MINI divulga startups portuguesas do programa CITY SHAPER

0

Os 10 projetos que vão passar à fase final do CITY SHAPER acabaram de ser divulgados. De entre as 49 candidaturas, as startups BeON Energy, AQVA MORE, QART, Bandora, Pavnext, Oscar, Knok Healthcare, Live Electric Tours, eParkio e LUGGIT, foram as selecionadas para a 2ª fase do challenge.

O CITY SHAPER by MINI Urban-X é um challenge nacional, desenvolvido pela MINI Portugal, com o intuito de procurar startups e projetos nacionais, com ideias que, venham melhorar a vida nas cidades, com foco em várias áreas: Transportes; Imobiliária; Administração local; Alimentação; Água; Resíduos e serviços públicos (gás e eletricidade).

As 10 startups selecionadas irão participar num Bootcamp que lhes permitirá afinar os seus projetos e respetiva apresentação para o Pitch final, a decorrer no dia 20 de dezembro. Nessa data, o projeto vencedor, será escolhido.

Entre os 10 projetos finalistas encontram-se: a BeON Energy, que projeta e fabrica microinversores para serem instalados em tomada doméstica, o que permite montar kits solares simples que reduzem a barreira de entrada para a energia solar doméstica, removendo os custos de instalação; o AQVA MORE, cujo objetivo é economizar água em torneiras de água quente; o QART, pretende alterar o paradigma vigente da posse da informação ambiental que, neste momento, está nas mãos do Estado e transferi-la para as mãos da sociedade civil, ou seja, para pessoas ou grupos de cidadãos; o Bandora que irá ajudar os gerentes de instalações que pretendem administrar um edifício no auge da eficiência energética, reduzindo a complexidade do sistema; a Pavnext que consiste num equipamento de pavimentação de estradas, que promove a segurança nas mesmas, reduzindo a velocidade do tráfico de veículos; o Oscar, que pretende ser um UBER para serviços domésticos; o Knok Healthcare que ambiciona desenvolver um SaaS de tecnologia de saúde, onde irá oferecer uma solução para consultas remotas; a Live Electric Tours, uma experiência de autocondução com carros 100% elétricos para turistas; o eParkio, rastreamento rápido de pontos de carregamento, podendo reservá-los ou apenas pagar por uma sessão; e, por fim, LUGGIT, uma aplicação que permite que qualquer pessoa que viagem solicite alguém em tempo real para recolher a sua bagagem, guardar e entregar no local e horário escolhido pelo utilizador.

Segundo Pedro Faria, Brand Manager MINI Portugal, esta 1ª edição “superou as nossas expectativas em termos de número de concorrentes e qualidade, onde a excelência impera e onde os candidatos surgiram das mais diferentes geografias do País. Este resultado é igualmente revelador que existe talento português a nível nacional”.

Um dos projetos acima mencionados será o vencedor do CITY SHAPER, by MINI Urban-X. O selecionado irá ter a oportunidade de participar na exposição MINI URBAN-X, em Lisboa, de fevereiro a março de 2020, inserido no lançamento internacional do MINI Elétrico; terá ainda a oportunidade de visitar o A/D/O em Nova Iorque, de maneira a conhecer pessoalmente a equipa URBAN-X e a participar no MINI URBAN-X Demo Day.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.