Nova temporada de Fórmula E a não perder no Eurosport

0

Um pelotão de 24 carros separados por menos de um segundo só pode dar grande espetáculo. Para que não perca pitada, o Eurosport transmite “em direto” as 14 corridas da 6ª temporada do campeonato de Fórmula E, onde o piloto português António Félix da Costa volta a estar na luta pelo título, desta feita com a equipa DS-Techeetah, campeã de pilotos nas duas últimas épocas.

O show dos monolugares elétricos continua a levar emoção ao centro de grandes metrópoles ao redor do planeta, esta temporada com Jacarta, Seul e Londres como novidades. De novembro a julho, cada uma das 12 cidades será palco de batalhas sem tréguas, de lutas ao milímetro, de contatos múltiplos entre os carros e de ultrapassagens de ficar sem fôlego.

A Fórmula E atrai cada vez mais público, ao vivo e na televisão, e como tal mais construtores. Este ano chegam a Mercedes e a Porsche, que se juntam a Audi, BMW, DS (marca do Grupo PSA), Jaguar, Mahindra, NIO e Nissan. Nove no total, número de presenças oficiais sem par em qualquer outra modalidade do Desporto Automóvel. É uma batalha que nenhum construtor quer perder na demonstração de quem é o melhor neste tipo de mobilidade. O empenho será total e quem ganha são os fãs.

Num mundo em que os níveis de poluição do ar atingem valores preocupantes, o Campeonato de Fórmula E representa mais do que uma mera competição que atravessa circuitos urbanos do mundo. É um laboratório no qual se revelam as mais recentes tecnologias na batalha ecológica. Os carros elétricos são o presente e o futuro. A Fórmula E representa, por isso, a vanguarda dos desportos motorizados.

EQUIPAS E PILOTOS

Envision Virgin Racing – Sam Bird e Robin Frijns
NIO 333 FE Team – Oliver Turvey e Ma Qinghua
Mercedes-Benz EQ Formula E Team – Stoffel Vandoorne e Nyck de Vries
GEOX Dragon – Brendon Hartley e Nico Müller
Audio Sport ABT Schaeffler – Lucas di Grassi e Daniel Abt
DS Techeetah – António Félix da Costa e Jean-Éric Vergne
TAG Heur Porsche Formula E Team – Neel Jani e André Lotterer
Venturi Racing – Felipe Massa e Edoardo Mortara
Panasonic Jaguar Racing – Mitch Evans e James CaladoNissan e.dams – Oliver Rowland e Sébastien Buemi
BMW i Andretti Motorsport – Alexander Sims e Maximilian Günther
Mahindra Racing – Jérôme d’Ambrosio e Pascal Wehrlein

Em 2019/2020 cumpre-se a 6.ª época da Fórmula E

CAMPEÕES ANTERIORES

2014/2015 – Nelson Piquet, Jr.
2015/2016 – Sébastian Buemi
2016/2017 – Lucas di Grassi
2017/2018 – Jean-Éric Vergne
2018/2018 – Jean-Éric Vergne

CORRIDAS DA ÉPOCA 2019/2020

Al-Diriyah, Arábia Saudita (2x); Santiago, Chile; Cidade do México, México; Marraquexe, Marrocos, Sanya, China; Roma, Itália; Paris, França; Seul, Coreia do Sul; Jakarta, Indonésia; Berlim, Alemanha; Nova Iorque, EUA e Londres, Inglaterra (2x)

CURIOSIDADES

  • Os carros elétricos de 2.ª geração têm 250kW de potência, aceleram dos 0-100km/h em apenas 2.8s e atingem velocidades de 280km/h.
  • O Halo dos carros é feito de titânio. Introduzido na época 2018/2019, serve para proteger os pilotos em caso de acidentes. Conta com iluminação LED. A cor azul indica que o piloto está em Modo Corrida enquanto a magenta indica que está em Modo Ataque. Ajuda o público a perceber mais facilmente a estratégia dos seus pilotos e equipas favoritas.
  • O Modo Ataque dá ao carro do piloto um aumento de 10kW, passando dos 225kW para os 235kW. São ativados ao passar por determinadas zonas da pista e num número de vezes pré-determinado.
  • Outra forma dos pilotos ganharem potência passa pelo FanBoost. Nos dias prévios ao e-Prix os pilotos que receberem mais votos dos fãs terão um extra de energia que podem usar durante a corrida e pode ser decisivo para realizar uma ultrapassagem ou manobra importante. Para votar basta visitar: https://fanboost.fiaformulae.com
  • O Campeonato conta com 9 das maiores marcas construtoras de carros.
  • Um total de 411 milhões de telespectadores acompanharam as 13 corridas da temporada passada da Fórmula E.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.