Novos Fiat 500 e Fiat Panda Hybrid

0
  • O Fiat 500 e o Fiat Panda, desde sempre líderes europeus no seu segmento, são os primeiros citadinos da FCA equipados com a nova tecnologia mild hybrid/gasolina.
  • Os novos Fiat 500 e Panda Hybrid representam o primeiro passo da Fiat em direção à eletrificação.
  • Os Híbridos são alimentados pelo novo motor de 3 cilindros da família FireFly aliado ao sistema elétrico BSG (Belt-integrated Starter Generator) de 12 volts com potência de 70 cv.
  • Para os clientes, isto significa redução do consumo e das emissões de CO2, conforme o modelo, além de benefícios fiscais.
  • O 500 e o Panda representam as duas almas da Fiat. O primeiro, mais emocional, é o ícone pop de modernidade e design. O segundo, com 5 portas, é o mais funcional e elegante. Juntos, conseguem satisfazer qualquer cliente e quaisquer exigências e agora, pela primeira vez, apresentam-se numa única série especial: a Hybrid Launch Edition.

O Fiat 500 e o Fiat Panda, incontestados líderes no seio dos citadinos, serão, na sua categoria, os primeiros modelos do Grupo FCA a adotar a nova tecnologia híbrida. Os novos 500 e Panda Hybrid, disponíveis a partir de março de 2020, vão, também eles, revolucionar a mobilidade urbana, tornando os híbridos acessíveis a todos e assumindo-se, de facto, como o novo ponto de referência no mercado europeu em termos de citadinos eletrificados.

Os novos 500 e Panda Hybrid oferecem todos os benefícios de uma motorização híbrida, acessível, eficiente, compacta e de peso reduzido. Em suma, além de coerente com a abordagem Fiat, é a melhor solução para uma viatura citadina. Nos últimos 120 anos, a Fiat sempre foi pioneira em termos de tecnologia e inovadora em termos de mobilidade, agora cada vez mais sustentável.

O ano de 2020 representa um novo marco na história da Fiat. Com o lançamento das novas versões híbridas do Fiat 500 e do Panda, a marca inicia a eletrificação dos seus modelos que prosseguirá com o arranque da produção em Turim do novo 500. Este modelo será 100% elétrico, pelo que desempenhará um papel fundamental na estratégia de e-Mobilidade da FCA. Em 2020 o grupo oferecerá uma ampla gama de produtos e serviços destinada a proporcionar aos clientes uma completa e sustentável experiência de mobilidade.

Além disso, pela primeira vez na história dos dois icónicos e complementares modelos Fiat, o 500 e o Panda estarão disponíveis numa única série especial: a exclusiva “Launch Edition”, que estreará a nova motorização a gasolina mild hybrid que alia o recente motor de 3 cilindros de 1 litro e 70 cv (51 kW) da família FireFly a um motor elétrico BSG (Belt-integrated Starter Generator) de 12 volts e a uma bateria de lítio. Em comparação com o 1.2 Fire de 69 cv, a versão mild hybrid otimiza a eficiência energética, reduzindo as emissões de CO2, sem prejudicar as performances. Assegura ainda elevado conforto de utilização, graças ao sistema BSG, que proporciona reignições do motor de combustão interna silenciosas e sem vibrações em modalidade Stop&Start. Os Clientes beneficiam ainda de todas as vantagens de conduzir um híbrido (o modelo é conforme à norma Euro 6D Final, por exemplo), que incluem a redução de impostos.

A série especial dos dois modelos pode ser reconhecida pela inscrição “Hybrid” na traseira e pelo exclusivo logótipo “H”, formado por duas gotas de orvalho. O orvalho – símbolo da luz da aurora e, logo, do início de uma nova era – serviu de inspiração à nova e exclusiva cor externa “Verde Gota de Orvalho” que veste ambas as viaturas como um fato por medida, em perfeita harmonia com os temas da natureza e da inovação.

No interior, o revestimento dos bancos é fiel à filosofia de sustentabilidade de todo o projeto: uma aliança perfeita com a tecnologia dos mild hybrid da FCA e com o espírito inovador dos emblemáticos Fiat Panda e Fiat 500. Os estofos dos bancos da Launch Edition são os primeiros no setor automóvel a serem parcialmente fabricados com FIO SEAQUAL®, cuja tecelagem dá origem a um material especial, certificado pela SEAQUAL INITIATIVE, derivado de plástico reciclado, 10% do qual proveniente do fundo do mar e 90% de origem terrestre. O FIO SEAQUAL® é produzido através da transformação de plástico recolhido do mar em flocos de tereftalato de polietileno. Estes flocos são depois utilizados para fabricar o fio a partir do qual os tecidos são feitos. Na fase de tecelagem, o poliéster marinho é misturado com outras fibras ecológicas, naturais, recicladas ou recuperadas. Este processo verde é completado com a aplicação de corantes e acabamentos ecológicos baseados na poupança de água e de energia. A Fiat colabora com a SEAQUAL INITIATIVE na limpeza dos oceanos, lutando contra os resíduos marinhos. Os dois novos modelos Fiat 500 e Panda Hybrid Launch Edition dirigem-se, assim, a clientes atentos tanto à estética como às questões ambientais, em termos de consumo e emissões.

O 500 e o Panda são dois ícones Fiat que se complementam, representando a mobilidade urbana na Europa, tendo vendido, no conjunto, cerca de 400 000 unidades ao longo do ano. Com a introdução da tecnologia mild hybrid, o 500 e o Panda vão dar um significativo contributo para a mobilidade urbana sustentável.

O 500 e o Panda Hybrid Launch Edition podem ser encomendados a partir de agora nos concessionários Fiat em toda a Europa, e em Portugal a partir de Março.

Como Funciona a Tecnologia mild hybrid da FCA

O novo motor a gasolina mild hybrid, construído com base no famoso motor FireFly, de que foram produzidos mais de 30 milhões de exemplares, utiliza um bloco de 1 litro de capacidade de 3 cilindros, com uma potência máxima de 70 cv (51 kW) a 6000 rpm e binário máximo de 92 Nm a 3500 rpm. A cabeça do motor dispõe de duas válvulas por cilindro e de uma árvore de cames com variador de fase contínuo (comando da distribuição por corrente). A estrutura inclui uma câmara de combustão compacta, condutas de admissão de elevada turbulência e válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation) externa, proporcionando uma taxa de compressão particularmente elevada (12:1), que se traduz em melhor eficiência térmica. O bloco do motor, desenvolvido em colaboração com a Teksid, é construído em liga de alumínio fundida a alta pressão com camisas dos cilindros em ferro fundido para diminuir o tempo de aquecimento e reduzir o peso do motor a apenas 77 kg. Adicionalmente, o atrito é atenuado através de um mecanismo de manivela com relação de diâmetro/curso de 1,24 e dispositivo biela/manivela com deslocamento de 10 mm para maximizar a eficiência.

O sistema BSG está montado diretamente no motor e é ativado pela correia que também comanda os órgãos auxiliares. O sistema recupera energia nas fases de travagem e desaceleração, armazena-a numa bateria de lítio com capacidade de 11 Ah e utiliza-a, a uma potência máxima de 3600 W, para voltar a ligar o motor em modo Stop&Start e para prestar assistência nas fases de aceleração.

Esta tecnologia permite desligar o motor de combustão interna a velocidades inferiores a 30 km/h simplesmente mudando a alavanca de velocidades para ponto morto (o painel de instrumentos, que exibe informação sobre o sistema híbrido, aconselha o condutor sobre o momento mais adequado). Em modo de movimento por inércia, a bateria de lítio alimenta todas as funções.

A unidade de propulsão mild hybrid do Panda e do 500 Hybrid Launch Edition é acoplada a uma evoluída versão da transmissão manual de 6 velocidades C514 (caixa de velocidades transversal, tração dianteira) com conteúdos destinados a realçar a facilidade de manobra e melhorar a eficiência, incluindo rolamentos e guarnições de baixo atrito, líquido lubrificante específico de elevada eficiência e inédita relação da 6.ª velocidade que otimiza a poupança de combustível na condução extraurbana. Também o conforto foi levado em conta através da otimização do sistema de apoio da caixa de velocidades. Por fim, o novo sistema levou a baixar a posição do motor em 45 mm para melhorar o comportamento em estrada graças ao centro de gravidade mais baixo.

A nova família de propulsores FireFly foi desenvolvida pela FCA para oferecer motores a gasolina de pequenas dimensões, com consumos moderados e prestações no topo da categoria numa ampla gama de aplicações. A estrutura de base dos novos motores garante eficiência, modularidade e um considerável grau de padronização em termos de componentes e processos de fabrico, flexibilidade e potencial de desenvolvimento.

Fiat 500 e Fiat Panda

Também a nova Hybrid Launch Edition posiciona os dois icónicos modelos Fiat como protagonistas do mercado, posição detida graças a contínuas evoluções tecnológicas e a um estilo intemporal. Dois modelos que se complementam mutuamente: no segmento dos citadinos segundo a Fiat, o 500 representa o lado mais “aspiracional” e o Panda o lado mais “funcional”.

O Fiat 500 é um dos mais representativos exemplos da criatividade italiana, tendo conquistado clientes de várias gerações. Lançado em 1957 e recriado em 2007, o emblemático Fiat 500 “motorizou” a Europa nos anos Sessenta, tendo depois revolucionado completamente a categoria dos carros de cidade na primeira década do século XXI ao oferecer uma extraordinária conjugação de estilo e inovação tecnológica até antes nunca vista no segmento. Agora, graças ao 500 Hybrid Launch Edition, vai continuar a desempenhar um papel de primeiro plano na mobilidade urbana, depois de ter registado no ano passado, no seu décimo primeiro ano de vida, o melhor resultado de sempre, com cerca de 194 000 unidades matriculadas. Um dos ingredientes do seu sucesso são as séries especiais: foram lançadas mais de 30, que permitiram explorar territórios até então desconhecidos para um citadino. É agora altura de o 500 Hybrid Launch Edition continuar a jornada tecnológica em direção ao futuro da mobilidade urbana no terceiro milénio.

Também a história do Fiat Panda é fascinante. Durante mais de 40 anos, o Panda representou, de forma inconfundível, a relação quotidiana com o automóvel: mais imediata, mais despreocupada. Entre os segredos da sua popularidade estão as dimensões externas compactas, o generoso espaço interno, que pode ser configurado de modo a adaptar-se a diversas necessidades de transporte, a ampla gama de motorizações e as numerosas combinações de cores. No total, foram mais de 7,5 milhões os clientes que se deixaram conquistar pela simplicidade e pelo poder de atração do modelo, verdadeiro compêndio das especificidades da marca Fiat. Além disso, o Panda sempre foi sinónimo de inovação em todo o segmento. Por exemplo, foi o primeiro citadino com tração às quatro rodas (1983), o primeiro no seu segmento a conquistar o prestigiado título de “Car of the Year” (2004) e, no mesmo ano, o primeiro citadino a chegar ao campo base do Evereste, localizado a uma altitude de 5200 metros. A longa série de recordes continuou em 2006, quando o Fiat Panda foi o primeiro citadino alimentado a gás natural a ser produzido em grande escala. Passando para 2013, foi o primeiro na sua classe a introduzir a travagem de emergência automática. Agora chega o Panda Hybrid Launch Edition, pronto para revolucionar a mobilidade urbana ao ir ao encontro das novas exigências dos “fãs Panda,” uma comunidade global que encara o futuro com cada vez maior respeito pelo ambiente.

Sobre a SEAQUAL INITIATIVE

A SEAQUAL INITIATIVE é uma exclusiva plataforma colaborativa que dá voz a uma emoção e a um compromisso para combater a poluição do plástico e ajudar as comunidades locais a movimentarem-se em direção a uma economia circular. A SEAQUAL INITIATIVE cria e gere sistemas de colaboração entre indústria, ONGs, pescadores e comunidades e autoridades locais e nacionais, de forma a construir as infraestruturas necessárias para criar valor a partir dos resíduos marinhos. Ajuda também a limpar os oceanos de resíduos ao criar uma ampla gama de produtos sustentáveis de alta qualidade fabricados com FIO SEAQUAL®, que contém Plástico Marinho Reciclado de elevado valor e dispõe de rastreabilidade e certificação de materiais. Ao optarem por produtos com Plástico Marinho “Upcycled”, as pessoas sabem que estão a fazer uma escolha tendente a acabar com a poluição do plástico. Ao apoiar a SEAQUAL INITIATIVE, a Fiat faz parte de uma comunidade internacional dedicada à limpeza dos oceanos e à ajuda às comunidades locais.

Soluções financeiras FCA Capital para os novos Fiat 500 e Fiat Panda Hybrid

A FCA Capital Portugal, Instituição Financeira de Crédito do Grupo Fiat Chrysler Automobiles e do Crédit Agricole Consumer Finance, apoia as vendas de veículos Fiat, fornecendo uma ampla gama de soluções financeiras para proporcionar a todos os seus Clientes a melhor experiência possível no financiamento do seu novo Fiat 500 e Fiat Panda Hybrid.

Os clientes que desejarem o novo Fiat 500 ou o novo Fiat Panda Hybrid podem optar por um dos seguintes produtos:

  • Crédito Automóvel: A forma mais clássica de financiamento, destinada principalmente ao uso particular, com prestações flexíveis e prazos alargados.
  • Crédito Automóvel com Balloon: Uma modalidade do crédito automóvel que permite deixar até 30% do PVP do veículo para o final do contrato.
  • Leasing: Solução financeira especialmente adequada à Empresas, ENI’s e Profissionais Liberais, permite flexibilidade ao nível da entrada e também no valor residual. Oferece a possibilidade de escolha, na data de termo do contrato, entre devolver, manter ou substituir a viatura por outra nova;

Adicionalmente, a FCA Capital propõe uma vasta gama de serviços opcionais, que podem ser associados ao contrato de financiamento:

  • A nível da proteção financeira, com o CPI, que assegura o pagamento do financiamento em caso de situações adversas e imprevisíveis, como desemprego ou doença.
  • A nível da protecção do veículo, com o GAP, que protege o cliente numa eventual situação de perda total do veículo, reembolsando-o pela diferença entre o valor comercial do automóvel à data do sinistro e o saldo em dívida até aos limites acordados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.