Ralicross com excelente jornada em Montalegre

0

Na quinta jornada do Campeonato de Portugal de Ralicross, Kartcross e Super Buggy, que decorreu no Circuito de Montalegre, sob a responsabilidade do Clube Automóvel de Vila Real, tivemos sete protagonistas: Jorge Gonzaga no Kartcross, Mauro Reis nos Super Buggy, Rodrigo Correia na Iniciação, Paulo Sousa entre a categoria Nacional 2RM, João Ribeiro nos Super 1600, Pedro Tiago entre os A 1.6 e Joaquim Santos nos Supercars.

“Portugal sem fogos é de todos”

Antes ainda do arranque das finais, foi tempo de realizar uma homenagem muito especial. Numa altura em que os fogos assolam o nosso país, com um grande sacrifício para Mação e Castelo Branco por onde passa este campeonato, o promotor do campeonato promoveu, juntamente com o Clube Automóvel de Vila Real e o apoio de todos os intervenientes no Ralicross, com a FPAK à cabeça, uma homenagem aos bombeiros portugueses.

Os Bombeiros Voluntários de Montalegre, foram convidados a subir ao pódio, onde receberam um troféu especialmente desenvolvido para a ocasião, pelo parceiro da promoção P1 Racing Fuels. Os Bombeiros de Montalegre, foram assim a corporação que representou todos quantos, de forma heroica, lutam conta o fogo, salvando vidas, bens e património natural.

Finais

Iniciação – Troféu Ernesto Gonçalves

Rodrigo Correia (Peugeot 205) partiu bem e logo assumiu a liderança. Do lado diametralmente oposto estava Gonçalo Macedo que nem sequer chegava a arrancar, no que foi um episódio dos problemas mecânicos sentidos durante o fim-de-semana, em que a caixa de velocidades do VW Polo se recusava a trabalhar devidamente.

A corrida foi espectacular. Se é certo que Correia se manteve na frente, é igualmente certo que Gonçalo Novo, que aqui apareceu aos comandos do Peugeot 106 que o seu primo João Novo normalmente utiliza na Nacional 2RM, não deu um segundo de descanso.

Após as sete voltas da final, meio segundo separava os dois jovens “leões”.

Nacional 2 RM

Paulo Sousa estreou da melhor forma o BMW E30 no Campeonato de Portugal de Ralicross. Das cinco corridas do fim de semana, Sousa apenas falhou a vitória numa. Adão Pinto (Opel Astra) foi quem mais tentou contrariar o andamento do E30 e fechou a jornada transmontana no segundo posto.

Luís Carvalho (Peugeot 205) teve uma final tranquila e fechou o pódio. Essa “tranquilidade” foi graças à acesa “luta” a que se assistiu entre Andreia Sousa (Peugeot 306) e César Ribeiro (Citroën AX), com constantes trocas de posições e mesmo alguns “chega para lá” à mistura. Mas no final deste particular, Andreia Sousa levou a melhor e sai de Montalegre na liderança do campeonato das duas rodas motrizes.

Recorde-se que João Novo, o líder do Campeonato até esta prova, ficou de fora da corrida, pois está a recuperar de um braço partido fruto de um acidente de moto.

Nacional A 1.6

O resultado obtido na final de domingo espelha a prestação de Pedro Tiago (Citroën Saxo) ao longo de toda a jornada… e da época. Pedro Tiago liderou de início e, a cada volta foi conseguindo dilatar a vantagem, sobre os Citroën Saxo de Vítor Sousa e Leandro Macedo. Sousa passou a linha de meta na frente de Macedo, mas uma penalização de 30 segundos, por não cumprimento da Joker Lap, atirou-o para o final da tabela. Leandro Macedo fica então com o segundo posto, seguido de Bruno Lima. Américo Sousa foi quarto e Leonel Sampaio quinto, num pelotão inteiramente discutido pelos modelos da marca do “double chevron”.

Super 1600

A história da final da categoria Super 1600 acabou por se desenhar logo na primeira curva. Com seis carros a discutir, lado a lado, a travagem no final da recta da meta, é normal que hajam “estragos” e André Sousa foi quem começou por pagar a factura e um pouco mais à frente foi a vez do Peugeot 206 de José Queirós também ceder. Alheio a tudo isto rodou João Ribeiro (Citroën Saxo) que venceu mais uma jornada e consolidou a liderança do campeonato.

Os restantes dois lugares do pódio foram assegurados pela Bompiso Racing Team, Mário Teixeira (Ford Fiesta) e Ricardo Soares (Citroën Saxo), respetivamente. Nuno Araújo (Skoda Fabia) foi outro dos pilotos que perdeu terreno com a confusão inicial e nunca mais teve hipótese de se aproximar do pelotão da frente ficando na quarta posição.

Kartcross

Jorge Gonzaga (ASK EVO18) garantiu o primeiro lugar numa corrida animada com 15 kartcross em simultâneo em pista. Com este pelotão, a primeira travagem no final da recta da meta é sempre uma incógnita, mas tudo acabou por decorrer sem incidentes. Pedro Rosário e Rui Nunes, ambos em Semog Bravo, encerraram por esta ordem, o pódio de Montalegre. Esta dupla acabou mesmo por animar o fecho da jornada cumprindo as oito voltas do traçado sempre “colados”. O mesmo cenário aconteceu, mas um pouco mais atrás, Pedro Rabaço (Proto Hsport) e Luís Almeida (LBS Motorclube RX01), terminaram em quarto e quinto, respetivamente.

Super Buggy

Mauro Reis (Hsport TT), não começou a jornada da melhor forma, mas com um trabalho crescente acabou por vencer a final, num encontro que se delineou na primeira curva. Nélson Barata (Toniauto PowerUB), arrancou melhor, mas acabou na segunda posição. Entrou demasiado no primeiro corretor e perdeu terreno, caiu mesmo para terceiro e só na terceira passagem pela meta é que conseguiu passar Arménio Rodrigues (GRT MXG), deixando Reis confortável no comando até final. Rodrigues, com problemas mecânicos acabou por abandonar na quarta volta.

Supercars

Joaquim Santos (Ford Focus) comandou as operações na Divisão 1. José Lameiro, foi traído pela mecânica do Skoda Fabia e não estreou o modelo como pretenderia, acabando mesmo por não chegar a alinhar na Final.

A Divisão 2 foi conquistada por Jorge Rodrigues aos comandos do Subaru Impreza 2.0 WRX 4WD.

Após uma breve pausa para férias, o Campeonato de Portugal de Ralicross, Kartcross e Super Buggy, regressa no fim de semana de 7 e 8 de Setembro, novamente no Circuito de Montalegre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.