Pure ETCR inaugura um novo ciclo nas corridas de carros elétricos

0

A Eurosport Events, propriedade da Discovery e promotora do WTCR, a Taça do Mundo de Carros de Turismo da FIA, e do Campeonato do Mundo de Resistência da FIM, apresentou o PURE ETCR, o primeiro Campeonato de Turismos multimarca totalmente elétricos do mundo.

O PURE ETCR promete emocionantes batalhas nos circuitos e revelar o incrível potencial dos veículos elétricos de alto rendimento. Este novo campeonato reúne o espírito de competição em pista no seu sentido mais puro e os carros de turismo mais potentes do mundo para criar duelos eletrizantes que prometem entusiasmar os adeptos de desportos motorizados. Para além disto, o PURE ETCR oferece um novo palco para que os maiores fabricantes de automóveis possam revelar os seus últimos modelos de carros elétricos no intenso ambiente das corridas.

FORMATO DE CORRIDAS ENTRE TURISMOS TOTALMENTE REVOLUCIONÁRIO

Não só os carros são novos no PURE ETCR, mas também o próprio formato de competição. Para destacar as capacidades do enorme rendimento dos carros PURE ETCR de 500kw de potência, cada um deles será colocado à prova numa série de curtas e intensas batalhas, roda com roda. Os pilotos terão de levar as máquinas ao limite, mas sem a necessidade de realizar táticas de poupança de energia.

Um sorteio em direto dividirá o terreno do PURE ETCR em diferentes grupos de duelos e nos quais se manterá os condutores do mesmo fabricante separados para a Batalha 1. Os carros começam um ao lado do outro e o condutor do primeiro grupo tem a opção de escolher onde se quer colocar. Os vencedores da primeira batalha avançam para os grupos superiores na Batalha 2, com os vice-campeões a enfrentar-se entre si e os restantes condutores a fazerem o mesmo. Todos os vencedores da Batalha 2 avançam para a Grande Final, juntamente com os vice-campeões na Final B enquanto os restantes pilotos avançam para a Final C.

À medida que a competição avança, são entregues mais pontos em todas as etapas à exceção da Batalha 3. A performance de cada carro terá de ser de “tudo ou nada” numa só volta e determinará quem será o primeiro a escolher a sua posição de partida em cada final. O vencedor da Grande Final será o Rei ou Rainha do evento e será automaticamente aquele que obtenha mais pontos durante a ronda.

INOVAÇÕES-CHAVE NO DESENVOLVIMENTO

INCORPORAÇÃO DO “PORTÃO DE SAÍDA”, DO “MODO DE LUTA” E DA “ZONA QUENTE”

Somente nos campeonatos de corridas em circuito é que os carros são alinhados lado a lado a cada batalha, dentro do “Portão de Saída” gigante, que se irá converter numa das peças-chave do novo formato. Quando as luzes se apagarem, o portão abre-se e começa a ação a toda a velocidade. Uma vez iniciada a corrida, cada condutor tem à disposição a função “push to pass”, libertando energia e potência extra de modo a ter a oportunidade de ultrapassar o carro à sua frente.

O “Modo Luta” (um impulso de potência adicional, mais pequeno) dará ao rival ultrapassado a oportunidade de recuperar da manobra e reentrar na luta.

Os pilotos e as equipas preparam-se para as batalhas na “Zona Quente”, uma área de ligação onde é possível ver toda a ação no circuito enquanto os companheiros lutam para conseguir os melhores tempos. De seguida, dirigem-se imediatamente para os carros nos portões de saída, garantindo uma rotação extremamente rápida entre as batalhas.

Após cruzarem a meta, os carros são levados para a Estação de Energia; o centro de uma zona interativa dentro do “paddock”, onde os adeptos podem ver de perto os veículos.

CALENDÁRIO PARA 2020 E TÍTULOS DISPONÍVEIS A PARTIR DE 2021

QUATRO PALCOS INDEPENDENTES EM 2020 DÃO INÍCIO A ESTA NOVA MODALIDADE

Este ano, a época inaugural do PURE ETCR, dois pilotos por marca enfrentam-se a cada evento em cada circuito na luta pelas suas marcas pessoais. As luzes dos semáforos apagam-se para a primeira batalha no espetacular Salzburgring, na Áustria, como parte de um evento duplo com o WTCR, Taça do Mundo de Carros de Turismo da FIA, criando um autêntico festival de carros de turismo, entre os dias 24 a 26 de julho. Uma semana depois, a competição muda-se para Copenhaga, onde os participantes do PURE ETCR discutirão pela primeira vez num circuito urbano.

Após a pausa do verão, o campeonato retoma o seu ritmo no Inje Speedium, na Coreia do Sul, outra vez junto com o WTCR, entre 16 a 18 de outubro. O evento final do ano acontece em Guangdong, na China, em novembro. Antes, os fãs não vão poder faltar à prova realizada no Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, entre os dias 9 e 12 de julho, onde um carro de cada marca compete nas corridas de contrarrelógio.

A temporada de 2020/2021 termina com as 24 Horas de Daytona, nos EUA. O PURE ETCR contará assim com um calendário com rondas em diferentes palcos da Europa, Ásia e EUA.

Calendário

9-12 de julho – Goodwood Festival of Speed, Reino Unido (somente contrarrelógio)
Rd 1 – 24-26 de julho – Salzburgring, Áustria*
Rd 2 – 1-2 de Agosto – Copenhaga, Dinamarca
Rd 3 – 16-18 de Outubro – Inje Speedium, Coreia do Sul*
Rd 4 – novembro (Não confirmado) – Guangdong, China
30-31 de janeiro de 2021 – 24 Horas de Daytona, EUA

*Jornada dupla com o WTCR – a Taça do Mundo de Carros de Turismo da FIA.

RENDIMENTO MÁXIMO NUM NOVO CONCEITO TÉCNICO

Criado pelo Grupo WSC, o conceito técnico utilizado no PURE ETCR promete criar momentos de grande emoção sobre o asfalto entre alguns dos melhores pilotos do mundo. O sistema de propulsão da Magelec Propulsion com uma unidade de baterias da Williams Advanced Engineering dará um impulso de 500 kw de potência através das rodas traseiras, o equivalente a uma potência de 680 bhp. O sistema de pressão ajudará às ultrapassagens, enquanto que o sistema de contra-ataque adicional dará a oportunidade de recuperar o terreno perdido. Os carros do PURE ETCR têm a capacidade de ir dos 0 até aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos pelo que prometem uma aceleração jamais vista. A energia é conseguida a partida de carregadores da EnelX.

SEM TRANSPORTE AÉREO, MAS COM GERADORES DE HIDROGÉNIO, UM COMPROMISSO CHAVE COM A SUSTENTABILIDADE

O PURE ETCR tem como objetivo mudar as mentalidades em relação aos carros elétricos e promover a mobilidade elétrica como uma questão de responsabilidade social. Sob esta mentalidade foram alcançados uma série de compromissos-chave para obter um grau maior de sustentabilidade no desporto motorizado.

Uma destas ações-chave na primeira temporada do campeonato é o compromisso de não utilizar transportes aéreos e no seu lugar recorrer aos transportes marítimos, algo que tem um impacto 100 vezes menor no meio ambiente. Este objetivo será alcançado mediante um calendário otimizado agrupado por regiões de eventos programados.

No “paddock” serão utilizados geradores alimentados a hidrogénio porque são significativamente menos impactantes que as tradicionais unidades alimentadas por combustão interna.

A organização do campeonato é consciente de que a obtenção de energia é um fator-chave na pegada ambiental dos veículos elétricos e por essa razão será sempre favorecida a obtenção de energia com o menor impacto possível. Como promotor desta iniciativa, a Eurosport Events compromete-se a mudar a forma como os eventos são organizados para que tenham o menor impacto possível no meio ambiente.

GOODYEAR NOMEADO SÓCIO FUNDADOR DA ETCR E FORNECEDOR DE PNEUS

2020 é o ano do regresso da Goodyear ao desporto motorizado, um dos nomes mais reconhecidos no mundo dos pneus de alto rendimento e no passado que ajudou a criar campeões de Fórmula 1, de Indycar, das 24 Horas de Le Mans e de outras corridas de turismo discutidas por todo o mundo. A Goodyear une-se como sócio fundador e único fornecedor de pneus desta competição, disponibilizando um produto específico para todas as condições meteorológicas. Garante ainda a fabricação de menos pneus do que nas corridas tradicionais, algo que se ajusta na perfeição à filosofia da PURE ETCR de criar corridas de carros mais limpas.

Andrew Georgiou, Presidente do Eurosport and Global Sports Rights & Sports Marketing Solutions: “A Discovery está entusiasmada com a ampliação do seu compromisso a longo prazo com o desporto motorizado, que começou inicialmente com o investimento na Fórmula E. Com a apresentação do PURE ETCR estamos perante a oportunidade de dar um impulso no crescimento do desporto motorizado elétrico através da experiência mundial da Discovery nos meios de comunicação e nas transmissões televisivas, bem como na experiência demonstrada da Eurosport Events no crescimento de alguns campeonatos de desportos motorizados mais populares do mundo. A Discovery dá escala global a uma vasta e inimitável carteira de plataformas e canais para maximizar o compromisso em torno do PURE ETCR, ajudando a chegar a fãs de desportos motorizados, bem como a comunidades mais vastas que desfrutam diariamente de desporto”.

François Ribeiro, responsável pela Eurosport Events: “O PURE ETCR alinha-se com o rápido crescimento da indústria automóvel no sentido do elétrico e estamos muito orgulhos de apresentador esta nova iniciativa. Durante mais de 60 anos, as corridas de turismos consistiram em revelar os carros que podiam ser comprados nos “stands” em ambientes de corridas. A nossa ambição era construir uma nova categoria utilizando todos os ingredientes que fazem com que as corridas de turismos sejam as favoritas dos adeptos e simultaneamente proporcionar uma nova experiência tecnológica elétrica que encaixa na perfeição com os nossos conceitos de corridas frenéticas, batalhas roda a roda e alto rendimento. O PURE ETCR contará com todos os ingredientes-chave para atrair os adeptos dos desportos motorizados e ajudar a mudar a perceção dos carros elétricos, demonstrando que são divertidos, ambiciosos, rápidos e oferecem aos maiores fabricantes de carros um palco para mostrar os seus modelos elétricos mais recentes à escala mundial”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.