SEAT comemora ano recorde em 2019

0
  • A SEAT recordará 2019 como o ano do início da ofensiva elétrica com a apresentação do concept el-Born e da conquista de record de vendas
  • A CUPRA apresenta os concepts Formentor e Tavascan, os dois primeiros veículos desenvolvidos especificamente para a Marca
  • A liderança em micromobilidade no Grupo Volkswagen e concepts como o SEAT Minimó e a eScooter abrem o caminho para a mobilidade urbana da SEAT

Se 2018 foi um ano excecional para a SEAT, 2019 não ficou muito atrás. Nestes 12 meses, a SEAT superou os resultados recorde do ano anterior, iniciou a sua ofensiva elétrica com a apresentação do novo concept el-Born e o lançamento do SEAT Mii, bem como a apresentação da versão híbrida plug-in do SEAT Tarraco, o modelo emblemático da empresa. Mais cinco modelos serão adicionados a esta primeira fase de eletrificação até ao início de 2021.

Adicionalmente, em 2019, a CUPRA pisou o acelerador com a apresentação dos protótipos CUPRA Formentor e CUPRA Tavascan, dois veículos especificamente desenvolvidos para a marca. Foi também um ano que será lembrado pelo compromisso com a micromobilidade, que foi traduzido com a apresentação do concept SEAT Minimó, o novo concept eScooter e um novo concept e-Kickscooter.

  1. Um ano recorde, uma vez mais

A SEAT iniciou 2019 numa base financeira sólida. Em 2018 alcançou os melhores resultados da sua história, com um lucro após impostos de 294 milhões de euros e um volume de negócios de mais de 9.991 milhões de euros em 2018. Tal como no ano anterior, em 2019 a SEAT bateu o seu próprio record de vendas em novembro com 542.800 carros, superando o volume de todo o ano de 2018 (517.600 carros vendidos) um mês antes do final do ano.

  1. Novos pilotos ao volante da SEAT

Este ano, novos vice-presidentes juntaram-se à equipa de direção da SEAT. Em março, Axel Andorff foi nomeado Vice-Presidente de Investigação e Desenvolvimento, substituindo o Dr. Matthias Rabe; em junho, Carsten Isensee assumiu o cargo de Vice-Presidente de Finanças, substituindo Holger Kintscher; e em setembro, Alfonso Sancha foi nomeado Vice-Presidente de Compras da SEAT, substituindo Klaus Ziegler.

  1. SEAT, líder em micro mobilidade do Grupo Volkswagen

A SEAT foi escolhida em 2019 como marca líder dentro do Grupo Volkswagen para definir a estratégia e oferecer produtos para a micromobilidade urbana. Neste sentido, o fabricante de automóveis aumentou a fasquia no Congresso Mundial da Smart City Expo com a apresentação da SEAT Urban Mobility, uma unidade de negócio que se foca no desenvolvimento de soluções de mobilidade urbana.

  1. SEAT Minimó, o concept nascido para revolucionar a mobilidade

No Mobile World Congress de Barcelona, a empresa deu um grande passo na sua estratégia de micromobilidade urbana com a apresentação do SEAT Minimó, um concept 100% elétrico especialmente concebido para se adaptar às novas plataformas de mobilidade e para se tornar o grande aliado das cidades.

  1. Do fabricante de automóveis a player de mobilidade: o compromisso de partilha aumenta

A SEAT deu mais um passo no seu compromisso com o carsharing, ampliando o serviço na cidade de L’Hospitalet de Llobregat (Barcelona), tornando-a na segunda cidade da Espanha onde opera com a sua empresa de carsharing Respiro. Este ano, a SEAT também lançou um serviço de partilha de viaturas em que empresas como a Cuatrecasas têm veículos SEAT GNC, através da Respiro, para que os funcionários possam fazer viagens urbanas durante o seu dia de trabalho, sem custos.

  1. SEAT acelera sobre duas rodas

No Smart City Expo World Congress, a SEAT anunciou que, pela primeira vez na história da empresa, terá no seu portefólio de produtos uma eScooter 100% elétrica, a ser lançada em 2020. O veículo foi desenvolvido em colaboração com a Silence de Barcelona, atinge uma velocidade máxima de 100 km/h e tem um alcance de 115 quilómetros de acordo com o teste WMTC.

  1. Início da ofensiva elétrica

No Salão Automóvel de Genebra, a SEAT apresentou o seu concept el-Born, o primeiro SEAT concebido como um veículo elétrico. Com o el-Born, a SEAT será a segunda marca do Grupo Volkswagen a produzir um modelo na plataforma MEB na Alemanha. Além disso, a SEAT começou a comercializar o Mii electric, o primeiro modelo 100% elétrico da empresa, e anunciou a introdução do Tarraco PHEV em 2020, com um motor híbrido plug-in e acabamento desportivo FR.  

  1. SEAT avança na sua transformação digital

No Congresso Mundial de Mobile 2019, a SEAT anunciou a criação do centro de desenvolvimento de software SEAT:CODE (Centro de Excelência Digital) para impulsionar a transformação digital e aumentar a eficiência através da digitalização de processos, e para fortalecer modelos de negócio em torno dos novos conceitos de mobilidade, conectividade e digitalização automotiva. Esta nova estrutura é liderada por Sebastian Grams, CIO da marca e Carlos Buenosvinos, CTO do novo SEAT:CODE, e em breve terá a sua própria sede na cidade de Barcelona.

  1. Uma autêntica Smart Factory

A fábrica da SEAT em Martorell, no seu compromisso de criar uma fábrica inteligente, digital e conectada, fez importantes avanços para continuar uma referência na indústria 4.0. Este ano, a fábrica tornou-se a primeira fábrica espanhola a ter um serviço pioneiro de abastecimento de peças através de drones. O projeto piloto fornece volantes e airbags às linhas de montagem para o rápido fornecimento de peças just in time, em apenas 15 minutos.

  1. Martorell, uma fábrica mais sustentável

Por outro lado, este ano a empresa aderiu a medidas que visam produzir menos resíduos e tratá-los de forma mais eficiente. Neste sentido, desde 2010, a SEAT melhorou a sua pegada de produção ambiental em 34% com medidas para emitir menos CO2, compostos voláteis e resíduos, utilizar menos água e energia; e estabeleceu uma meta de reduzir o seu impacto ambiental em 50% até 2025. 

A fim de reduzir o número de veículos que circulam na fábrica de Martorell, a SEAT lançou, em 2019, os projetos Mobike e ByBus. Através da colaboração com o Mobike, o popular serviço de partilha de bicicletas, a fábrica de Martorell forneceu 100 bicicletas para que os funcionários pudessem circular pela fábrica de uma forma sustentável. Além disso, o projeto ByBus, desenvolvido pela equipa do SEAT Metropolis:Lab Barcelona, oferece a possibilidade de viajar entre os diferentes pontos da SEAT Martorell sob pedido.

  1. Saúde no centro das atenções

Em 2019, SEAT, IrsiCaixa, Hospital Clínic, ITAE Empresas e cientistas da Harvard TH CHAN School of Public Health apresentaram os resultados do MedCARS, um estudo pioneiro mundial sobre a intervenção multifatorial em hábitos de vida saudáveis. A investigação mostrou que a incorporação de hábitos saudáveis, como a dieta mediterrânica e o exercício físico, melhora em apenas seis meses indicadores de saúde tão relevantes como fatores de risco cardiovascular, qualidade do sono e saúde mental e emocional. O estudo oferece resultados que podem ser extrapolados para a sociedade.

CUPRA

  1. Wayne Griffiths, o novo piloto da Tribo CUPRA

O Vice-Presidente Executivo de Vendas da SEAT, Wayne Griffiths, assumiu o cargo de CEO da CUPRA em janeiro e desde essa data tem vindo a trabalhar para levar a identidade da marca a um público que procura modelos especiais para pessoas únicas.

  1. CUPRA Formentor, um concept car único para una marca exclusiva

No Salão Automóvel de Genebra foi apresentado o concept CUPRA Formentor, o primeiro modelo desenvolvido especialmente para a Marca. Alimentado pelo motor híbrido plug-in de alta performance da CUPRA, o novo veículo da empresa oferece a experiência de condução mais exclusiva com os últimos avanços tecnológicos. O novo CUPRA CUV apresenta um exterior deslumbrante e cativante; um interior amigo do condutor e do passageiro e um desempenho de alta precisão. O novo veículo será produzido em Martorell e lançado em 2020.

  1. CUPRA Tavascan, a reinventar o desportivismo

Em setembro, a CUPRA mostrou o seu potencial com um grande concept car, de design desportivo, interior sofisticado e um motor de tecnologia avançada. O novo concept CUPRA Tavascan, combina a presença de um SUV com a elegância de um coupé desportivo. Possui dois motores elétricos, um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro, que produzem uma potência total de 306 HP (225 kW). O novo veículo CUPRA é baseado na plataforma MEB do Grupo Volkswagen e tem uma capacidade de bateria de 77 kWh, o que lhe dá um alcance de até 450 km.

  1. CUPRA reforça as suas alianças globais

No passado mês de setembro, a CUPRA anunciou uma aliança global com o FC Barcelona para se tornar o seu parceiro exclusivo de automóvel e mobilidade numa aliança para os próximos cinco anos. O acordo servirá para criar experiências únicas para a comunidade de fãs de ambas as entidades, além de desenvolver projetos de mobilidade urbana. Neste sentido, o acordo transcende as colaborações tradicionais e ambos trabalharão para impulsionar a imagem da cidade em todo o mundo e promover a inovação e os jovens talentos.

O espírito desportivo e competitivo transmitido pela CUPRA foi transferido para os campos de padel em junho, a fim de promover a expansão internacional do desporto das quatro paredes. Para isso, a CUPRA tornou-se patrocinadora internacional oficial do circuito de padel durante 2019. E em 2020 e 2021 a marca tornar-se-á o patrocinador premium do circuito, estando presente em todos os torneios nacionais e internacionais. Em novembro, a CUPRA tornou-se também patrocinadora da Federação Internacional de Padel (FIP).

  1. CUPRA abre caminho com nova sede

Após consolidar a estrutura organizacional com a nomeação da equipa de direção e o aumento dos efetivos em 50%, em 2019 a CUPRA concluiu também a construção da sua nova sede, localizada junto à sede da SEAT em Martorell. A instalação será inaugurada em 2020 e terá um espaço multiusos de 2.400 metros quadrados em plano aberto com motorização como conceito. O seu design evoca um paddock de corrida e será rodeado pela natureza num terreno de 10.500 metros quadrados.

  1. A empresa põe em arranque os motores no México com a primeira Garagem CUPRA do mundo

Como parte da sua estratégia de expansão, a nova Marca fez a sua estreia no país asteca no passado mês de novembro com a abertura da primeira Garagem CUPRA a nível mundial e o lançamento do CUPRA Ateca no mercado. A primeira Garagem CUPRA está localizada numa das áreas mais exclusivas da Cidade do México. O espaço apresenta uma área de experiência digital com um ecrã de 85 polegadas e tablets para os clientes configurarem o seu próximo carro, bem como algumas amostras de estofos. Além disso, a Garagem da CUPRA tem uma área de corrida, onde será exibido o carro de corrida CUPRA TCR, bem como produtos e acessórios de corrida.

  1. CUPRA Racing: empenhada no futuro das corridas

Em agosto, a CUPRA apresentou Mattias Ekström como novo embaixador da Marca. O premiado piloto sueco juntou-se à tribo CUPRA para conduzir a estratégia de corrida elétrica da Marca, tornando-se o piloto oficial da CUPRA e-Racer. A parceria com Ekström confirma o desejo da CUPRA em ser uma referência nas novas corridas de motores elétricos.

Por sua vez, a CUPRA esteve presente na segunda temporada da World Touring Car Cup com quatro pilotos da CUPRA ao volante do CUPRA TCR, a arma mais rápida do ano para as duas equipas da CUPRA: PWR Racing e Comtoyou DHL Racing.

SEAT é a única companhia no seu setor com capacidade total para desenhar, desenvolver, fabricar e comercializar automóveis em Espanha. Membro do Grupo Volkswagen, a multinacional tem a sua sede em Martorell (Barcelona), exportando 80% dos seus veículos, estando presente em 80 países dos cinco continentes. Em 2018, a SEAT vendeu 517.600 automóveis, o maior registo nos seus 68 anos de história da marca, resultando num lucro de 294 milhões depois de impostos e uma faturação de recordista de 10 mil milhões de euros.

O Grupo SEAT emprega mais de 15.000 profissionais nos seus três centros de produção: Barcelona, El Prat de Llobregat e Martorell, onde fabrica os bem-sucedidos Ibiza, Arona e Leon. Adicionalmente, a companhia produz o modelo Ateca na República Checa, o Tarraco na Alemanha, o Alhambra em Portugal e o Mii electric, o primeiro veículo 100% elétrico da SEAT, na Eslováquia.

A multinacional espanhola tem um Centro Técnico que se configura um “núcleo de conhecimento” que integra cerca de 1.000 engenheiros que têm como objetivo impulsionarem a inovação do maior investidor em I&D de Espanha. A SEAT disponibiliza a mais recente tecnologia de conectividade na sua gama de veículos e está empenhada num processo de digitalização global da empresa para impulsionar a mobilidade do futuro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.