Volkswagen celebra a estreia da nova Caddy

0
  • Completamente nova: com um design inovador e dinâmico, tem por base a Plataforma Modular Transversal (MQB)
  • Mais espaço: as novas Caddy, Caddy Cargo e Caddy Maxi primam pelo espaço interior otimizado
  • Furgão de carga ideal: a Caddy Maxi oferece agora espaço suficiente para o transporte de duas europaletes em sentido transversal
  • Diesel sustentável: redução significativa de emissões de CO2 dos motores TDI, através da utilização de dois conversores catalíticos (SCR)
  • Conectividade: o “Innovision Cockpit” converte a Caddy num smartphone sobre rodas
  • Mais segura, confortável e fácil de conduzir: são novos seis dos 19 sistemas de assistência ao condutor
  • Chega a Portugal no mês de novembro

A nova Volkswagen Caddy destaca-se como um furgão de carga, um monovolume familiar, um shuttle para turismo ou uma autocaravana com uma versatilidade ilimitada. Completamente redesenhada, esta é a quinta geração de um modelo do qual já foram produzidas mais de três milhões de unidades.

Concebida a partir de uma folha em branco, com design baseado, pela primeira vez, na Plataforma Modular Transversal (MQB), cada detalhe é novo. O “mundo Caddy” muda e passa a incorporar as novas tecnologias de vanguarda: os inovadores sistemas de assistência ao condutor aumentam a segurança e o conforto e facilitam a condução; os sistemas de manuseamento e infotainment em rede convertem a Caddy num smartphone sobre rodas; uma nova tecnologia com dois conversores catalíticos (SCR) torna os motores TDI mais limpos que nunca. O design exterior é completamente novo e surpreendentemente desportivo. Ao mesmo tempo, foram significativamente melhorados o posto de condução e a gestão funcional dos controlos, e ainda a oferta de espaço no interior vanguardista. Apesar de tudo, o ADN único da Caddy continua genuíno, pleno de versatilidade, funcionalidade e praticidade. A Caddy é uma solução universal, entre os monovolumes familiares e os furgões de entregas urbanas.

“O nosso objetivo com a nova Caddy é simplificar a vida profissional e pessoal de todos os utilizadores, tornando-a mais fácil e individual do que nunca. O nosso lema é ‘Work – Life – Unlimited’”, destaca o Dr. Thomas Sedran, Presidente do Conselho de Administração da Volkswagen Veículos Comerciais, delineando os principais objetivos estratégicos para a Caddy da quinta geração. A nova Caddy será lançada ainda este ano, inicialmente na Alemanha, Áustria e Polónia, a que se seguirão alguns de outros dos mais importantes mercados, casos da França, Grã-Bretanha, Espanha, Bélgica, Países Baixos, Turquia, Itália e Portugal.

“Com o aumento significativo de espaço, perfeição absoluta em cada detalhe, novas tecnologias e uma nova dinâmica de design, a Caddy está a dar um grande passo em frente”, comenta Thomas Sedran. “Como tal, o novo modelo y tem potencial para aumentar a quota de mercado da Volkswagen Veículos Comerciais no chamado segmento A dos comerciais ligeiros em todo o mundo”, esclarece Heinz-Jürgen Löw, Membro do Conselho de Administração e Responsável de Vendas e Marketing da Volkswagen Veículos Comerciais.

Design carismático e novas características exteriores A mudança para a plataforma MQB é evidente numa maior distância entre eixos, o que confere à nova Caddy proporções muito mais dinâmicas. Os designers utilizaram a vantagem técnica de realizar uma carroçaria completamente nova sobre esta base. Mais carismática do que nunca, mas permanecendo prática, pode acomodar até sete pessoas. Em termos tecnológicos e de equipamento, o exterior da Caddy caracteriza-se por uma série de novas funcionalidades. Estas incluem, como opções, o auxílio elétrico de fecho das portas de correr e portão traseiro, além de um teto panorâmico com uma superfície vidrada particularmente grande, com 1,4 m2, que se estende por cima das primeiras e segundas filas de bancos. Também são novidade as jantes em liga leve até 18 polegadas e, nos níveis de equipamento das versões superiores, novos faróis e luzes traseiras em LED. A Caddy também oferece pela primeira vez o sistema de ignição e bloqueio sem chave Keyless Access (Kessy, abreviado) e o “Digital Cockpit”.

A nomenclatura para as linhas de equipamento das versões de passageiros também foi revista: “Trendline” passa a ser “Caddy”, “Comfortline” torna-se “Life” e “Highline” é agora “Style”.

Grande interior, com posto de condução digitalizado de elevada tecnologia O interior da quinta geração deste polivalente modelo impressiona com novas soluções de elevada tecnologia e uma oferta de espaço muito maior. A versão longa – a Caddy Maxi –, por exemplo, oferece espaço suficiente para transportar até duas europaletes, que podem, opcionalmente, ser carregadas centralmente em sentido transversal/traseiro ou em sentido transversal/traseiro longitudinal. A arquitetura do painel de instrumentos e de comando foi completamente redesenhada: as interfaces interativas para o condutor e passageiro do banco dianteiro são formadas pelo novo “Digital Cockpit” (painel de instrumentos digital, em opção) e pelos sistemas de rádio e infotainment com grandes ecrãs de 6,5 e 10 polegadas. A fusão do “Digital Cockpit” e do sistema de navegação topo de gama de 10 polegadas dá lugar a um novo panorama digital dos elementos de visualização e de comando, denominado “Innovision Cockpit”. Nesta ótica, a Caddy tem uma grande semelhança com o Golf da oitava geração. Através de uma unidade de conectividade online (OCU) com eSIM integrado, os sistemas de infotainment são capazes de aceder aos serviços e funções online móveis da ‘Volkswagen We’, o que significa que a nova Caddy está “sempre ligada”. Os sistemas de infotainment podem aceder aos serviços online e às funções do “Volkswagen We” através da unidade de controlo do módulo de chamada de emergência e a unidade de comunicação (OCU) com eSIM integrado.

Outras novidades na Caddy são as superfícies digitais táteis para as funções de luz, visão, áudio e menu multifunções. O comando rotativo giratório para as luzes desaparece, sendo substituído pelo painel tátil “Light & Sight”, situado à esquerda do volante. Desta forma, o condutor pode aceder rapidamente e de forma mais fácil aos itens do menu do sistema de controlo central através dos botões de acesso direto. Além disso, as luzes interiores em LED, os bancos ergonómicos e uma fonte de alimentação para dispositivos externos de 230 V aumentam o conforto da vida a bordo da Caddy. Novidades são também as saídas de ar no tejadilho, para uma melhor climatização e ventilação rápida e independente na parte traseira do habitáculo.

Novos sistemas de assistência tornam a Caddy mais segura, confortável e mais fácil de conduzir Seis dos 19 sistemas de assistência ao condutor da Caddy são novos, e incluem o “Travel Assist”, pela primeira vez num veículo comercial da Volkswagen, que facilita a condução com assistência numa faixa mais alargada de velocidades de circulação. Em combinação com o “Travel Assist”, o novo volante multifunções da Caddy também está equipado com sensores capacitivos. Tal deve-se a razões de ordem legal e de segurança: o condutor deve controlar permanentemente a viatura. Os sensores capacitivos do volante asseguram uma deteção precisa e suave de uma mão do condutor, evitando assim alarmes falsos. Agora, a nova Caddy também oferece a assistência para manobras com reboque em marcha atrás, o “Trailer Assist”, já conhecido da Crafter e Transporter. Outro sistema inovador que também é proposto pela Caddy, em opção, é o “Side Assist”, incluindo “Rear Traffic Alert”: a Caddy ajuda-o, dentro dos limites do sistema, a manter-se na faixa de rodagem com este assistente de mudança de faixa de rodagem. Sensores de radar na traseira monitorizam as áreas atrás do automóvel e o ângulo morto, e o sistema indica a presença de potenciais perigos através de um aviso ótico no espelho retrovisor exterior. Em caso de necessidade, o sistema consegue, dentro dos seus limites, travar o automóvel, para evitar uma colisão ou minimizar a gravidade do impacto.

Os dois conversores catalíticos (SCR) reduzem significativamente as emissões de CO2 dos motores TDI Tal como os sistemas de assistência ao condutor, os novos motores de quatro cilindros da Caddy também são inovadores. São motores de uma nova geração evolutiva, que, naturalmente, cumprem as normas de emissões Euro 6 de 2021 e estão todos equipados com filtros de partículas. Também a ser utilizados pela primeira vez em motores TDI com potências entre 75 cv (55 kW) e 122 cv (90 kW) são os dois conversores catalíticos (SCR), de forma a reduzir significativamente as emissões de óxido de azoto (NOx). Uma novidade que torna os motores TDI da Caddy entre os Diesel mais limpos do mundo. Também eficiente e sustentável é um motor a gasolina turbo (TSI) que debita 116 cv (84 kW) e um motor a gás natural comprimido (TGI). As novas tecnologias do sistema de propulsão têm um efeito visivelmente positivo, tanto ecologicamente como ao nível económico: dependendo da versão do motor, o consumo de combustível estimado para a Caddy é até 12% inferior ao modelo anterior (prevêse que os números de consumo certificados estejam disponíveis a partir do início de julho). O novo design exterior também contribui para a eficiência do veículo: o valor Cx do coeficiente aerodinâmico (modelo anterior: 0,33) pode ser reduzido na nova Caddy até 0,30, uma nova referência neste tipo de veículos.

O equipamento de todas as versões é mais amplo do que nunca A quinta geração da Caddy chegará ao mercado nas versões comerciais Cargo (furgão com painéis laterais em chapa) e Kombi (com janelas laterais em vidro), e em várias variantes de passageiros (MPVs). A nomenclatura das linhas de equipamento de veículos de passageiros foi reconfigurada: o modelo base será a “Caddy”; segue-se a linha “Life” e, finalmente, a linha premium “Style”. Todos os modelos estão ainda mais bem equipados do que as versões correspondentes da geração anterior. Por exemplo, a nova Caddy Cargo pode ser equipada com portas traseiras totalmente metálicas, sem janelas (para melhor proteção contra roubos). Equipamento de série na versão Cargo são os vidros elétricos dianteiros, espelhos retrovisores exteriores elétricos, travão de mão eletrónico com função Auto Hold, novos faróis H7 e iluminação de placa da matrícula em LED. Também são novos na gama os apoios de braços opcionais nos bancos.

A linha de equipamento “Caddy” do modelo Kombi e da versão de passageiros inclui outras funcionalidades de série, como um volante multifunções, duas portas de correr laterais, um sistema de rádio com ecrã de 6,5 polegadas, ar condicionado e sistema de deteção de fadiga. Acrescem na linha “Life” as jantes de liga leve de 16 polegadas, um sistema de infotainment com ecrã de 8,25 polegadas, mesa desdobrável para a segunda fila de bancos, barras de tejadilho (pretas), para-choques à cor da carroçaria, espelhos retrovisores exteriores retráteis, com regulação elétrica e aquecidos, consola central com apoio central de braços e regulação dos apoios lombares do banco do condutor.

Os clientes que optam pela linha “Style” podem equipar a Caddy com jantes de liga leve de 17 polegadas (as de 18 polegadas são propostas como opção), faróis e luzes traseiras em LED, ajuda de estacionamento “ParkPilot” (frente e traseira), barras de tejadilho prateadas e pacote cromado para o exterior. No interior, é proposto de série, entre outros elementos, um volante multifunções em couro, ar condicionado automático (Air Care Climatronic), App Connect, revestimentos dos bancos em “ArtVelours” e, pela primeira vez, instrumentos digitais (Digital Cockpit).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.