 2019 já estão equipados com Seed & Key.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.