Equipa KAMAZ-master vence entre os camiões no Dakar

0
  • Edição deste ano confirma a extrema resistência e durabilidade da tecnologia da carcaça dos pneus de série da Goodyear

Na passada sexta-feira, a equipa KAMAZ-master cruzou a meta nas primeira e segunda posições, após 12 desafiantes etapas, e venceu pela 17ª vez o famoso DAKAR. Mais uma fantástica vitória, que se junta ao vasto palmarés da equipa e da Goodyear, enquanto seu fornecedor oficial de pneus.

Há largos anos que o Dakar é conhecido como o mais duro rali do mundo. Este ano, foi disputado num novo território, a Arábia Saudita. Com 7500 km, dos quais 5000 km eram de especiais a alta velocidade, e com uma renhida concorrência pela frente, as equipas não sabiam o que esperar deste novo cenário.

Desde o seu início, em Jeddah, a 5 de janeiro, a edição deste ano não teve compaixão pelas equipas. Em cada etapa, os camiões enfrentaram um amplo leque de desafios, desde complicados caminhos desérticos com pedras ocultas, até desfiladeiros rochosos e leitos de rios secos. Nestas condições, torna-se imprescindível controlar a temperatura dos pneus. Os pilotos tomam decisões inteligentes para controlar a velocidade e conservar o pneu em condições de terminar a corrida. Os pilotos têm, permanentemente, que dominar a sua destreza, conduzindo e gerindo cuidadosamente a pressão dos pneus, para conseguirem um bom equilíbrio entre aderência/tração, velocidade e durabilidade. E, neste particular, esta edição foi ainda mais dura do que as anteriores realizadas na América do Sul.

“Vista do exterior, sem dúvida que a paisagem deste ano era magnífica, mas, no interior do camião, tínhamos que nos manter concentrados a cada segundo e trabalhar arduamente” explica Andrey Karginov, piloto da equipa vencedora, com o KAMAZ-master número 511. “A corrida deste ano decorreu entre perigosas etapas de dunas de areia e traiçoeiros labirintos cobertos de pedras afiadas. Deparámo-nos com muitas situações de risco, em que os pneus Goodyear ofereceram uma tração suprema ao subir as dunas, além de se mostrarem extremamente robustos”, conclui.

Performance imbatível

Com 17 vitórias, a equipa KAMAZ-master permanece imbatível no DAKAR. Ao longo dos anos, a equipa tem acumulado incríveis conhecimentos técnicos. Apesar do ambiente ser totalmente novo, os camiões KAMAZ dominaram em cada uma das etapas. De acelerador a fundo até aos 140 km/h nas retas, incluindo alguns saltos espetaculares no deserto, e controlando a velocidade nas pistas mais arriscadas, nunca falharam para que a equipa vencedora terminasse a corrida de 7500 km em apenas 46h 33’ 36”. Ao longo desta incrível aventura de 12 dias, os pneus destacaram-se pela sua robustez, o que ajudou em muito a equipa.

“Na Goodyear concebemos os nossos produtos para oferecerem aos nossos parceiros performances que lhes permitam vencer. Temos muito orgulho de que, uma vez mais, a equipa KAMAZ-master tenha podido contar com as excecionais qualidades dos nossos pneus de série, que, mais uma vez, superaram a mais dura corrida do mundo”, refere Maciej Szymanski, Diretor de Marketing de Comercial da Goodyear na Europa. “O que volta a confirmar o sólido historial dos pneus OFFROAD ORD da Goodyear em termos de durabilidade e tração em terrenos rochosos e arenosos, e em circunstâncias deveras exigentes a alta velocidade”.

Para alcançar o pódio, é determinante a ótima afinação do camião. Para tal, camião e pneus têm que trabalhar em conjunto sem problemas. Nos últimos anos, o Dakar tem sido marcado pelas equipas terminarem com menos de uma hora de diferença após 12 dias completos de luta intensa. Cada minuto conta, e qualquer problema pode ter grande impacto para determinar se a equipa alcançará, ou não, o pódio.

Testes e desenvolvimento de produto do nível seguinte

A ASO, organizadora do Rally Dakar, obriga a que todas as equipas de camiões compitam com pneus de série. Estes devem ser desenvolvidos para um uso em condições de utilização normais, e devem poder ser adquiridos por qualquer frota do mercado. Dadas as suas condições extremas, corridas como o Dakar constituem um banco de testes ideal para o Goodyear OFFROAD ORD. Os pneus escolhidos pela equipa KAMAZ-master são, normalmente, utilizados para ganhar tempo de trabalho em condução fora de estrada em minas e pedreiras. O seu desenho da banda de rolamento, com blocos maciços, juntamente com o seu composto otimizado, proporcionam uma elevada resistência aos rasgos e aos cortes.

De igual modo, o Campeonato da Europa de Camiões da FIA permite à empresa levar o seu processo de desenvolvimento ao nível seguinte. As extremas condições de teste que constituem as corridas colocam à prova as carcaças de modo a poderem fazer frente à deformação e às forças extremas aplicadas no pneu, causadas pelos saltos do Dakar, ou pelas curvas a alta velocidade nas corridas em circuito. O resultado é a avançada tecnologia de carcaça da Goodyear, que oferece maiores durabilidade e robustez, o que, em última instância, tem um efeito positivo em toda a gama na eficiência de combustível, incluindo nos pneus para transporte regional e de longo curso, de serviços mistos ou off-road, assim como para autocarros.

A Goodyear possui uma longa e bem sucedida história na competição, e orgulha-se de ter sido escolhida pelas equipas líderes enquanto seu parceiro oficial em matéria de pneus. Estas equipos participam nas corridas mais duras do mundo, e contam com a máxima performance dos produtos de série. Os pneus devem estar sempre prontos para o inesperado, seja um elevado salto a alta velocidade, o uma exigente pendente escorregadia no seu uso quotidiano. O próximo desafio que se apresenta à equipa KAMAZ-master será o Silkway Rally, na China, de 3 a 16 de julho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.