Wittmann consegue vitória sensacional em Assen

0
  • O piloto da BMW, Marco Wittmann, reentra na luta pelo título com a terceira vitória de 2019
  • Com estratégia corajosa, Nico Müller (Audi) foi segundo, depois de partir de sexto
  • O líder do campeonato, René Rast, consolidou a sua posição

Marco Wittmann conquistou uma brilhante vitória, numa corrida disputada sob chuva intensa na “Catedral” holandesa do desporto motorizado, o Circuito TT de Assen.

A partir da pole position e depois de todos rodarem as três primeiras voltas atrás do “safety car”, o piloto da BMW enfrentou as piores condições meteorológicas para superar com sucesso todos os atques do seu principal rival, René Rast (Audi).

Numa estratégia semelhante, os dois primeiros cairam para trás de Nico Müller (Audi), que apostou numa parada tardia para colocar pneus novos e maximizar o seu ritmo nas últimas voltas.

Mas com os pneus frios, o suíço foi incapaz de resistir aos ataques de Wittmann, mas conseguiu terminar à frente de Rast e garantir um excelente segundo lugar final.

Exatamente a meio da temporada (nove corridas de 18 disputadas), os quatro principais candidatos conquistaram as quatro primeiras posições de hoje, com Philipp Eng (BMW) a ser o quarto classificado.

Com o resultado obtido hoje, Rast chega aos 145 pontos, perdendo apenas um ponto para Müller (121), que está à frente do Eng (111) e Wittmann (100).

Condições desafiadoras – velocidade máxima com aderência mínima

O circuito de Assen é a pista mais rápida do calendário DTM, com o infame “Ramshoek”, a curva mais rápida de toda a temporada, feita a uma velocidades de 270Km/h em condições de piso seco e com forças laterais de cerca de 3g.

O tempo chuvoso de sábado acrescentou mais tempero à acção: o diretor da prova decidiu começar a corrida atrás do safety car durante as três primeiras voltas. Durante a corrida, a chuva diminuíu ligeiramente, o que permitiu uma linha mais seca nas trajectórias.

Resultados positivos para Glock e para a Aston Martin

Depois de um começo de temporada decepcionante, Timo Glock (BMW) teve uma das suas corridas mais competitivas do ano, terminando em quinto lugar – apesar de ter passado pela gravilha depois de uma saída ainda nas primeiras voltas.

Por seu turno, a Aston Martin continua a progredir no DTM. Jake Dennis (GBR) e Ferdinand von Habsburg (AUT) terminaram em 12º e 13º, respectivamente.

Paul Di Resta mostrou um ritmo verdadeiramente impressionante, mas a sua corrida ficou estragada após uma longa paragem na boxes que o atirou para um inglório 14º final.

» Resultados: Corrida 1 – Assen

  1. Marco Wittmann (GER), BMW, 31 voltas em 1h 01m 15.672s
  2. Nico Müller (SUI), Audi, + 3.137s
  3. René Rast (GER), Audi, + 8.094s
  4. Philipp Eng (AUT), BMW, + 25.313s
  5. Timo Glock (GER), BMW, + 25.534s
  6. Jonathan Aberdein (RSA), Audi, + 27.887s
  7. Jamie Green (GBR), Audi, + 36.078s
  8. Loïc Duval (FRA), Audi, + 42.496s
  9. Mike Rockenfeller (GER), Audi, + 43.656s
  10. Sheldon van der Linde (ZAF), BMW, + 44.184s
    ….

Volta mais rápida: Nico Müller (SUI), Audi RS 5 DTM, 1:44s598
Pole position: Marco Wittmann (GER), BMW M4 DTM, 1:25s434
Condições de Tempo: 23°C, chuva

Resumo da Corrida 1 em Assen


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.