Michelin e Symbio desenvolvem pilha de combustível de hidrogénio na competição automóvel

0
  • Michelin e Symbio juntam forças para acelerar o desenvolvimento da pilha de combustível de hidrógenio através do projeto Missionh24, utilizando a competição como laboratório de testes

A Michelin e a Symbio tornam-se parceiros de referência do projeto MissionH24, com o intuito de acelerar o desenvolvimento da mobilidade “0 emissões” através da utilização da tecnologia da pilha de combustível de hidrogénio na competição automóvel. Contarão com o apoio da Total, que participa no projeto desde 2019, com um compromisso de cinco temporadas.

Com a chegada dos novos parceiros, o protótipo LMP HG2, da escuderia H24Racing, estreia uma decoração em que Michelin, Symbio e Total são as novas protagonistas. O veículo fará a sua estreia com a nova decoração nas primeiras 24 Horas de Le Mans virtuais, que se disputam nos próximos dias 13 e 14 de junho. O desenvolvimento deste ambicioso programa prepara a chegada a Le Mans de protótipos elétricos de pilha de combustível, onde competirão numa categoria específica em 2024.

O projeto MissionH24 teve início em setembro de 2018, impulsionado pelo ACO (Automobile Club de l’Ouest), organizador das 24 Horas de Le Mans, e pela GreenGT, empresa pioneira na mobilidade elétrica baseada no hidrogénio. O LMP H2G com as cores da H24Racing tornou-se no primeiro LMP (Le Mans Prototype) do mundo a montar um sistema de propulsão elétrica de pilha combustível de hidrogénio.

Após a sua presença nas 24 Horas de Le Mans virtuais, i LMP H2G passará à fase de testes em circuito para continuar a desenvolver esta tecnologia. Tal como sucedeu durante o ano passado, os protótipos da escuderia H24Racing participarão em distintas provas ao abrigo da Taça Michelin Le Mans, organizada por el ACO.

A competição enquanto laboratório de testes

Com a entrada no projeto MissionH24 enquanto parceiro de referência, o Grupo Michelin passa a estar diretamente envolvido no desenvolvimento das soluções técnicas ligadas à motorização dos protótipos de competição, mantendo-se também como fornecedor exclusivo de pneus à escuderia H24 Racing.

Por seu turno, a Symbio, já familiarizada com os desafios tecnológicos da competição automóvel, graças à sua colaboração com a GreenGT há já mais de dez anos, trará a sua experiência em sistemas de mobilidade baseados no hidrogénio.

Sonia Artinian-Fredou, Vice-Presidente Executiva de Negócios e Soluções, e de Materiais de Alta Tecnologia, do Grupo Michelin, afirma: “Com a Symbio, o Grupo Michelin tem o orgulho de se unir ao programa MissionH24, juntamente com o ACO e a Total. A Michelin e a Symbio disporão, assim, de um laboratório para acelerar a investigação e desenvolvimento de soluções de mobilidade limpas, baseadas na utilização do hidrogénio. Enquanto protagonista no desenvolvimento da mobilidade “0 emissões”, a Michelin investe em iniciativas orientadas para intensificar a inovação, com o objetivo de propor soluções sustentáveis para os seus clientes e para o planeta”.

Por seu turno, Fabio Ferrari, CEO da Symbio, refere: “A competição automóvel é um formidável laboratório para ampliar os limites tecnológicos dos sistemas de hidrogénio, e, ao mesmo tempo, um porta-estandarte muito eficaz para dar a conhecer ao grande público os benefícios desta mobilidade limpa. Na Symbio, estamos duplamente orgulhosos por participar neste ambicioso programa”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.