Muitas estreias da Opel no Salão de Frankfurt

0
  • Sexta geração Opel Corsa inclui pela primeira vez uma versão elétrica;
  • Grandland X Hybrid4 com 300 cv de potência e tração integral é o novo topo de gama do SUV alemão;
  • A estreia do Astra mais eficiente e mais económico de sempre;
  • Espaço para nove pessoas: nova geração Zafira Life disponível em três comprimentos de carroçaria;
  • Escolha alargada: gama Opel vai de elétricos e híbridos até gasolina e gasóleo.

Com múltiplas estreias mundiais na edição deste ano do Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, Alemanha, que decorre de 12 a 22 de setembro, a Opel faz uma demonstração de como o futuro do automóvel é rico em variedade. Este salão é o palco escolhido pela marca alemã para as estreias mundiais do novo Opel Corsa, do Grandland X Hybrid4 e do renovado Opel Astra.

O novo Opel Corsa, que entra na sexta geração, apresenta-se com uma nova linha de eficientes motores de combustão e com uma inédita versão elétrica a bateria, o Corsa-e, com autonomia até 330 quilómetros de acordo com a norma WLTP1.

A segunda estreia mundial é o Opel Grandland X Hybrid4, com tração integral. Este híbrido ‘plug-in’ combina um potente motor térmico 1.6 Turbo, a gasolina, com dois motores elétricos, num sistema de motorização capaz de debitar até 300 cv de potência. O valor preliminar de consumo WLTP2 (misto) é de 1,6 l/100 km, com emissão de 37 g/km de CO2 (NEDC3: 1,6 l/100 km, 36 g/km de CO2).

A terceira grande novidade da marca alemã em Frankfurt é o renovado Opel Astra. Com aerodinâmica referencial, uma nova geração de motores e novas transmissões, o Astra estabelece novos padrões em eficiência e em baixas emissões. Por comparação com o antecessor, as emissões apresentam reduções até 21 por cento. Por exemplo, o novo Astra 1.2 Turbo de 130 cv, com injeção direta de gasolina, revela consumos NEDC4 de apenas 5,3-5,2 l/100 km (urbano), 3,9-3,8 l/100 km (extraurbano) e 4,4-4,3 l/100 km (misto), com emissões de 101 a 99 g/km de CO2. Estes valores colocam o Astra no topo da classe em matéria de economia e tornam-no no Astra mais eficiente de sempre.

Finalmente, também em destaque no ‘stand’ da Opel estará o novo Zafira Life, que faz a sua primeira apresentação ao público alemão. Vinte anos depois do arranque de um percurso de enorme sucesso iniciado em 1999 com a primeira geração do modelo, o Zafira da quarta geração surge num novo formato, em três comprimentos diferentes de carroçaria, com habitáculo espaçoso que pode acomodar nove pessoas.

«No Salão de Frankfurt vamos mostrar como o futuro do automóvel se vai tornar realidade», afirma o CEO da Opel, Michael Lohscheller. «Estamos centrados no cliente e nas suas necessidades. Em vez de ditarmos o caminho, oferecemos uma linha inteira de produtos, que vai de inovadora motorização elétrica e híbrida até eficientes motores de combustão. Todos os novos modelos, que já estão disponíveis para encomenda, possuem a tecnologia mais recente.»

Atraente e económico – e elétrico pela primeira vez: o novo Opel Corsa

O Corsa está mais moderno, dinâmico e eficiente do que nunca. Eficiência e ‘performance’ surgem a par quando se fala dos novos motores a gasolina e Diesel desta sexta geração. A gama oferece um leque de potências de 75 cv a 130 cv, com consumos mistos NEDC4 de 4,6 a 3,2 l/100 km e emissões de 105 a 85 g/km; e WLTP2 de 6,4 a 4,0 l/100 km, 144 a 104 g/km. Pela primeira vez o Corsa surge numa versão com motorização elétrica, alimentada por uma bateria de 50 kWh, com motor elétrico de 136 cv e autonomia WLTP1 de 330 quilómetros. A economia de combustível e o comportamento dinâmico são características transversais a todas as opções de motorização.

A dinâmica do novo Corsa deve-se também ao peso reduzido – a versão mais leve fica abaixo da fasquia de 1000 kg – e à posição de condução mais baixa. Os engenheiros da Opel trabalharam longamente na afinação dos componentes do chassis, nomeadamente na suspensão e na direção. A segurança ativa e passiva estão igualmente em plano de evidência. Na verdade, o novo Corsa disponibiliza tecnologias avançadas e sistemas de assistência que só se encontram em veículos de classes superiores. Um dos destaques vai para os faróis adaptativos IntelliLux de matriz de LED, que o Corsa estreia no segmento. Outras inovações deste Opel são os sensores de flanco, a câmara traseira panorâmica 180º e o sistema de estacionamento automático, para além de sistemas sofisticados como o Alerta de Colisão Dianteira com Travagem Automática de Emergência e deteção de peões, programador de velocidade adaptativo e Manutenção de Faixa.

Do lado do infoentretenimento, o novo Corsa garante dipositivos evoluídos como o Multimedia Radio, o Multimedia Navi com ecrã tátil de sete polegadas e o topo de gama Multimedia Navi Pro com ecrã tátil de 10 polegadas. O novo modelo também pode ser equipado com o novo serviço telemático “Opel Connect”, que disponibiliza informações de tráfego em tempo real, além de uma ligação direta ao serviço de assistência em estrada e chamada de emergência.

Grandland X Hybrid4 com tração às quatro rodas

Em Frankfurt, o modelo que acompanha o Corsa-e nas novidades elétricas da Opel é o Grandland X Hybrid4, dotado de um avançado sistema de motorização híbrida ‘plug-in’ e tração integral, que alia um motor térmico a gasolina 1.6 Turbo a dois motores elétricos de 80 kW (109 cv), alimentados por uma bateria de iões de lítio de 13,2 kWh de capacidade. O motor elétrico dianteiro está acoplado a transmissão automática eletrificada de oito velocidades. O segundo motor elétrico, o conversor e o diferencial estão integrados no eixo traseiro e garantem tração quando necessário.

O sistema de motorização do Opel Grandland X Hybrid4 tem quatro modos de funcionamento – Elétrico, Híbrido, AWD e Sport – que podem ser selecionados pelo condutor. No modo híbrido, a sofisticada gestão seleciona automaticamente o tipo de motorização mais eficiente para cada momento, permitindo ativar o modo elétrico de emissões zero quando se chega a um centro urbano. No modo AWD (All-Wheel Drive, tração integral), é ligado o motor elétrico do eixo traseiro para alcançar a máxima capacidade de tração. No sentido de maximizar a eficiência, o Grandland X Hybrid4 possui um sistema de regeneração de energia que funciona em travagem e em desaceleração.

Corte até 21 por cento no CO2: o Astra mais eficiente de sempre

A Opel apresenta em Frankfurt uma gama Astra renovada, com uma linha completamente nova de motores e transmissões. O Astra passa, assim, a fixar novos referenciais em matéria de baixas emissões, com reduções até 21 por cento face ao anterior modelo. Os novos motores de três cilindros, a gasolina e a gasóleo, são construídos em alumínio. Destacam-se pela economia, pela capacidade de resposta e também pelo funcionamento suave. A ausência de vibrações deve-se, em boa parte, a um veio de equilíbrio que gira em rotação oposta à da cambota.

Os compactos motores a gasolina, com três cilindros, têm cilindradas de 1,2 e 1,4 litros. Com débitos de potência que vão de 110 a 145 cv, e valores de binário máximo de 195 a 236 Nm, alcançam um excelente equilíbrio entre ‘performance’ e eficiência (NEDC4: urbano 6,4-5,2 l/100 km, extraurbano 4,2-3,8 l/100 km, misto 5,0-4,3 l/100 km, 116-99 g/km CO2; WLTP5 misto: 6,2-5,2, 142-119 g/km CO2; valores preliminares). Estes motores surgem de série com caixa manual de seis velocidades, estando disponível uma nova caixa de variação contínua de sete velocidades.

O novo Astra é líder também em aerodinâmica. Com um coeficiente de resistência ao ar de 0.26, tanto no Astra de cinco portas como na ‘station wagon’ Astra Sports Tourer, o modelo compacto da Opel está entre os automóveis mais aerodinâmicos neste segmento de mercado. A eficiência aerodinâmica joga um papel determinante na redução de emissões de CO2. No total, a operação de otimização a que o novo Astra 2019 foi sujeito rendeu uma melhoria de 4,5 g/km nas emissões de CO2.

O Opel Astra oferece uma longa lista de tecnologias avançadas que não têm rival no segmento. À cabeça dessa lista estão os faróis adaptativos de matriz de LED IntelliLux. O Astra conta agora com uma nova câmara dianteira de alta definição, bem como uma nova câmara traseira. A nova câmara dianteira tem menores dimensões mas é mais potente, estando dotada de um processador mais rápido. Os novos sistemas de infoentretenimento IntelliLink garantem plena conectividade graças à compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. Tratam-se de dispositivos da mais recente geração, cuja operação é mais ‘inteligente’, rápida e intuitiva. Também novidade é o sistema de som Bose, com sete altifalantes, incluindo um ‘subwoofer’ colocado no piso da bagageira.

Novo Opel Zafira Life – ‘multiusos’ extremamente versátil

A Opel mostra no Salão de Frankfurt a quarta geração do modelo Zafira. O Opel Zafira Life é um confortável ‘multi-purpose vehicle’ proposto em três variantes de carroçaria com comprimentos diferentes – a ‘pequena’ de 4,60 metros, a ‘média’ de 4,95 metros e a ‘grande’ de 5,30 metros – todos eles com capacidade até nove lugares. A maior parte das versões Zafira Life têm menos de 1,90 metros de altura, o que lhes garante acesso sem limites a garagens subterrâneas. Isso é importante para a atividade hoteleira, por exemplo, mas também para utilizadores particulares, que assim poderão estacionar em qualquer lugar.

O novo ‘multiusos’ da Opel tem um diâmetro de viragem muito reduzido para facilitar manobras, assegurando igualmente um excelente comportamento em estrada. As portas laterais podem ter comando elétrico e sensor de pé para a abertura e fecho – inédito neste segmento. No habitáculo, a versão mais curta do Zafira Life já disponibiliza até 3600 litros de capacidade de bagageira, que é aumentada para um máximo de 4900 litros na versão longa. Da gama faz parte uma versão de configuração de oito bancos forrados a couro. O nível mais luxuoso, de tipo ‘lounge’, contempla quatro cadeiras traseiras reguláveis, forradas a couro, cada uma com generoso assento de 48 cm de largura. Estes bancos podem ser rodados no eixo vertical, o que significa que o Zafira Life consegue tornar-se numa espécie de ‘sala de estar’ espaçosa e muito acolhedora. A mesa do centro é amovível, criando espaço adicional para objetos pequenos.

O Zafira Life vai ao encontro de um vasto leque de necessidades, com habitáculos versáteis, elevado conforto, sofisticados sistemas de assistência à condução, infoentretenimento de última geração, ‘head-up display’, programador de velocidade adaptativo baseado em câmara e radar, e controlo eletrónico de tração IntelliGrip, para nomear apenas alguns destaques. A tecnologia avançada surge a par de um ‘design’ moderno, proporções equilibradas e projeções curtas. Os utilizadores podem beneficiar ainda de um tejadilho panorâmico em vidro e um óculo traseiro com sistema de abertura.

[1] Dados preliminares determinados de acordo com a metodologia de testes WLTP. A homologação e o Certificado de Conformidade ainda não estão disponíveis. Os valores preliminares podem diferir dos dados constantes na homologação final.

[2] Os dados apresentados de consumos e emissões de CO2 são preliminares e foram determinados de acordo com a metodologia de testes WLTP [R (EC) No. 715/2017, R (EU) No. 2017/1151]. Os documentos de homologação e Certificado de Conformidade ainda não estão disponíveis. Estes dados preliminares podem divergir dos dados oficiais que constarão da homologação final.

[3] Os dados apresentados de consumos e emissões de CO2 são preliminares e foram determinados de acordo com a metodologia de testes WLTP. Os valores relevantes são transpostos para NEDC para permitir a comparação com outros veículos, de acordo com os regulamentos R (EC) No. 715/2017, R (EU) No. 2017/1153 e R (EU) No. 2017/1151. Os documentos de homologação e Certificado de Conformidade ainda não estão disponíveis. Estes dados preliminares podem divergir dos dados oficiais que constarão da homologação final.

[4] Os dados apresentados de consumos e emissões de CO2 são preliminares e foram determinados de acordo com a metodologia de testes WLTP. Os valores relevantes são transpostos para NEDC para permitir a comparação com outros veículos, de acordo com os regulamentos R (EC) No. 715/2017, R (EU) No. 2017/1153 e R (EU) No. 2017/1151. Estes dados preliminares podem divergir dos dados oficiais que constarão da homologação final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.