Zdenek Chovanec repete top 5 na Fórmula 4 UAE

0
  • Jovem piloto venezuelano mostrou rapidez no Yas Marina Circuit

A terceira prova da Fórmula 4 UAE trouxe emoções mistas a Zdenek Chovanec, que conseguiu um 5.º lugar na Corrida 1 no Yas Marina Circuit, sendo depois penalizado na Corrida 2 e sendo obrigado a abandonar na Corrida 4. Jovem piloto de 15 anos fez várias ultrapassagens em Abu Dhabi e mostrou que já é um candidato aos primeiros lugares na sua época de estreia.

Depois de apenas duas épocas no Karting em Portugal e Espanha, Zdenek Chovanec está a fazer a sua entrada no mundo dos monolugares através da Fórmula 4 UAE, que disputou a terceira prova da temporada no Yas Marina Circuit, em Abu Dhabi.

O jovem piloto venezuelano, que reside em Portugal e que corre com licença portuguesa, começou o fim de semana com um 9.º lugar na Qualificação, devido a um set-up menos eficaz, mas depois recuperou quatro posições na Corrida 1, vindo a terminar dentro do top 5. Na Corrida 2, Chovanec conseguiu ainda melhor e cruzou a linha de meta no 4.º lugar, mas foi penalizado em 10 segundos devido a um incidente com o alemão Nico Göhler, que tocou no seu carro numa zona de travagem.

Na Corrida 3, Chovanec não baixou os braços e levou o seu carro até ao 6.º lugar final, apesar de ter um braço de suspensão danificado. Na Corrida 4, quando tudo parecia indicar que Chovanec lutaria pelos lugares do pódio, a piloto saudita Reema Juffali tocou na traseira do seu carro e ambos foram obrigados a desistir.

“Na Qualificação tivemos alguns problemas com o set-up, que era bastante diferente do dos treinos livres, mas depois fomos ficando cada vez mais rápidos ao longo do fim de semana”, afirmou Zdenek Chovanec, que compete pela equipa Xcel Motorsport apoiado pelos técnicos da BhaiTech Racing, com quem fará a Fórmula 4 italiana.

“Estivemos a recuperar posições em quase todas as corridas, mas penso que tanto na penalização na Corrida 2 como no incidente na Corrida 4 não havia nada que eu pudesse fazer, como se pode ver pelas imagens onboard. Mas são coisas que tenho de aceitar e que fazem parte da minha aprendizagem na Fórmula 4. Este fim de semana teve pontos positivos, nunca baixámos os braços e sinto que tínhamos andamento para lutar pelo pódio na Corrida 4. Agora vamos para o Dubai com a certeza de que estamos cada vez mais competitivos”, referiu o promissor piloto patrocinado pela Advantage Cars, Lion King Oil, Bosque – Luxury Car Rental e Montblanc.

Depois de uma prova no Dubai e duas provas em Abu Dhabi, Zdenek Chovanec ocupa atualmente o 7.º lugar da Fórmula 4 UAE. A quarta e penúltima prova da época será disputada no Autódromo do Dubai, já no próximo fim de semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.