Twingo Z.E.: Mais do que nunca, o rei da cidade

0

Com o Twingo Z.E., a gama do icónico citadino da Renault ganha uma motorização 100 % elétrica. Divertido e fácil de utilizar, a sua personalidade vibrante revela-se plenamente no seu terreno de jogo preferido… A mobilidade elétrica faz do Twingo, mais do que nunca, o rei da cidade!

Desde o lançamento, em 1992, que o Twingo não cessa de se reinventar para acompanhar a evolução das utilizações e das necessidades. Após três gerações e perto de 4 milhões de unidades vendidas em 25 países, o Twingo ultrapassa uma nova etapa na sua história, com o lançamento do Twingo Z.E., a sua versão 100 % elétrica.

A Renault recorreu aos seus profundos conhecimentos do segmento dos compactos citadinos para desenvolver um veículo elétrico, cuja manobrabilidade, autonomia e funções estão perfeitamente adaptadas às diversas utilizações dos condutores urbanos. Montado sobre uma plataforma especialmente concebida para a versão elétrica, o Twingo Z.E. oferece o desempenho e o conforto de condução que amplificam tudo o que tem feito do Twingo uma história de sucesso.

O Twingo Z.E. apresenta-se com o mesmo design divertido, a mesma personalidade cativante e o potencial único de personalização do Twingo, enriquecido com detalhes que confirmam a identidade elétrica.

Em matéria de prazer e facilidade de condução, tal como os seus equivalentes com motor de combustão, o Twingo Z.E. regista o melhor raio de viragem do mercado. Graças à bateria de 22 kWh, o Twingo Z.E. pode esgueirar-se pela cidade, durante toda a semana, com um único carregamento e beneficia de uma polivalência de carregamento que lhe permite carregar até quatro vezes mais depressa do que os seus concorrentes, nos postos de carregamento mais frequentemente encontrados no espaço público.

Por fim, é também mais do que nunca o melhor parceiro do quotidiano, com as suas dimensões compactas, excelente habitabilidade interior e modularidade. Os novos serviços conectados facilitam a vida do condutor em toda a gama Twingo e incluem, no Twingo Z.E., todas as funções específicas dos veículos elétricos Renault.

1 – Fruto de uma dupla competência

A Renault é hoje o único ator-chave do mercado dos pequenos citadinos com real competência no domínio do veículo elétrico. Verdadeiro “super city car”, o Twingo Z.E. inscreve-se na confluência de um duplo know-how.

O Twingo Z.E. é a resposta da Renault à evolução da procura no segmento dos pequenos citadinos, em que os condutores dão preferência a veículos práticos, económicos e amigos do ambiente. A tecnologia elétrica impõe-se neste contexto urbano como a solução ideal para os múltiplos trajetos do dia a dia.

O Twingo Z.E. capitaliza o estatuto icónico e a popularidade do Twingo, sendo o sétimo modelo 100 % elétrico desenvolvido pela Renault, dado que o Grupo comercializa já o ZOE, o quadriciclo Twizy, os comerciais ligeiros Kangoo Z.E. e Master Z.E., sem esquecer a berlina RSM SM3 Z.E. e o pequeno SUV City K-ZE vendidos, respetivamente, na Coreia e na China. Como “super city car”, o Twingo Z.E. ocupa um nicho de mercado complementar ao do Novo ZOE, o citadino polivalente. 

O Twingo Z.E. utiliza uma plataforma especificamente concebida pela Renault para os veículos elétricos.

A bateria de 22 kWh beneficia das mais recentes gerações de células de iões de lítio desenvolvidas em parceria com a LG Chem e está instalada de forma a não alterar nem a habitabilidade geral, nem o volume do porta-bagagens. A gestão térmica é assegurada por uma refrigeração a água: uma estreia na gama Renault Z.E. Associada ao carregador Caméléon® desenvolvido pelo Grupo Renault para o ZOE, a bateria do Twingo Z.E. permite uma recarga otimizada em todos os postos de carregamento de corrente alterna (AC) até 22 kW. 

A cadeia de tração – motor, redutor e carregador – do Twingo Z.E. é uma herança do Novo ZOE, e oferece ao pequeno citadino um rendimento energético de primeiro plano.

2 – Design: Icónico como sempre

Personalidade exterior

O Novo Twingo, lançado na primavera de 2019, reivindica orgulhosamente a compacidade das suas dimensões, através de um design simultaneamente elegante e atrevido. O Twingo Z.E. adiciona a este design singular pormenores que sublinham a pertença à família dos veículos 100% elétricos da Renault.

O Twingo sempre cultivou uma imagem travessa e cativante. O para-choques esculpido, onde se destacam as entradas de ar e os blocos óticos com a assinatura LED em forma de C, confere-lhe uma face dianteira ao mesmo tempo dinâmica e impertinente. A combinação das cores da carroçaria com os packs de cores, os strippings e as jantes oferece uma infinidade de possibilidades de personalização. A variante Z.E. foi enriquecida com elementos de design 100 % elétrico.

Um friso azul realça o centro das rodas. Integrado nos embelezadores desde o primeiro nível de acabamento, está também disponível para as diversas opções de jantes propostas nos níveis superiores.

Posicionado no portão traseiro, o emblema “Z.E. Electric” identifica o carácter 100 % elétrico do automóvel. A assinatura “Z.E. Electric” está, igualmente, integrada no pilar B.

O Twingo Z.E. exibe ainda um stripping lateral em forma de friso, que percorre o automóvel a todo o comprimento, valorizando elegantemente as suas formas.  

Tomada de carga

A tomada de carga ocupa o lugar habitualmente destinado à tampa do depósito de combustível.  

Personalidade interior

Espaçoso e funcional como sempre, o habitáculo mantém o conjunto de possibilidades de personalização proposto na gama Twingo. A presença do logótipo “Z.E.” identifica o carácter 100% elétrico do Twingo Z.E. O ecrã tátil, a cores, de 7 polegadas, inédito no segmento, dá acesso à nova conectividade do Twingo.

No Twingo Z.E. é possível selecionar o ambiente interior entre vários packs de personalização, que irão determinar a cor do friso do painel de bordo, dos contornos dos arejadores e dos braços do volante, para além da cor dos estofos. A consola central oferece grandes espaços de arrumação e ainda um ecrã central tátil de 7 polegadas.

Sistema multimédia EASY LINK

O condutor acede ao conjunto dos serviços conectados Renault EASY CONNECT a partir do ecrã tátil Renault EASY LINK de 7 polegadas, de alta definição, integrado na consola central. Aliás, também o pode fazer no seu smartphone, através da aplicação móvel MY Renault. No Twingo Z.E., este ambiente conectado foi enriquecido com funções específicas ao veículo elétrico.

3 – Prazer de condução: Ainda mais divertido

Famoso pela manobrabilidade e raio de viragem, o Twingo Z.E. ganha ainda em vigor e conforto de condução. A autonomia e flexibilidade em matéria de carregamentos, garantem ao condutor uma verdadeira liberdade de movimentos.

Sensações ao volante

Desde a sua conceção que o objetivo do Twingo foi tornar divertida a condução num ambiente urbano. Na versão com motor de combustão, por exemplo, o Twingo é o único pequeno citadino do mercado a oferecer uma caixa automática EDC de seis velocidades. A chegada do Twingo Z.E. vem enriquecer a diversidade de possibilidades oferecidas ao condutor.

Manobrabilidade

A vivacidade do motor elétrico do Twingo Z.E. realça ainda mais a personalidade lúdica e dinâmica do automóvel. As dimensões compactas (3,61 metros de comprimento) e as rodas colocadas nos quatro cantos da carroçaria favorecem a agilidade. Tal como a versão com motor de combustão, o Twingo Z.E. continua a oferecer o melhor raio de viragem do mercado, graças à instalação do motor atrás: 4,30 metros bastam para fazer inversão de marcha.

Motor

O motor de 60 kW (82 cv) do Twingo Z.E. desenvolve um binário máximo de 160 Nm imediatamente disponível*. A aceleração dos 0 aos 50 km/h acontece em apenas 4 segundos*, e a velocidade máxima de 135 km/h permite-lhe que circule em qualquer via rápida ou autoestrada*.

Modos de condução

O Twingo Z.E. dispõe de um “modo B”, graças ao qual o condutor escolhe entre três níveis de travagem regenerativa, que é ativada logo que larga o pedal do acelerador. Na regulação mais acentuada, o automóvel desacelera de forma significativa, o que permite regenerar a bateria mais rapidamente, limitar o recurso ao pedal de travão e tornar mais simples a condução na cidade. Pelo contrário, o nível mais suave deixa que se mantenha a dinâmica, quase como se estivesse em roda livre.

* Valores indicativos, em curso de homologação

Liberdade de movimento

Prazer de condução rima com tranquilidade de espírito. O Twingo Z.E. permite realizar toda uma semana de trajetos urbanos sem necessidade de carregamento.

Autonomia

Dotado de uma bateria de 22 kWh, o Twingo Z.E. oferece uma autonomia de cerca de 250 quilómetros em ciclo WLTP City e de 180 quilómetros no ciclo WLTP Completo**. Tomando por base a média de trinta quilómetros percorridos diariamente pelos condutores de pequenos citadinos na Europa, esta autonomia permite realizar trajetos urbanos durante uma semana sem carregar. 

O modo “Eco”, ativado através de um botão situado na consola central, autoriza uma autonomia de cerca de 215 quilómetros em trajetos mistos, graças a uma limitação da aceleração e da velocidade máxima.

Polivalência de carregamento

Com o carregador inteligente Caméléon®, com patente registada pela Renault, o Twingo Z.E. pode ser carregado em casa, no trabalho ou nas infraestruturas em corrente alterna (AC) até 22 kW. Esta tecnologia permite-lhe adaptar-se à potência disponível em cada posto de carregamento e explorar, ao máximo, as infraestruturas atuais, nomeadamente na cidade. Assim, o Twingo Z.E. carrega até quatro vezes mais rapidamente que os seus concorrentes nos postos de carregamento que se encontram com maior frequência nos espaços públicos. Uma simples paragem de meia hora ligado num posto de 22 kW é suficiente para o Twingo Z.E. ganhar cerca de 80 quilómetros de autonomia em trajetos mistos.

** Dados em curso de homologação. WLTP = Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure. O ciclo WLTP City corresponde à parte urbana do ciclo normalizado.   

4 – Espírito prático: Ainda mais cúmplice

O Twingo passa à propulsão elétrica sem perder a habitabilidade e modularidade.

O Twingo Z.E. foi concebido com base na ideia de que um pequeno citadino deve ter por vocação simplificar a vida do seu utilizador. O equipamento e as funções conectadas, herdadas do Novo ZOE, respondem a todas as necessidades de forma intuitiva, para tornar a utilização do automóvel ainda mais prática e confortável.

Facilidade no quotidiano

Pequeno no exterior e grande no interior, o Twingo Z.E. foi desenvolvido sobre uma plataforma concebida para um veículo elétrico e, por isso, conserva todos os atributos das versões de motor térmico.

Z.E. Voice

Silêncio no interior, mas um som identificável no exterior! Para a máxima segurança dos peões, o Twingo Z.E. adotou o dispositivo “Z.E. Voice” do Novo ZOE. O condutor pode selecionar entre três sonoridades, com uma intensidade que varia em função da velocidade, e que se desativam quando a velocidade ultrapassa 30 km/h, ou quando os ruídos de rolamento produzidos pelos pneus, ou a penetração ao ar são suficientes para assinalar a presença do automóvel.

Habitabilidade e modularidade

Desenvolvido sobre uma plataforma especificamente concebida para os modelos elétricos, o Twingo Z.E. mantém todos os trunfos do seu equivalente com motor de combustão em termos de habitabilidade. Com cinco portas, um piso plano e um banco do passageiro dianteiro totalmente rebatível, oferece, por exemplo, um comprimento de carga de 2,31 metros. O volume do porta-bagagens também fica inalterado: 240 litros. O Twingo Z.E. propõe uma consola central dotada de compartimentos de arrumação e entradas para carregamento de smartphones, e ainda um porta-luvas fechado logo desde o primeiro nível de acabamento.

Conectividade sem interrupção

Para todas as motorizações, o Twingo dispõe de serviços conectados que facilitam a vida dos utilizadores e que são acessíveis, no interior, a partir do painel de bordo ou, no exterior, a partir de um smartphone.

No Twingo Z.E., estas funções são enriquecidas com novas funcionalidades que tornam ainda mais intuitiva a utilização de um automóvel elétrico.

Renault EASY CONNECT para todas as motorizações

Toda a gama Twingo dispõe agora da oferta Renault EASY CONNECT, para uma mobilidade conectada, tanto dentro como fora do automóvel.

O sistema multimédia integrado Renault EASY LINK utiliza o ecrã tátil de alta definição, com 7 polegadas, instalado na consola central, sendo compatível com Apple CarPlay e Android Auto. A bordo, os serviços conectados são, por exemplo, a navegação adaptada em tempo real, a pesquisa Google para uma procura intuitiva e pertinente na Internet, o serviço Auto-Update que permite atualizar automática e regularmente todas as funcionalidades e serviços, etc.

Para uma conectividade contínua no exterior do automóvel, o Twingo dispõe também da aplicação móvel MY Renault. Desta forma, o condutor pode enviar o destino para o veículo, diretamente a partir do smartphone, prosseguir o trajeto com uma navegação no modo peão, depois de ter estacionado na cidade e ainda encontrar facilmente o automóvel, graças à função “Find My Car”.

Serviços conectados Z.E.

O Twingo Z.E. adiciona à oferta EASY CONNECT outros serviços concebidos especificamente pela Renault para acompanhar a utilização de um automóvel elétrico. Idênticos aos já propostos no Novo ZOE, estes serviços posicionam o Twingo Z.E. ao nível das melhoras propostas do segmento em matéria de conectividade.

O sistema integrado EASY LINK permite, por exemplo, programar a carga para aproveitar da melhor forma as horas de vazio. Uma vez na estrada, dá ao condutor a possibilidade de visualizar, num mapa, o raio de ação do automóvel em tempo real e, a pedido, a localização dos postos de carregamento mais próximos, com a respetiva disponibilidade atualizada em tempo real.

No exterior, e através da aplicação MY Renault, o condutor pode consultar o nível da bateria durante a carga e programar, à distância, o ar condicionado ou o aquecimento para obter a melhor temperatura do habitáculo durante a carga, evitando assim qualquer impacto na autonomia. Graças à função “EV Route Planner” (planeador de rotas V.E.), pode igualmente simular um itinerário, bem como identificar os postos de carregamentos que lhe serão necessários nesse trajeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.