Automobili Lamborghini lança novo Huracán Evo RWD

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  • Huracán EVO Rear-Wheel Drive (RWD) coloca o condutor no centro da experiência de condução
  • 610 hp (449 kW) de potência e 560 Nm de binário num chassis leve, combinado com um sistema de controlo de tração Performance Traction Control System (P-TCS) especialmente calibrado
  • Conceção única traduz-se numa refrescante e emocionante entrega de uma pura emoção ao volante por parte do Huracán EVO RWD
  • Conectividade a bordo com tecnologia HMI com ecrã tátil e infindáveis opções de personalização Ad Personam

A Automobili Lamborghini anuncia o lançamento do Huracán EVO Rear-Wheel Drive (RWD): uma máquina de condução visceral, com 610 cv (449 kW) de potência às 8000 rpm e um binário de 560 Nm às at 6500 rpm, num automóvel de baixo peso com tração traseira e uma direção dinâmica, para a máxima diversão ao volante.

Pesando somente 1389 kg, o Huracán EVO RWD alcança uma velocidade máxima de 325 km/h e acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,3 segundos. Apesar destas excecionais capacidades, o Huracán EVO RWD não está focado nas altas velocidades em linha reta, nem em estabelecer recordes de volta: com uma conceção nova e única, o Huracán EVO RWD proclama ser designado como um desportivo instintivo.

“O Huracán EVO de tração traseira coloca o automóvel nas mãos do condutor: a experiência de condução é garantida pelo hardware,” afirma Stefano Domenicali, Chairman e Chief Executive Officer da Automobili Lamborghini. “Este automóvel recorda o condutor das puras origens de engenharia da Lamborghini: o condutor está no centro da performance do Huracán EVO RWD, com uma resposta sem filtros e uma experiência de condução emotiva e mais envolvente, controlada pelo piloto. A performance do Huracán EVO RWD assenta na harmonia entre o homem e a máquina: a competência ao volante e a mecânica do Huracán EVO RWD proporcionam uma dinâmica perfeitamente equilibrada, um feedback físico e uma performance pura. O Huracán EVO RWD reforça a gama do Huracán V10 com um modelo apelativo para os recém-chegados à marca, bem como para aqueles que procuram uma sublime diversão ao volante”.

Engenharia orientada para a diversão ao volante

O motor V10 entrega mais do que apenas a potência à configuração de tração traseira: a sonoridade da unidade motriz naturalmente aspirada combina-se com um sistema de controlo de tração especialmente afinado para oferecer a mais emotiva e divertida experiência de condução, tanto em piso seco como molhado, e até na neve. O novo sistema de controlo de tração Performance Traction Control System (P-TCS) foi especificamente calibrado para o Huracán EVO de tração traseira, proporcionando entrega de binário mesmo durante a fase em que o automóvel está no realinhamento após uma deriva de traseira ou uma derrapagem.

Enquanto que um sistema de controlo de tração normal opera um corte acentuado, aguardando por que o automóvel esteja completamente estável antes de voltar a disponibilizar binário, o P-TCS entrega o binário antecipadamente, evitando um corte de binário abrupto e assegurando uma melhor tração à saída das curvas.

As intervenções do P-TCS estão calibradas de acordo com os modos de condução do Huracán EVO RWD, selecionados através do botão do ANIMA (Adaptive Network Intelligent Management: ‘alma’, em italiano) no volante. No modo STRADA, o P-TCS minimiza a derrapagem das rodas traseiras para garantir estabilidade e segurança em todas as condições: com uma estratégia mais proactiva, o P-TCS gere a entrega de binário em superfícies de baixa aderência.

No modo SPORT, o P-TCS maximiza a experiência de diversão ao volante: as rodas traseiras podem patinar e deslizar durante a aceleração, para uma fácil e divertida deriva sem comprometer a segurança. O sistema reconhece as condições em que o ângulo de sobreviragem aumenta rapidamente, e limita a entrega de binário às rodas traseiras, permitindo ao condutor controlar e estabilizar o automóvel na perfeição.

No modo CORSA, o P-TCS está calibrado para alcançar o escorregamento das rodas traseiras que otimiza a tração e a agilidade do automóvel à saída das curvas, permitindo ao condutor maximizar a performance. O P-TCS melhora em 30% a suavidade da intervenção quando comparado com o anterior Huracán RWD; melhora a tração à saída das curvas em 20%; e incrementa a sobreviragem em 30%.

O chassis híbrido do Huracán EVO RWD integra alumínio ligeiro e fibra de carbono com uma carroçaria em alumínio e termoplástico, para um peso a seco total de 1389 kg, garantindo uma relação peso/potência de 2,28 kg/cv. Com uma distribuição do peso frente/traseira de 40/60, o Huracán EVO RWD assenta numa suspensão de duplos triângulos com quadriláteros sobrepostos e amortecedores passivos. A direção servoassistida eletromecânica Lamborghini Dynamic Steering (LDS) foi especificamente afinada para o Huracán EVO RWD, garantindo o máximo feedback. A caixa de sete velocidades e dupla embraiagem assegura as mais rápidas trocas de mudança, com função launch control para a máxima aceleração no arranque parado. As jantes Kari de 19” são revestidas por pneus Pirelli P Zero especialmente desenvolvidos para este modelo, permitindo visualizar os discos de travão em aço ventilados e perfurados. Como opção, estão disponíveis jantes de 20” e travões carbono cerâmicos.

Novo design para uma performance pura

O Huracán EVO RWD dá continuidade ao poderoso design dos Lamborghini de motor V10, com novas caraterísticas dianteiras e traseiras que claramente o diferenciam do seu parceiro de gama Huracán EVO 4WD.

O Huracán EVO RWD é caraterizado por uma personalidade esculpida e objetiva, complementada por um novo repartidor dianteiro e aletas verticais no interior das tomadas de ar dianteiras de maiores dimensões. O para-choques traseiro em preto de alto brilho incorpora um novo difusor, exclusivo do Huracán EVO RWD.

No interior, o habitáculo conta com um ecrã tátil HMI de 8,4” ao centro da consola central do veículo, que controla todas as vertentes das funções do automóvel, assim como a gestão da conectividade total, como as chamadas telefónicas, o acesso à Internet, além de incluir ligação Apple CarPlay.

Tanto para o exterior como para o interior, o programa Ad Personam da Lamborghini oferece opções inigualáveis de personalização de cores e acabamentos, permitindo aos proprietários do Huracán EVO RWD aplicar os seus estilo e personalidade individuais ao seu novo Lamborghini. Por forma a enfatizar a silhueta do novo modelo, a nova cor Giallo Belenus (amarelo) foi desenvolvida em conjunto com uma exclusiva cor para os acabamentos em pele e Alcantara interiores, condicente com a nova pintura exterior.

Preço e lançamento no mercado do Lamborghini Huracán EVO RWD

Os primeiros clientes receberão o novo Lamborghini Huracán EVO RWD na Primavera de 2020, a um preço recomendado que é o seguinte:

Europa EUR 159 443 (preço de venda recomendado excluindo impostos)

Reino Unido GBP 137 000 (preço de venda recomendado excluindo impostos)

USA USD 208 571 (preço de venda recomendado excluindo impostos/GST)

China RMB 14 454 605(preço de venda recomendado excluindo impostos)

Japão YEN 24 126 941 (preço de venda recomendado excluindo impostos)

Especificações Técnicas – Lamborghini Huracán EVO RWD

CHASSIS E CARROÇARIA

Chassis

Chassis híbrido construído em alumínio e fibra de carbono

Carroçaria

Painéis exteriores construídos em alumínio e materiais compósitos

Suspensão

Suspensão por triângulos sobrepostos em alumínio

Molas e amortecedores

Molas de aço e amortecedores hidráulicos. Controlo eletromagnético do amortecimento “MagneRide” disponível como opção

Controlo Eletrónico

de Estabilidade (ESC)

Caraterísticas do ESC/ABS podem ser ajustadas através do ANIMA,
o ESC pode ser desativado

Direção

Direção assistida eletromecânica, direção LDS com relação de desmultiplicação variável disponível como opção

Travões

Sistema de travagem de duplo circuito hidráulico com assistência
por bomba de vácuo, pinças em alumínio de 8 pistões na frente,
pinças em alumínio de 4 pistões atrás

Discos de travão

Discos em aço de desenho específico, ventilados e perfurados
∅ 365 x 34 mm (frente), ∅ 356 x 32 mm (traseira)

Tires (série)

Pirelli P Zero 245/35 ZR19 (frente) – 305/35 ZR19 (traseira)

Jantes (série)

8,5J x 19” (frente) – 11J x 19” (traseira)

Retrovisores

Retrovisores exteriores reguláveis eletricamente

Airbags

Airbags dianteiros de duplo estágio. Airbags laterais.
Airbags de joelhos em mercados específicos.

MOTOR

Tipo

Dez cilindros em V a 90°, injeção dupla IDS+MPI

Cilindrada

5204 cm3 (317,57 cu in)

Diâmetro x curso

Ø 84,5 mm x 92,8 mm (3,33 x 3,65 in)

Distribuição

Veios de excêntricos de admissão e escape

com ajuste continuamente variável

Taxa de compressão

12,7:1

Potência máxima

449 kW / 610 cv às 8000 rpm

Binário máximo

560 Nm (413 lb. ft.) às 6500 rpm

Classe de emissões

EURO 6

Tratamento dos gases
de escape

Dois catalisadores com regulação lambda

Sistema de refrigeração

Refrigeração por água e óleo de fluxo cruzado

Gestão do motor

Bosch MED 17 Master Slave

Lubrificação

Cárter seco

TRANSMISSÃO

Tipo

Tração traseira

Caixa de velocidades

Caixa LDF de dupla embraiagem e sete velocidades,

caraterísticas de funcionamento variáveis através do ANIMA

Embraiagem

Embraiagem de duplo prato ∅ 187 mm (7,36 in)

PRESTAÇÕES

Velocidade máxima

325 km/h

0–100 km/h

3,3 s

0–200 km/h

9,3 s

Travagem (100-0 km/h)

31,9 m

DIMENSÕES

Distância entre eixos

2620 mm (103,15 in)

Comprimento

4520 mm (177,95 in)

Largura

1933 mm (76,10 in)

Largura

(incluindo retrovisores)

2236 mm (88,03 in)

Altura

1165 mm (45,87 in)

Via dianteira

1668 mm (65,67 in)

Via traseira

1620 mm (63,78 in)

Diâmetro de viragem

11,5 m

Peso (a seco)

1389 kg (3 062 lbs)

Relação peso/potência

2,28 kg/cv (5.02 lbs/cv)

Distribuição do Peso

40% (frente) – 60% (traseira)

CAPACIDADES

Depósito de combustível

83 litros

Bagageira

100 litros

CONSUMO

Ciclo WLTP

Combinado

13,8 l/100 km

Emissões de CO2

330 g/km

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