Luís Alves lidera categoria X30 Sénior do Campeonato de Portugal de Karting

0
  • Piloto de Guimarães estreou-se em grande numa nova categoria em Leiria

Depois dos títulos de campeão nacional Cadete (2015), Juvenil (2016 e 2017) e Júnior (2019), Luís Alves estreou-se este fim de semana na categoria X30 Sénior do Campeonato de Portugal de Karting, saindo da prova de Leiria como líder da competição. Vitórias na primeira manga de qualificação e na Pré-Final, aliadas um excelente segundo lugar na Final entre 22 concorrentes, permitiram ao piloto de apenas 14 anos de idade somar pontos importantes.

Luís Alves e a sua equipa, a KRC, estavam expectantes para a estreia absoluta na categoria X30 Sénior, uma das mais competitivas do Karting nacional em 2020. O piloto vimaranense mostrou logo a sua rapidez no Kartódromo Internacional de Leiria, ao conseguir a pole-position nos treinos cronometrados e vencendo depois a primeira manga de qualificação, perante um forte pelotão de 22 pilotos, na sua maioria com experiência anterior nesta categoria.

Na segunda manga, o desgaste prematuro dos pneus levou Luís Alves a terminar a corrida no 2.º lugar e a optar por usar dois pneus novos para a Pré-Final no domingo, que viria a ganhar. Na Final, com apenas dois pneus novos para usar, o campeão nacional em título da Júnior sabia que teria de se distanciar dos seus adversários na fase inicial, o que conseguiu até às últimas três voltas, quando a degradação dos pneus não lhe permitiu defender eficazmente o 1.º lugar, vindo a terminar no 2.º posto.

“Tivemos de arriscar na opção de pneus para a Pré-Final, pois sabíamos que se usássemos os mesmos pneus da segunda manga de qualificação dificilmente conseguiríamos partir da pole-position para a Final. Tive um bom andamento na Final até três voltas do fim, quando percebi que o kart já não tinha a aderência suficiente para manter o mesmo ritmo, o que levou a que tivéssemos passado para o 2.º lugar já na última volta.

Obviamente que gostava de ter vencido a Final na minha estreia na X30 Sénior, mas os campeonatos também se ganham nestes momentos em que acumulámos muitos pontos quando as condições não são ideais. O meu muito obrigado à equipa KRC e a todos os nossos patrocinadores, que são importantíssimos em todos os pódios e vitórias da minha carreira”, referiu Luís Alves, que saiu de Leiria na liderança.

A segunda prova do Campeonato de Portugal de Karting será disputada nos dias 4 e 5 de abril, no Kartódromo de Viana do Castelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.