Dunlop introduz novos pneus dianteiros de Moto2 no Qatar

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  • Corrida de Moto2 será cabeça de cartaz no primeiro fim-de-semana da temporada
  • Pneu dianteiro mais largo possui um novo composto para melhorar a travagem
  • Especificações dos pneus dianteiros Super Macio e Médio serão apresentadas no Qatar

A temporada dos Campeonatos do Mundo de Moto2™ e Moto3™ da FIM tem início no Qatar a 8 de março. O Circuito Internacional de Losail recebe 62 dos pilotos mais rápidos do mundo, dando o arranque a uma temporada que culminará em Valência, a 15 de novembro.

Com 16 curvas, seis para a esquerda e dez para a direita, o Circuito Internacional de Losail de 5,3 km (3,2 milhas) é uma prova de fogo para pilotos, equipas e fabricantes de pneus. Sendo uma corrida noturna, a queda da temperatura da pista representa um desafio para o aquecimento dos neumáticos e a geração de calor. Nos testes, as temperaturas variaram entre 38º C e 18º C, o que significa que a Dunlop tem que desenvolver um composto com uma versátil gama de prestações.

Moto2 transforma-se no primeiro acto

Devido às restrições de viagem relacionadas com o coronavírus, que obrigaram a cancelar a categoria de MotoGP, a corrida de Moto2 passa a ser a corrida principal. Os pilotos e as equipas estavam já no Qatar a realizar testes na semana passada, pelo que não se veem afetados pela restrição. Os adeptos poderão viver um novo nível no ritmo de Moto2, graças, em parte, ao intenso desenvolvimento dos pneus Dunlop.

Nos testes, Jorge Navarro (Beta Tools Speed Up) encabeçou a lista de tempos. A sua volta de 1.58.52, estabelecida num turno de simulação de corrida, não só foi mais rápida que o recorde da volta de 2019, como ficou a menos de um segundo de várias das voltas mais rápidas da corrida de MotoGP de 2010. O que ilustra bem a melhoria do nesta clase numa década de corridas de Moto2, sempre com os pneus Dunlop a equiparem o pelotão.

Pneu dianteiro mais largo: travar mais tarde e maior estabilidade

Depois de extensos testes, e dos comentários positivos dos pilotos de teste da Dunlop, Xavier Simeon e Nico Terol, que trabalham em estreita colaboração com a equipa de investigação e desenvolvimento de pneus, a Dunlop decidiu introduzir uma medida de pneu mais larga para a temporada de 2020. Estará disponível no Qatar, em compostos Super Macio e Médio.

No ano passado, a Dunlop incrementou as dimensões do pneu traseiro, e este novo pneu dianteiro, mais largo, trabalhará em harmonia com o mesmo. Atributo do novo pneu dianteiro da Dunlop é o desenvolvimento de um piso mais largo, com uma maior superfície, o que gera maior aderência e estabilidade em curva. Outra área de evolução é a introdução de um novo composto que permite travar mais tarde e mais forte, por comparação com a anterior geração dos pneus dianteiros.

Stephen Bickley, Engenheiro Chefe de Competição, explica a tecnologia que está por detrás da nova gama de pneus dianteiros: “O novo pneu frontal de Moto2 é um 125/75R17 mais largo, que substitui o anterior 120/75R17, mas as dimensões não são a única diferença apresentada pelo novo pneu. A gama dianteira para 2020 apresenta um novo composto e uma nova carcaça, que incorpora a tecnologia Jointless Belt (JLB). O que proporciona um reforço na construção do pneu, que limita o seu ‘crescimento’ a alta velocidade, melhorando o comportamento. A partir do início da temporada europeia, a gama de pneu dianteiros para 2020 será simplificada com três opções: Macio, Médio e Duro”.

Uma das curvas mais exigentes no Qatar é a longa e entrecruzada curva que liga as curvas 10 a 11. É encarada como uma curva única, o que significa que os pilotos trabalham sobre o lado esquerdo do pneu durante mais de meio quilómetro, com temperaturas máximas superiores a 120º C, num circuito em que a maioria das curvas são para a direita. A Dunlop trabalhou no desenho do pneu para reter o calor durante toda a volta, por forma a que os pilotos possam enfrentar este desafio com confiança.

Desenvolvimento dos pneus traseiros continua

O desenvolvimento contínuo dos pneus Dunlop não se apenas na performance dos pneus dianteiros. A Dunlop está a desenvolver um novo pneu traseiro Super Macio para os GP da Áustria e do Japão, mas é possível que o apresente ainda antes. Em Losail, os pilotos de Moto2 terão a opção de escolher entre uma especificação Média e Média-Dura.

Moto3 – a escolha de pneu condimenta a estratégia de corrida

Para a temporada de Moto3™, a Dunlop continuará a fornecer especificações macias e duras dos pneus dianteiros e traseiros aos 32 pilotos que competirão nas 20 corridas de 2020. As claras diferenças entre ambos os compostos dos pneus obrigam as equipas a tomar decisões estratégicas, o que condimenta ainda mais um dos campeonatos mais disputados dos desportos motorizados.

Gary Purdy, Engenheiro Líder de Apoio em Pista da Dunlop, descreve a atribuição de pneus em Moto3™: “Para 2020, decidimos prosseguir com a atribuição de pneus macios e duros, no seguimento de uma resposta extremamente positiva por parte dos pilotos e das equipas em 2019. A atribuição de pneus macios e duros proporcionou mais variação e ultrapassagens ao longo de uma temporada muito competitiva”.

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