Iniciativa Volvo E.V.A. considerada das melhores campanhas de 2019

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  • A Campanha E.V.A. – Equal Vehicles for All – volta a ser distinguida

Desta feita a campanha que Volvo Cars apresentou em Março de 2019 foi considerada uma das 5 melhores campanhas do ano por Luís Marques, diretor criativo associado da BBDO Los Angeles.

De acordo com o site Dinheiro Vivo, Marques considera que “ a beleza desta campanha é que a Volvo partilhou todos estes anos de pesquisa com as restantes marcas da indústria automobilística, para que todos carros sejam mais seguros e a desigualdade seja apagada de uma vez por todas.”

A iniciativa E.V.A. está em linha com o compromisso de segurança que faz parte da filosofia da Volvo e surge num ano em que se comemoram precisamente 60 anos daquela que é vista por muitos como a principal invenção da história da segurança automóvel – o cinto de segurança de 3 pontos, introduzido em 1959 e que se estima ter salva já, cerca de 1 milhão de vidas.

A Volvo Cars possibilita às marcas concorrentes uma consulta de relatórios e dados de segurança resultantes da pesquisa e investigação da empresa sueca e que estarão disponíveis num diretório central  digital.

Desde a sua apresentação, realizada em Março de 2019, foram já milhares os downloads realizados na plataforma da Volvo para consulta destes relatórios de segurança.

A iniciativa E.V.A. destaca uma questão fundamental que tem sido negligenciada em termos de segurança dos ocupantes: “Temos informação de dezenas de milhares de acidentes rodoviários recolhidos em ambiente real, que nos tem ajudado a melhorar os nossos automóveis tornando-os o mais seguros possível. Isto significa que estes são fabricados para proteger todas as pessoas, independentemente do seu género, altura ou peso, muito para além do “homem padrão” representado pelos crash test dummies tradicionais.” Lotta Jakobsson – Professor & Senior Technical Specialist – Volvo Cars Safety Centre.

A iniciativa E.V.A. ilustra, com base nos dados, na pesquisa e nos estudos internos da Volvo Cars que as mulheres estão sujeitas a um maior risco de determinadas lesões num acidente automóvel. As diferenças verificadas entre o “homem padrão” e uma mulher a nível anatómico e muscular são muito significativas e fazem com que, por exemplo, nas mulheres o efeito chicote seja sentido com outra intensidade provocando lesões cervicais graves.

Tendo como base estes estudos e dados de acidentes realizados em laboratório, a Volvo Cars criou crash test dummies virtuais para melhor entender os acidentes e assim desenvolver tecnologias de segurança capazes de proteger, de igual modo, homens, mulheres e crianças. 

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