Santiago Ribeiro garante top-5 em Leiria

0
  • Piloto da Ericeira em bom plano na categoria X30 Sénior

Apenas na sua segunda prova na categoria X30 Sénior, Santiago Ribeiro voltou a mostrar a sua rapidez na abertura do Campeonato de Portugal de Karting, em Leiria. O jovem piloto de apenas 13 anos de idade ficou a escassos 0,003s da pole-position e depois fez uma notável recuperação na Final, que o deixou muito próximo do pódio.

Santiago Ribeiro está a iniciar a sua terceira época no Karting de competição e a primeira na competitiva categoria X30 Sénior, considerada a classe-rainha da modalidade. Há duas semanas, o jovem piloto da Ericeira, que, com 13 anos, é o mais novo do pelotão, já tinha conseguido a pole-position no Open de Portugal de Karting, em Leiria.

Este fim de semana, Santiago Ribeiro regressou à pista leiriense e ficou a escassos 0,003s de garantir uma nova pole-position nos treinos cronometrados, cortando depois a linha de meta na 3.ª posição na manga inaugural, apesar de uma penalização de cinco segundos que o relegou para o 6.º posto.

Na segunda manga, conseguiu o 7.º lugar e depois, na Pré-Final, disputada no domingo, um toque de um adversário e uma penalização impediram-no de materializar a sua rapidez, terminando no 12.º lugar, apesar de ter conseguido a melhor volta da corrida (45,435s).

Sem nunca baixar os braços, Santiago Ribeiro fez uma fantástica recuperação de oito lugares na Final, onde executou algumas ultrapassagens milimétricas que o levaram a concluir a corrida no 4.º lugar. Contudo, outra penalização de cinco segundos por danos no spoiler dianteiro do seu kart fez com que caísse para a 5.ª posição.

“Esta foi apenas a minha segunda prova na X30 Sénior, num pelotão com mais de 20 pilotos, mas sinto que tenho sido bastante rápido”, começou por referir Santiago Ribeiro. “Ficámos próximos da pole nos treinos cronometrados e depois faltou aquela ‘estrelinha’ da sorte em alguns momentos nas mangas e na Pré-Final, onde conseguimos, inclusive, a melhor volta. Penso que depois fizemos uma Final de grande nível, com várias ultrapassagens que até nos poderiam ter dado o pódio. Foi pena a questão das penalizações por danos no spoiler do kart. É uma situação que vou ter de aprender a controlar, mas isso também virá com a experiência. Agradeço à equipa Birel ART Portugal e aos meus patrocinadores Valente & Ribeiro, Loja das Tintas, Ribeiro & Ravago e Westriangular por todo o apoio”, analisou o promissor piloto da Ericeira, que regressará ao Campeonato de Portugal de Karting nos dias 4 e 5 de abril, no Kartódromo de Viana do Castelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.