Rótulos dos pneus vão passar a ter mais informação sobre eficiência energética

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As novas regras europeias sobre a rotulagem dos pneus visam aumentar a sensibilização dos consumidores para a poupança de combustível, melhorar a segurança e diminuir a poluição sonora.

O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje um regulamento, já negociado com os Estados-Membros, que exige que os novos rótulos dos pneus de automóveis e camiões incluam informações sobre a eficiência do consumo de combustível, a aderência em pavimento molhado e o ruído.

O objetivo é tornar os rótulos mais visíveis e dar mais informação aos consumidores, permitindo-lhes escolher pneus mais seguros, mais eficientes em termos energéticos e mais silenciosos.

No futuro, os rótulos deverão também incluir informações sobre quilometragem, abrasão, pneus recauchutados e aderência na neve e no gelo.

Os pneus para camiões e autocarros (pneus C3), não abrangidos pelas atuais regras de rotulagem, terão também de ostentar um rótulo.

Os pneus representam entre 20 % a 30 % do consumo de combustível de um veículo.

A redução da resistência dos pneus ao rolamento contribui para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, gerando ao mesmo tempo uma redução dos custos para os consumidores com a diminuição do consumo de combustível.

O novo sistema de rotulagem poderá conduzir a uma redução de 10 milhões de toneladas de emissões de CO2, segundo as estimativas.

As novas regras deverão ser aplicáveis a partir de 1 de maio de 2021.

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