Títulos de 2019 da copa ibérica de ralis poderão decidir-se na Catalunha

0

Poderá ser já no Rally RACC – Catalunya/Costa Daurada (Rally de España) que se conhecerão os Campeões de 2019 da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, se Daniel Berdomás e David Rivero conseguirem levar a bom porto os seus intentos, aproveitando-se do avanço pontual que ambos têm neste momento, nos respetivos rankings, sobre os seus adversários.

Num rali que conta com 15 Peugeot 208 R2 inscritos, estão presentes quase todos os pretendentes aos títulos e outros candidatos aos lugares da frente que, nesta altura, poderão roubar pontos aos pretendentes ao título de Pilotos, enquanto entre os Navegadores apenas Darren Garrod se apresenta como ameaça ao objetivo de Rivero.

Serão 3 as especiais que a caravana da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2019 terá de saber de cor, numa prova que não se afigura fácil, pois os quase 130 km de troços em terra são conhecidos pela sua dificuldade, numa dupla ronda em que a última especial tem nada menos do que 39 km, entrecortados por várias secções em asfalto.

Nesta nova visita ao Rally RACC – Catalunya Costa Daurada (Rally de España) poderão ficar a conhecer-se os Campeões de 2019 da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, que sucederão à dupla espanhola Robert Blach/José Murado. Há um ano, na estreia desta inédita iniciativa ibérica de ralis, organizada pela Peugeot Portugal e Peugeot Espanha, foram eles que conquistaram os títulos, depois de um ano de luta sem quartel em 6 ralis realizados em Portugal e em Espanha.

Até ao momento, nesta edição de 2019 é outra formação espanhola que se perfila como principal candidata ao Título. Daniel Berdomás e David Rivero, os atuais líderes dos rankings de Pilotos e Navegadores, têm margens relativamente confortáveis para os restantes pretendentes à vitória. Totalizando ambos 93,43 pontos e quando estão 25, 20 e 17 pontos por atribuir aos 1ºs, 2ºs e 3ºs classificados nesta prova (mais as restantes pontuações a dividir pelo top-10 e os 5 pontos que se dividem proporcionalmente pelos vencedores dos troços), o processo parece mais facilitado para Rivero do que para Berdomás.

Na luta pelo cetro dos Navegadores, David Rivero (1.º com 93,43 pontos) tem apenas Darren Garrod como adversário. No 2.º lugar e somando 40 pontos, o britânico tem ainda o Rali Ciudad de Madrid (6ª e última prova da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2019) para uma derradeira tentativa de alcançar a vitória, numa altura em que todos terão de deitar fora a sua pior pontuação, pois só contam 5 dos 6 resultados obtidos ao longo do ano. Rivero tem, nesta altura, 12 pontos como pior resultado, enquanto Garrod apenas tem de abdicar de 2 pontos.

Entre os Pilotos, Daniel Berdomás tem, à partida deste Rally RACC, três adversários ao título: o seu conterrâneo Josep Bassas (soma 47,38 pontos), o português Carlos Fernandes (46,21) e o britânico Ruairi Bell (40 pontos). Os que menos têm a perder são Bell (2 pontos a descontar) e Fernandes (4). Bassas tem 8 pontos como pior resultado e Berdomás 12.

Em resumo, se no final da 1ª Etapa do rali espanhol do WRC (secção que pontua para a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2019), a dupla Daniel Berdomás / David Rivero ficar à frente de todos eles, sagrar-se-á automaticamente Campeã. Quase equiparados em pontos, Bassas e Fernandes têm que bater Berdomás e ficar à frente um do outro, enquanto Bell (e, por inerência, o seu navegador Garrod) tem de vencer o rali e esperar que os seus adversários tropecem, para poder ainda sonhar com o título.

Na classificação das Equipas, a TRS Rally Team lidera com 93 pontos, seguida da Inside (87 pontos) e da GC Motorsport (64 pontos), numa tabela com 11 equipas classificadas.

Acrescente-se que Josep Bassas e Ruairi Bell disputam, também entre si, a Junior Cup, taça direcionada a pilotos com menos de 25 anos. Única representante no setor feminino, a britânica Nabila Tejpar levará consigo, no final do ano e independentemente do que vier a acontecer entretanto, a taça da Ladies Cup.

Num rali disputado em Espanha, o grupo de 15 equipas inscritas nesta 5ª e penúltima prova da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2019 tem uma representação maioritariamente caseira, sendo oito as formações espanholas inscritas, entre os quais duas estreantes: os locais Miquel Labarias / Jordi Sanchez e Ramon Cornet / Dani Noguer. Juntam-se-lhes quatro duplas portuguesas, uma 100% britânica, outra luso-britânica – o navegador Hugo Magalhães faz a sua estreia na copa ao lado da britânica Nabila Tejpar – e ainda uma formação estónio-ucraniana.

A base de trabalho de todos eles assenta nos competitivos e muito fiáveis Peugeot 208 R2, modelo dotado dos mais recentes desenvolvimentos dos ateliers da Competição Cliente da Peugeot Sport.

A PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA é uma organização da Peugeot Portugal e Peugeot Espanha, com o patrocínio da Huawei, Vodafone, Pirelli e Total e o apoio logístico da Sports & You.

LISTA DE INSCRITOS DA PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA
Rally de Catalunya/Costa Daurada (Rally de España) 2019 – 1ª Etapa
Salou/Port Aventura, 24 e 25 outubro de 2019
Nº Piloto País Copa Copiloto País Equipa
40 Daniel Berdomás ESP – David Rivero ESP TRS Racing Team
41 Josep Bassas ESP Junior Axel Coronado ESP GC Motorsport
42 Carlos Fernandes POR – Nuno Mota Ribeiro POR Inside Motor
43 Sergi Francolí ESP Junior María Salvo ESP Mavisa
46 Ruairi Bell GBR Junior Darren Garrod GBR PT Racing
47 Pedro Antunes POR Junior Alexandre Rodrigues POR The Racing Factory
48 Georg Linnamäe EST Junior Volodymyr Korsia UCR ALM Motorsport
49 Ricardo Costa POR Junior Sérgio Rocha POR Macominho Sport
50 Santiago García ESP Junior Néstor Casal ESP Ares Racing *
54 Ramon Cornet ESP – Dani Noguer ESP Mavisa
55 Delbín Garcia ESP Junior Cândido Carrera ESP Delbincar *
56 José Luis Peláez ESP – Rodolfo del Barrio ESP GC Motorsport
59 Miquel Labarias ESP – Jordi Sanchez ESP Mavisa
60 Nabila Tejpar GBR Junior
Ladies Hugo Magalhães POR PT Racing
61 Paulo Moreira POR Junior Marco Macedo POR Race Seven

Notas: *) Equipas não inscritas na copa.

UM RALLY RACC COM 3 CLASSIFICATIVAS MUITO DÍSPARES
Com uma estrutura semelhante ao Vodafone Rally de Portugal, realizado no final de maio último, o Rally da Catalynya Costa Daurada (Rally de España) correr-se-á, em termos competitivos para a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2019, na Etapa do dia 25 de outubro (sexta-feira). Segundo evento integrado no calendário do WRC desta iniciativa organizada pela Peugeot e pela Sports & You, a jornada do RACC – Real Automóvil Club Catalunya poderá apresentar-se, como palco de algumas decisões, no final dos seus 129,7 km cronometrados, divididos por 6 Especiais, corridas em dupla ronda por 3 especiais.

Será um rali de grandes contrastes, pois arranca com os 7 km da rápida e linear especial de Gandesa, seguindo-se os 19 km do enleado troço de Horta-Bot, tendo, a fechar cada uma das rondas, os difíceis e muito longos 38,85 km de La Fatarella-Villalba, com a particularidade desta especial histórica do Rally RACC alternar várias secções em asfalto e terra. Há, assim, que saber equilibrar os ataques e as defesas, num rali que no início parece do tipo sprint, mas que evolui para uma especial onde a robustez dos 15 Peugeot 208 R2 e resistência dos pneus e dos próprios pilotos serão determinantes.

PROGRAMA DO RALLY RACC/CATALUNYA/COSTA DAURADA (Rally de España)
Notas: horas locais, menos 1h00 em Portugal Continental; hora de partida para o 1º carro

Quinta-feira, 24 outubro
09h01: Shakedown (3,02 km, terra)
19h00: Cerimónia de Partida (Pódio, Salou Promenade)

Sexta-feira, 25 outubro
08h00: Saída do Parque Fechado
09h23: SS1 – Gandesa 1 (7 km, terra)
10h03: SS2 – Horta-Bot 1 (19,00 km, terra)
Reabastecimento combustível
11h13: SS3 – La Fatarella-Vilalba 1 (38.85 km, asfalto/terra)
13h23: Reagrupamento e Assistência A (PortAventura , 40’)
15h26: SS4 – Gandesa 2 (7 km, terra)
16h06: SS5 – Horta-Bot 2 (19,00 km, terra)
Reabastecimento combustível
17h16: SS6 – La Fatarella-Vilalba 2 (38.85 km, asfalto/terra)
tbc: Pódio (Salou)
Parque Fechado (PortAventura)

Nota: Final do rali para os concorrentes da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA; os concorrentes que o entenderem poderão continuar em prova, sem que tal implique qualquer alteração nas pontuações entretanto obtidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.