Goodyear na pole position para o próximo Rally Dakar

0

A Goodyear anunciou hoje que será o fornecedor oficial de pneus das equipas favoritas de camiões no próximo Rally Dakar. Em 2020, o famoso rali regressará às saus raízes, o deserto. A prova terá início a 5 de janeiro em Yeda, na Arábia Saudita. Um novo continente representa novos desafios, especialmente no que diz respeito aos pneus. A próxima edição inclui uma combinação de dunas arenosas, desfiladeiros rochosos e leitos de rios secos, que colocarão à prova pilotos, veículos e pneus.

Uma das regras do Dakar é que as equipas têm que competir com pneus para camiões de série, e a Goodyear possui já um sólido recorde nesta difícil corrida, sendo por isso que muitas equipas participam na maratona com os pneus da marca. Em anos anteriores, a equipa PETRONAS De Rooy IVECO logrou subir ao pódio em inúmeras ocasiões, incluindo duas vitórias com a Goodyear enquanto seu pneu e parceiro de desenvolvimento.

Temporada de desportos motorizados 2019-2020 – Goodyear fornecedor oficial da KAMAZ-master

Para a temporada 2019-2020, a Goodyear tem o prazer de anunciar uma colaboração com uma das principais equipas a nível mundial, a KAMAZ-master. Graças à bem sucedida experiência com os pneus Goodyear 375/90 R22,5 OFFROAD ORD, a equipa comprovou o potencial e a fiabilidade destes pneus, e decidiu firmar um contrato para toda a temporada. Além do Rally Dakar, na Arábia Saudita, a Goodyear também apoiará a equipa no Rali da Rota da Seda, na China.

“Alcançar o sucesso nas disciplinas mais duras do automobilismo só é possível se todos os componentes do camião forem da melhor qualidade e cumprirem a sua função na perfeição”, refere Vladimir Chagin, Diretor da equipa de competição KAMAZ-master. “Isto também se aplica aos pneus: os nossos especialistas técnicos contam com o potencial e com a fiabilidade dos pneus ORD da Goodyear, e estamos muito satisfeitos pela ligação oficial entre a equipa KAMAZ-master e a marca Goodyear. Estou certo de que nos esperam grandes feitos juntos,” acrescenta Vladimir Chagin.

Parceria de longo prazo com a PETRONAS De Rooy IVECO

A equipa e a Goodyear são parceiros de longo prazo, e ao longo dos anos têm alcançado várias vitórias juntas, incluindo duas no Dakar, uma na África Eco Race e muitos mais pódios durante este período. Em última instância, este é um claro exemplo da performance dos pneus numa muito ampla variedade de condições extremas.

“A Goodyear está estreitamente envolvida na fase de testes preliminares, e os contributos que recebemos da equipa de engenharia estão a ajudar-nos a otimizar a configuração do veículo, para que o camião e os pneus funcionem na perfeição. Para obter os melhores resultados, definimos como adaptar a pressão dos pneus para otimizar a performance e estender a vida útil dos pneus, já que isto, por vezes, significa vencer ou perder,” explica Henk Van Leuven, Diretor da equipa de ralis PETRONAS De Rooy IVECO.

Pneus Goodyear OFFROAD ORD

O Goodyear Offroad ORD foi concebido para uma performance fora do asfalto com excelente tração e maior resistência aos danos. Os pneus oefrecem uma avançada robustez em condições extremas.

O desenho da banda de rolamento, com blocos massivos, juntamente com o composto otimizado, proporciona:

  • elevada resistência à rutura e aos cortes,
  • desgaste uniforme,
  • durabilidade avançada.
  • As ranhuras profundas e largas simplificam a autolimpeza da banda de rolamento e aumentam a tração numa ampla variedade de superfícies de lama, rochas rugosas, areia solta e declives escorregadios, como em minas e pedreiras.

“Ralis como o Dakar são o banco de provas ideal para testar num ambiente muito difícil a performance dos nossos pneus de série para camiões de todo-o-terreno. Os dados que recolhemos ao testar os nossos produtos em condições tão extremas e exigentes permitem-nos levar o nosso processo de desenvolvimento até ao nível seguinte”, refere Maciej Szymanski, Diretor de Marketing de Pneus para Veículos Comerciais da Goodyear na Europa. “Deste modo, podemos otimizar ainda mais a robustez e a tração do pneu Goodyear OFFROAD ORD, importante para as frotas que pretendem maximizar o tempo de atividade nas difíceis operações diárias”, complementa Maciej Szymanski.

O maior desafio

Um dos maiores desafios para os pneus que operam em condições extremas, como o Dakar, é a gestão do calor. Conduzir a alta velocidade em superfícies rochosas e/ou dunas arenosas quentes faz com que a temperatura no interior do pneu aumente rapidamente. A alta temperatura nos pneus torna-os mais vulneráveis à deformação e aos danos. Controlar o calor no pneu pode marcar a diferença entre terminar a corrida, e estar nos primeiros lugares, ou ter que trocar o pneu, e ter que recuperar tempo. As equipas podem controlar o calor até certo ponto, reduzindo a velocidade ou baixando a pressão dos pneus. Uma carcaça robusta e fatores de controlo de temperatura, como os presentes nos pneus Goodyear OFFROAD ORD, podem fazer com que ganhem tempo adicional crítico e que se mantenham na frente da prova.

A Goodyear possui uma longa história nos desportos motorizados, como o Campeonato da Europa de Camiões da FIA (ETRC), o Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC) e a NASCAR. Além das 14 vitórias nas 24 horas de Le Mans, os pneus Goodyear foram utilizados para vencer 368 Grandes Prémios de Fórmula 1, um recorde que permanece invicto. Para o próximo Dakar, a marca pretende somar mais vitórias ao seu palmarés com duas equipas de ponta, para continuar a construir o legado, a paixão, a inovação e a tecnologia que compõem a história da Goodyear na competição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.