CAMG apresentou o Rallye Vidreiro 2019

0

Foi apresentado o Rallye Vidreiro Centro de Portugal – Marinha Grande 2019. Organizado pelo Clube Automóvel da Marinha Grande, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande e da Lubrigaz (Concessionário oficial Volkswagen e Skoda, em Leiria), o rali é pontuável para Campeonato de Portugal de Ralis, atualmente liderado por Ricardo Teodósio, em Skoda Fabia R5 que marcou presença no evento, a par do Campeão Nacional Armindo Araújo, Gonçalo Figueroa e Ernesto Cunha.

Depois de em 2018 o rali ter ficado marcado pelo grave acidente de Carlos Vieira, e apostando ainda mais na segurança que permitiu o rápido auxilio ao piloto na edição de 2018, o Clube Automóvel da Marinha Grande promoveu hoje, antes da apresentação oficial do rali uma Ação Formativa de Segurança em Ralis que contou a com a médica FIA, Dr. Beatriz Cardoso-Marinho e decorreu nas instalações dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande. “Com esta Ação Formativa, o Clube Automóvel da Marinha Grande quis dar conhecimentos aos bombeiros e pilotos presentes sobre a forma de agir em caso de acidente. Neste desporto um acidente pode ter consequências graves e quanto mais elementos da organização, incluindo os bombeiros, estiverem a par das tecnologias presentes nos carros de ralis e nos equipamentos de segurança (Capacete e HANS) maior probabilidade é a de agir de forma célere e assertiva”, explicou Nuno Jorge, presidente do CAMG que prometeu ainda que “outras medidas adicionais de segurança serão implementadas e testadas na próxima edição do Rali Vidreiro, incluindo um sistema de videovigilância ao longo dos troços do rali que servirão como complemento às actuais medidas obrigatórias.”

No que toca à prova propriamente dita, o Rallye Vidreiro Centro de Portugal – Marinha Grande 2019 vai para a estrada pelas 18 horas de sexta-feira, dia 4 de Outubro, e contará com duas passagens pelo novo troço de S. Pedro de Moel (18h00 e 20h00), que terá início junto ao Parque de Campismo da Orbitur, seguindo pelo interior do Pinhal de Leiria. Mais tarde, os pilotos dão espetáculo a milhares de pessoas nas principais artérias da capital do vidro com uma Super-Especial citadina (21h30).

No sábado, e tal como no ano passado, a prova desloca-se para norte, para o concelho de Pombal, onde se realizam as especiais de Mata Mourisca (10h00 e 13h00) e Assanhas da Paz (10h30 e 13h30), retornando a S. Pedro de Moel (15h15) para uma repetição do troço de sexta-feira que dá término ao evento.

A cerimónia de entrega de prémios decorrerá junto da Câmara Municipal da Marinha Grande e o Parque de Assistência da prova ficará localizado, como habitualmente, no estacionamento do Estádio Municipal da Marinha Grande.

Discurso direto:

Cidália Ferreira, Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande
“O Rali Vidreiro Centro de Portugal Marinha Grande é um orgulho para a Câmara Municipal pois é a prova que mais longe leva o nome da nossa cidade. É sem dúvida um evento importante e que conta com o apoio incondicional da CMMG. Desejamos que este ano tudo se passe ainda melhor e parabéns a todos por esta aposta forte na segurança”

Nuno Jorge, Presidente do Clube Automóvel da Marinha Grande
“Queremos agradecer a todas as autoridades e à Câmara Municipal pelo apoio à organização do Rali e também aos pilotos que aceitaram o nosso convite para marcar presença, depois de ontem terem terminado uma prova do Campeonato de Portugal de Ralis. Quisemos juntar a este rali uma Ação Formativa porque percebemos que era preciso fazer algo mais pelos ralis em Portugal. Não sei se já fizemos tudo mas tentámos dar mais um contributo para que as provas se realizem em maior segurança”

Armindo Araújo, Vencedor do Rallye Vidreiro Centro de Portugal 2018 e actual Campeão Nacional
“Este tipo de acções formativas permitem-nos sempre relembrar os riscos que corremos neste desporto. É importante que todos os envolvidos neste rali tenham o máximo de informação para que possam agir da melhor forma em caso de necessidade. Em termos desportivos vamos voltar a tentar vencer, sabemos que os nossos adversários também o vão tentar fazer, esperando que ganhe o melhor e que tudo seja decidido dentro das especiais dos ralis”

Ricardo Teodósio, actual líder do Campeonato de Portugal de Ralis
“Os nossos objetivos para o Rali Vidreiro são o de terminar na frente dos nossos adversários diretos. Queremos ser campeões e para isso temos de ficar à frente deles em todos os ralis daqui em diante. Relativamente à ação formativa, não há dúvida que as equipas médicas e bombeiros são parte fulcral deste tipo de evento e temos de salutar o Clube Automóvel da Marinha Grande por esta ação importante que desenvolveu”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.