Norma Racing com boa prestação em Évora

0

O Kartódromo de Évora recebeu no passado fim de semana a quarta e derradeira prova da EasyKart Portugal, juntando mais de 40 pilotos nas diversas classes.

A Norma Racing apresentou-se com quatro pilotos e uma superestrela do Karting Mundial

Quatro pilotos na classe TaG Livre, sendo dois deles os já nossos conhecidos, Tomás Leitão e o Leonardo Carrilho, e dois pilotos Holandeses, o Len Von Leeuwen e a estrela mundial do karting Harm Schuurman.

Na classe Shifter Livre, Diogo Buizel, que desde 2014, se encontrava parado por motivos profissionais, aproveitou esta prova para testar as suas faculdades, quem sabe para regressar para o próximo ano.

Na classe TaG Livre a norma inscreveu quatro pilotos sendo dois na subcategoria Rotax e dois na IAME. Tomás Leitão (#301) sendo o mais jovem e tendo tomado contacto com o Karting na prova passada no Kartódromo de Palmela, demostrou mais uma vez as suas capacidades naturais de pilotagem.

Tomás realiza o sétimo melhor tempo nos cronometrados, em ambas as mangas de qualificação termina em quarto, colado a Harm Schuurman, e na final termina em segundo na geral e vence a categoria Rotax.

Leonardo Carrilho (#320) não esteve nos seus melhores dias, muita dificuldade na adaptação à pista, que sendo muito técnica se torna muito difícil e exigente, não permitindo erros, com isto “Leo” demonstrou algum nervosismo que se reflectiu na sua prestação em pista, teve um acidente em que empenou a chassi o que lhe dificultou ainda mais a sua prestação.

Nos cronos “Leo” realizou o décimo tempo, na primeira manga consegue recuperar três posições, terminando em sétimo, na segunda manga perde três posições no arranque, que consegue recuperar ao longo da prova partindo para a final da 10a posição, na largada ganha três posições, que não consegue manter ao longo da corrida terminando na mesma posição inicial.

Len Von Leeuwen (#366) habituado a conduzir um Lamborghini de Competição, teve alguma dificuldade na adaptação ao karting, nomeadamente aos travões, pois abusava na travagem e sobreaquecia todo o sistema nomeadamente a bomba do disco traseiro o que provocou um acidente forte na curva do Portão (curva oito), em que empenou chassi e tubagem da frente e laterais.

Nos cronometrados realizou o sexto melhor tempo na sua classe, na primeira manga um problema técnico faz com não consiga terminar a volta de lançamento, na segunda manga mais uma vez no decorrer da segunda volta, um problema técnico dita o seu abandono partindo para a final da última posição e consegue realizar uma corrida de recuperação terminando no oitavo lugar.

Harm Schuurman historia viva do karting Mundial e proprietário do Museu do Kartind na Holanda, que em 1979 conquistou o 3º lugar no Campeonato Mundial como piloto da fábrica “Dino” prova onde o famoso Ayrton Senna se classificou em 2º lugar, de 1980 a 1986 foi piloto da marca Dap, onde contou com colegas de renome mundial, como Senna, Modena e Zanardi.

De 65 anos, chegou e abriu o livro, senhor de uma calma extraordinária saía para a pista o necessário para se entender com o kart e perceber o que era necessário, dizia o que queria a nível de afinações de chassi e que carburação deveria ser feita.

Nos cronos realiza o quarto tempo nas mangas de qualificação rodou sempre em terceiro na final venceu!

Diogo Buizel, na classe Shifter Livre, chegou viu e venceu…

Nos cronos fez pole com o tempo de 41.804 com uma media horaria de 78.193Km/h, na primeira manga venceu e bateu o seu tempo que realizou na Pole, 41.780 a uma velocidade média de 78.238, na segunda manga voltou a dominar vencendo a manga final sem qualquer dificuldade.

Balanço muito positivo desta passagem por Évora da Equipa da Norma Racing, recebendo os maiores elogios da parte de Harm Schuurman, pelo profissionalismo, qualidade do material, pois durante todo o fim de semana tudo esteve impecável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.