Resultados da Campanha de Pneus realizada em Junho 2019

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  • ACAP faz check up ao estado dos pneus e dá dicas de manutenção aos condutores Campanha para Segurança Rodoviária realizada em Coimbra com o apoio da Polícia de Segurança Pública desta cidade

A Comissão de Produtores de Pneus da ACAP – Associação Automóvel de Portugal, efectuou no passado mês de Junho, em Coimbra, mais uma campanha de verificação do estado dos pneus, a cerca de 130 veículos.

Os resultados desta campanha, efectuada em colaboração da PSP – Polícia de Segurança Pública, de Coimbra, no apoio operacional e com o apoio institucional da ANSR, IMT, QUERCUS e VALORPNEU, continuam a apontar para um elevado risco na segurança dos passageiros, decorrente da manutenção incorrecta dos pneus.

Resultados da campanha e dicas de segurança dos especialistas ACAP

Pressão de ar dos pneus 31% dos pneus verificados não estavam com a pressão correcta!

Profundidade do Pneu

No que respeita à profundidade do piso dos pneus analisados, os resultados desta campanha foram piores do que a campanha em 2018 pois revelaram que 29% dos pneus analisados não estavam com a profundidade correcta (em 2018, foram 17%)

Manutenção recomendada:

  1. Pressão dos pneus
    O pneu perde pressão devido à passagem normal do ar através dos seus
    componentes, pequenas perfurações, fugas nas válvulas ou através da união
    pneu/jante.
    A cada volta da roda, o pneu deforma-se cerca de 12 vezes/segundo (veículo a
    90Km/hora). A pressão vai determinar a amplitude das deformações.
    Se for insuficiente, origina:
    • instabilidade no comportamento de veículo;
    • Aumento do consumo de combustível;
    • Aumento de temperatura, provocando fadiga dos seus elementos e desgaste
    anormal.
    Se for excessiva, pode provocar danos na estrutura do veículo, órgão da suspensão
    e na carga.
    A pressão dos pneus deve verificar-se, pelo menos 1X/Mês a frio (não esquecer
    roda suplente), quando o peso de carga do veículo é alterado ou antes de uma
    grande viagem.
  2. Profundidade dos pneus
    Os pneus devem ter uma profundidade mínima (na superfície de rolamento) de
    1,6mm*
    Em termos de performance e poupança de combustível é aconselhável substituir os
    pneus quando a profundidade do piso é inferior a 3mm. Também de acordo com a
    legislação vigente, os pneus devem ser iguais em cada eixo, mas o veículo tem
    melhor desempenho com os quatro pneus iguais.
    No que se refere ao desgaste dos pneus, esta constitui uma séria ameaça à
    segurança da condução, perda de aderência de estabilidade e aumento da distância
    de travagem.
    O desgaste dos pneus é mais rápido ou mais lento, dependendo de:
    • Sinuosidade e tipos de pavimento das estradas;
    • Estilo de condução;
    • Estado mecânico do veículo;
    • Pressão dos pneus.
  3. Vigiar o aspecto dos pneus
    Aspectos que devem conduzir à substituição dos pneus:
    • Gretas/fissuras – envelhecimento das borrachas;
    • Cortes (flancos ou na banda de rolamento);
    • Deformações localizadas (devido, por exemplo, a impactos).
    ACAP disponibiliza brochuras informativas aos automobilistas
    Os condutores que beneficiaram do check-up, efectuado por especialistas dos
    produtores de pneus que integram a ACAP, tiveram, ainda, acesso a diverso material
    informativo sobre os cuidados a ter para uma boa manutenção dos pneus dos seus
    veículos, assegurando, assim, uma maior segurança rodoviária.

  • Aplicável aos veículos ligeiros e reboques com peso bruto não superior a 3.500Kgs, e de 1mm para os
    restantes veículos.

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