Regulamentos ajustados no Campeonato MX Jogos Santa Casa 2020

0

Com pilotos e equipas já a entrarem nas semanas finais de preparação face aos campeonatos nacionais de motocross 2020 – que se iniciam a 1 de Março – a época que se avizinha terá algumas novidades no regulamentares destacando-se a alteração da denominação das classes Infantis A, Infantis B e Iniciados para 50cc, 65cc e 85cc respectivamente, bem como o regresso das classes Juvenis às provas do campeonato nacional (65cc), sendo que no campeonato nacional de supercross as 85cc deixam de ser incluídas no programa do mesmo.

Os horários sofreram igualmente ajustes, o mesmo se passando com as idades mínima e máxima para que os pilotos possam alinhar nas classes de iniciação e no supercross.

Em 2020 as alterações nas idades que permitem aos pilotos alinhar nas diversas categorias do motocross/supercross nacional serão as seguintes:

– 50cc entre os 5 (cinco) e os 8 (oito) anos

– 65cc entre os 11 (onze) e os 15 (quinze) anos

–  MX2 entre os 14 (quatorze) e os 60 (sessenta) anos

– MX2 Júnior entre os 13 (treze) e os 17 (dezassete) anos

– MX1 entre os 15 (quinze) e os 60 (sessenta) anos

– Supercross entre os 13 (treze) em MX2 e os 55 (cinquenta e cinco) anos

– Regionais MX entre os 5 (cinco) e os 65 (sessenta e cinco)

MOTOCROSS JUVENIL

No que ao motocross juvenil diz respeito a classe 50cc passa a Troféu com provas nos diversos Campeonatos Regionais de Motocross e uma final em Setembro / Outubro). Surge nos calendários o campeonato nacional 65cc e o Campeonato Nacional Open de 85cc, Troféu Sintra MX e Troféu MX Ribatejo. A classe de 50cc é disputada em formato de Troféu Centro e Sul.

No que diz respeito ao campeonato Regional e ao campeonato Nacional das Classes Juvenis, o mesmo será composto por duas classes: 50 e 65cc, que participarão em provas distintas, ou seja, haverá 2 mangas da Classe Infantis 50cc e 2 mangas da Classe Infantis 65cc, podendo as mesmas serem realizadas no mesmo dia e local ou individualmente em dias e locais diferentes desde que o número mínimo de participantes se ja atingido.

NACIONAL MOTOCROSS

As provas das classes séniores no campeonato nacional de MX regressam ao formato de 2018 realizando-se uma manga única para MX1 e MX2 com uma final de Elite para os 30 melhores (15 MX1 e 15 MX2) mais duas sessões de treinos (livres e cronometrados) e uma respecagem.

NACIONAL DE SUPERCROSS

No campeonato nacional de Supercross, um dos seus momentos mais espectaculares, a ‘Flying Lap’ passa a ser denominada por ‘Super Pole’ e irá atribuir pontos para o somatório das duas finais Elite (1º – 3 pontos; 2º – 2 pontos e 3º – 1 ponto) bem como as posições na grelha para as Super Finais de cada uma das jornadas do calendário.

Calendário

ELITE / MX1 / MX2 / MX 2T / MX2JR

1 de Março – Moçarria
29 de Março – Granho
12 de Abril – Casais de São Quintino
1 de Maio – Lustosa
10 de Maio – Marinha das Ondas
23 e 24 de Maio – Fernão Joanes
7 de Junho – Carrazeda de Ansiães
28 de Junho – Alqueidão

65 / 85
1 de Março – Moçarria
29 de Março – Granho
12 de Abril – Casais de São Quintino
10 de Maio – Marinha das Ondas
7 de Junho – Carrazeda de Ansiães
28 de Junho – Alqueidão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.